segunda-feira, 20 de julho de 2020

Justiça eleitoral de Santarém aguarda definições do TSE para iniciar trabalhos

...Instituição é responsável por Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos
“Estamos aguardando definições do TSE, para seguirmos o calendário eleitoral”, afirma o juiz Claytoney Passos Ferreira, novo diretor do Fórum Eleitoral Desembargador Manoel Cacella Alves, em Santarém. O grande desafio destas eleições será organizar o pleito em meio à pandemia da Covid-19.
A Justiça Eleitoral de Santarém congrega três Zonas Eleitorais responsáveis por 254.711 eleitores em três municípios: Santarém (221.534 eleitores), Belterra (14.200 eleitores) e Mojuí dos Campos (18.977 eleitores).
Rômulo Brito, Claytoney Ferreira e Karise Assad, juízes eleitorais 2020
Claytoney é juiz titular da 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém e além de diretor do Fórum Eleitoral acumulará este ano a 83ª Zona Eleitoral (ZE) responsável por Registro e Impugnações de candidaturas do pleito de 2020. Pelo Ministério Público, atuará nesta ZE a promotora de Justiça Larissa Brasil Brandão.

Túlio Novaes, Larissa Brandão e Ramon Santos, ´promotores eleitorais 2020
Por outro lado, a 20ª ZE que julgará a Propaganda Eleitoral dos partidos, terá à frente o juiz Rômulo Nogueira Brito (titular da 2ª Vara Criminal) e o promotor de Justiça Túlio Chaves Novaes. Já a 104ª ZE, responsável pelo julgamento da Prestação de Contas dos partidos, será comandada pela juíza Karise Assad (titular da 5ª Vara Cível e Empresarial – Juizado da Infância e Juventude), tendo como promotor eleitoral Ramon Furtado Santos.
Com informações e fotos do TJPA.
Fonte: Portal Santarém

Macarrão lidera todos os cenários em pesquisa para prefeito de Novo Progresso

Macarrão, prefeito de Novo Progresso: liderança na pesquisa da Destak. Foto: Divulgação
Novo Progresso, no oeste do Pará, deve reeleger o prefeito Ubiraci Silva, o Macarrão (PL), na eleição marcada para 15 de novembro (1º turno), de acordo com levantamento de intenção de votos realizado pela Destak Publicidade e Pesquisa na semana passada.
Macarrão lidera em todos os cenários simulados pela pesquisa. O embate eleitoral que ele travou em 2016 com a ex-prefeita Madalena Hoffmann (PSDB) deve se repetir neste ano. A tucana aparece em 2º lugar.
O trabalho de campo foi realizado pela Destak entre os dias 14 e 17. Foram entrevistados 400 eleitores do município, nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA-03192/2020.

Espontânea – cenário 1

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos ao entrevistado e ele fala livremente aquele que lhe vem à cabeça, Macarrão ocupa a liderança, com quase 27%.
O prefeito é seguido por Madalena (7,7%). O que se sobressaí nesse cenário é percentual de eleitores ainda indecisos: 56,8%. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somam 1,8%.
Na 3ª posição, em empate técnico, levando em conta a margem de erro da pesquisa, estão os nomes citados abaixo.
— Gelson Dil, do MDB, 2,4%;
— Nego do Bento, do Pros, 1,8%;
— Dr. Fidêncio, do PSDB, 1,8%;
Veja a configuração completa desse cenário.

Estimulada – cenário 2. Macarrão à frente

Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados), em um cenário com 8 postulantes ao cargo de prefeito, Macarrão lidera com 36,7%, seguido de Madalena Hoffmann (21,3%).
Em 3º, há um empate técnico entre Gelson Dill (7,1%), Dr. Fidêncio (7,1%), Nego do Bento (6,5%) e Dênis Macedo (4,7%).
Na última colocação está Marconi, com 2,4%.
Os indecisos somam 11,2%, enquanto que os eleitores que disseram que votarão em branco chega a 3%.

Estimulada – cenário 3

A Destak também estimulou um cenário com 3 candidatos – Macarrão, Madelena e Gelson Dill. Nesse caso, o prefeito aparece em 1º, com quase 40%, 13 pontos percentuais à frente da ex-prefeita, que cravou 27,2%.
Gelson Dill pontou pouco mais de 8% da intenção de votos.
Os indecisos (não sabe/sem resposta) nesta simulação somam 16,6%%. E os que votariam branco ou nulo, 8,9%.

Rejeição em NP

O nome mais rejeitado entre 8 potenciais candidatos a prefeito de Novo Progresso listados na pesquisa é o do prefeito Macarrão, que cravou 30,4%.
Logo atrás dele, com 22,6%, aparece a ex-prefeita Madalena Hoffmann. os demais pré-candidatos estão em empate técnico.
Não responderam (ou não sabem) somaram quase 27%.

