terça-feira, 26 de junho de 2012


Bomba Quentinha
Juvenil pode ser indicado pelo PSDB em Altamira

“Ainda hoje, Jatene, Flecha Ribeiro, Zenaldo e Megale pode decidir que Dino Barile seja o vice, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Domingos Juvenil do PMDB”.

Apesar de a prefeita Odileida Sampaio retrucar e bater o pé dizendo que o empresário Délio do PR vai ser seu candidato e que Senhorinha do PSDB ser a vice, o anunciou pode ser feito ainda hoje.
A preocupação dos peemedebistas vai de encontro ao alto índice que tem a prefeita Odileida que juntando ao de Juvenil que apesar de ganhar hoje as eleições também é alta.
As articulações de outro lado continuam, o também ex-prefeito Claudiomiro Gomes é nome certo, e já anunciou que o PT vem na chapa de vice.
Porém já existe rumores que os petistas também já decidiram e vão optar por uma possível coligação proporcional, e que o candidato que o partido vai apoiar ainda está em discursão.  

Aveiro agora FORA da reserva do Tapajós

" Dilma acaba de sancionar a lei que exclui o município de Aveiro da Flona do Tapajós".


Hoje (26) é dia histórico para a cidade de Aveiro, no oeste do Pará.
Flona do Tapajós. Foto: Renato Goes


Trilha dentro da flona do Tapajós. Aveiro agora está fora da reserva. Foto: Renato Goes
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei, publicada na edição desta terça-feira do DOU (Diário Oficial da União), que exclui a sede do município, o aglomerado urbano na margem direita do rio Tapajós e parte de sua área rural da floresta nacional do Tapajós.
No total, ficaram fora da flona 5.861 hectares.
Desde que a reserva ambiental foi criada há 38 anos, Aveiro vivia, segundo os críticos dessa situação, “o engessamento” do verde. A construção de um simples obra na cidade era quase sempre emperrada por se achar dentro da flona.
Com a entrada em vigor da lei nº 12.678/2012 essa situação chega ao fim.
Também foram excluídas da flona do Tapajós 4 comunidades localizadas no município de Belterra – São Jorge, Nova Vida, Nossa Senhora de Nazaré e Santa Clara – às margem da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá), numa área total de 11.990 hectares.

Operação surpresa

SEFA e MPE multam sonegadores de impostos em Itaituba

Na operação surpresa realizada na segunda-feira, 27, várias empresas foram autuadas por sonegação de impostos

Fiscalização da Sefa em Itaituba
Auditores da SEFA (Secretaria de Estado da Fazenda), em operação surpresa, fiscalizaram empresas de diversos segmentos no município de Itaituba, Oeste do Pará, a pedido do Ministério Público Estadual. Uma equipe composta por 11 servidores, sendo 7 da capital e 4 do Município, averiguou o sistema de emissão de notas fiscais ao consumidor e constatou irregularidades em todas as empresas visitadas.
Em uma das empresas, a máquina de impressão não tinha lacre. Em outras empresas apenas 25% dos caixas registravam as operações. A fiscalização foi solicitada pela pelo promotor público, Dr. Cláudio Bueno, que vinha constatando que as empresas não cumpriam o que a Legislação Fiscal determina.
Os fiscais da SEFA confiscaram notas fiscais e equipamentos de registro de caixa. Alguns estabelecimentos foram autuados e outros ainda serão punidos. O que mais preocupou o Promotor da Vara Fiscal e Tributária da capital, Dr. Francisco Lausin, foi o grande número de irregularidades que foram constatadas no município de Itaituba. Ele também destacou que a Agência local as SEFA não constatou tal situação.
Os promotores destacaram que o próprio consumidor deve fiscalizar e exigir a nota fiscal ou cupom da compra para que os tributos sejam cobrados e retornem à comunidade em forma de investimento.
Nazareno Santos, com informações e fotos de Diego Mota

Articulações abertas

Negociações para as eleições seguem em aberto


"Os principais partidos mantiveram longas conversas com possíveis aliados, mas poucas foram as definições até o momento"

O prazo final para fechamento das chapas termina sábado, 30, e tudo indica que as composições serão fechadas no último momento.
O principal anúncio feito segunda-feira no Estado foi do PT. O Partido dos Trabalhadores abriu mão da candidatura própria em Marabá. Vai apoiar o deputado João Salame (PPS). A decisão foi tomada em Brasília, pelos Diretórios Nacional e Estadual. O presidente do PT no Pará, João Batista Silva, afirma que a legenda terá candidato próprio em cerca de 70 municípios. “Ainda podemos ter desistências e novas candidaturas anunciadas, mas o total deve ficar entre 65 e 70”, disse.
O presidente do PMDB no Pará, senador Jader Barbalho, informou que a legenda deve ter candidaturas próprias em mais de 100, dos 144 municípios paraenses. Sobre as alianças, Jader disse que a decisão está sendo tomada diretamente pelos diretórios municipais. “A gente entende que quem entende da política nos municípios são as lideranças municipais. Elas é que vão definir o que melhor. Não fizemos nenhum tipo de restrição, nem recomendação”, disse.
PV e PC do B lançaram candidatos em Belém, mas ainda negociam. O PSB anunciou o deputado estadual Cássio Andrade, mas também não definiu se manterá a candidatura. O Democratas deve apoiar um dos candidatos da base do governo de Simão Jatene. O presidente municipal da legenda, vereador Carlos Augusto Barbosa disse que a decisão deve ser tomada após um encontro com o governador.
O PSTU marcou convenção para o próximo dia 29 e promete lançar a candidatura da servidora pública federal Angela Azevedo, caso o PSOL mantenha alianças PV, PT do B e PTN.
Em Itaituba o PMDB deve trazer para compor a chapa o PSC, já o PSD vem com o PSDB, e o PSB com PT ou PRB.
Em Altamira o PMDB deve compor com o PR, já o PSB ainda articula, mais pode compor com o PT. O PSDB ainda não se encontrou.
Em Santarém, o PT articula nomes, o PSDB vem com o DEM, já o PSOL vem chapa puro sangue, o PMDB deve trazer PDT ou PSC.
Em Trairão o PMDB vem com PT ou chapa puro sangue, o PSDB com DEM, e o PSC com chapa puro sangue. 
Puro sangue
PRB lança Tony e Dr. cláudio em Novo Progresso
 
" O ex-prefeito resolveu lançar chapa puro sangue e escolheu o advogado para compor sua candidatura".
 
O PRB, Partido Repúblicano Brasileiro em Novo Progresso acaba de definir o ex-prefeito Tony Fábio para disputar as eleições de 2012.
O partido lançara chapa puro sangue, sendo que na vice, o partido trará o advogado Claudionir Fárias. 
Segundo o ex-prefeito Tony Fábio a convenção acontecerá no dia 30 de junho no setor indústrial para a definição das candidaturas majoritárias e proporcionais.
Pesquisas indicam que as chances de Tony Fábio de vencer as eleições são acima de 62%.