Pesquisa para prefeito, NP, Macarrão lidera
Pesquisa para prefeito, NP, Macarrão lidera

Pesquisa aponta o cenário de pré-candidaturas em Belém e quais nomes têm maior intenção e rejeição de votos

Edmilson Rodrigues e Simão Jatene lideram a intenção de votos - Crédito: Arte Roma NewsEdmilson Rodrigues (Psol), Simão Jatene (PSDB) e Eder Mauro (PSD) lideram as intenções de votos
A partir deste domingo, o Portal Roma News divulga tópicos da primeira pesquisa de intenção de votos da capital paraense, realizada pelo Instituto Doxa, que aponta entre outros itens, quem lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Belém, quem tem maior rejeição, entre outros.
O deputado federal, pré-candidato a prefeito de Belém pelo Psol, Edmilson Rodrigues e Simão Jatene (PSDB), lideram as intenções de votos na pesquisa espontânea e estimulada. Outro deputado federal, Eder Mauro (PSD) é o mais rejeitado pelos eleitores de Belém. Porém o percentual de brancos e nulos e de pessoas que não souberam responder é muito alto, mesmo estando a menos de quatro meses da eleição municipal. 
A pesquisa quantitativa aleatória foi feita com 800 entrevistados individuais e domiciliares com margem de erro de 4%, realizada através de questionário de perguntas abertas, fechadas e mistas no período de coleta de 8 a 11 de julho. A pesquisa eleitoral teve Registro no TRE/ PA Nº 06717/2020.
O deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) aparece com o maior percentual entre os pré-candidatos com 7,7% das intenções de votos na pesquisa espontânea, que perguntou: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Belém? 
O segundo colocado na pesquisa espontânea aparece o ex-governador Simão Jatene (PSDB) com 4,1% das intenções de votos. Em terceiro aparece o deputado federal Eder Mauro (PSD) com 3,3% das intenções de votos. Em seguida aparece a secretária estadual de Cultura Úrsula Vidal (Podemos) 2,7%; deputado federal Cássio Andrade (PSB) 2,6%; deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) 1,8%; ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania) 1,7%; deputado federal José Priante (MDB) 0,9%; presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas (PSDB) 0,6%. No último lugar na pesquisa aparecem empatados o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis (MDB) 0,3%; o delegado federal Eguchi (Patriota) 0,3% e o deputado federal Vavá Martins (Republicanos) 0,3%. Brancos e Nulos somaram 17.9%. O maior percentual foi de pessoas que Não Souberam Responder, 55,9%.
Já na pesquisa estimulada, Edmilson Rodrigues (Psol) sobe para 29,7% das intenções de votos; seguido por Simão Jatene (PSDB) com 9,8%; Eder Mauro (PSD) com 6,9% vem em terceiro lugar. Depois vêm: Úrsula Vidal (Podemos) com 6,9%; Cássio Andrade (PSB) 6,3%; Thiago Araújo (Cidadania) 5,8%; Aranaldo Jordy (Cidadania) 3,2%; Mauro Freitas (PSDB) 0,9%; Orlando Reis (MDB) 0,6%; Delegado Eguchi (Patriota) 0,6%. Brancos e Nulos aparecem com 12,3% e 17% Não Souberam Responder.


No quesito seguinte, a pesquisa mostra os pré-candidatos mais rejeitados pelos eleitores de Belém. Apesquisa perguntou: E se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você não votaria? 
O nome mais rejeitado foi o deputado federal Eder Mauro (PSD) com 13,7%. Em segundo lugar aparece Simão Jatene (PSDB) com 12,1% e Edmilson Rodrigues (Psol) é o terceiro mais rejeitado com 7,4%. Em seguida vêm: José Priante (MDB) 4,7%; Delegado Eguchi (Patriota) 2,7%; Cássio Andrade (PSB) 2,5%; Arnaldo Jordy (Cidadania) 2,5%; Úrsula Vidal (Podemos) 2,2%; Thiago Araújo (Cidadania) 1,8%; Mauro Freitas (PSDB) 1,6%; Wady Kayath (PTB) 1,4%; Orlando Reis (MDB) 1,1%; Brancos e Nulos somaram 16,3% e Não Souberam Responder 29,9%.

Durante o período da pesquisa Úrsula Vidal (MDB) ainda estava no páreo da disputa à Prefeitura de Belém 
O diretor do Instituto Doxa, Dornélio Silva, explica que as pesquisas pós pandemia mostram um índice, ainda muito alto, de pessoas indecisas. Isso se dá pelo fato das pessoas não estarem ligadas na eleição, pois estão temerosas, envolvidas com o problema da covid-19.
Também esclarece, que a pesquisa ainda mostra um cenário com Úrsula Vidal, como pré-candidata. Porém, na semana que passou, ela anunciou que não será candidata à Prefeitura de Belém, pois perdera o prazo para se desimcompatibilizar da Secult para disputar a corrida eleitoral,em Belém. s
Com a saída de Úrsul Vidal do páreo, segundo Dornélio Silva, a pergunta que se faz é: para onde migrarão seus votos? "Analisando os dados de cruzamentos de pesquisas realizadas pela Doxa, podemos afirmar que apenas 20% migram para Edmilson Rodrigues, outros 10% para Cássio Andrade. Porém, a grande maioria, mais de 55% dos votos de Úrsula não migram para nenhum pré-candidato, vão para os indecisos", afirma o diretor do Doxa.
Dornélio ressalta, que mesmo quando se estimula a intenção de votos, apresentando os nomes dos pré-candidatos, o percentual de indecisos ainda fica alto. "É como tivesse havido um apagão político-eleitoral durante os três meses de pandemia", acentua Dornélio.