sábado, 26 de outubro de 2013

Aldo Queiroz encabeça chapa " Orgulho de ser Ufopa", ele é o favorito na disputa


O professor Aldo lembra que tem mais de 34 anos na comunidade acadêmica, sendo 27 anos dedicados à Santarém e região Oeste do Pará e, que tem experiência e conhecimento, para que possa concorrer ao cargo de novo reitor da Ufopa.
A eleição para a nova reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prevista para acontecer no mês de novembro deste ano gera expectativas entre acadêmicos, professores e pré-candidatos ao cargo maior da instituição de ensino superior.
O nome mais contado sem dúvida é do professor (e engenheiro) Aldo Queiroz que teve nome apontado para encabeça a chapa “Orgulho de ser Ufopa”, que tem como vice a professora (e bióloga) Kátia Corrêa. É a segunda chapa inscrita.
Com uma carreira de professor há 34 anos, sendo 27 anos dedicados a Santarém e a região Oeste do Pará, com conhecimento e experiência profunda, Aldo se tornou o grande favorito para vencer as eleições.
“A nossa candidatura não é uma imposição, mas é um processo histórico e natural e, é o desejo de uma parcela significativa da comunidade acadêmica da Ufopa”, arrematou o candidato.
A votação está marcada para o dia 18 de novembro.
Aldo Queiroz e Kátia Corrêa
“Orgulho de ser Ufopa” é o nome da chapa inscrita, para eleição de reitor (a) e vice da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), encabeçada  pelo professor Aldo Queiroz.

UFOPA: eu e minha velha discordância com o PT

Por Edir Veiga, cientista político, ex-militante petista
Passei 20 anos no PT. Saí em 2002 para evitar quebra da disciplina partidária em virtude de estar concluindo o doutorado em ciência política. Eu sabia que meu posicionamento público desagradaria o partido. Mas mantive bons amigos dentre os petistas, principalmente entre as correntes  não marxistas.
As grandes polêmicas e tristezas que vivi dentro do PT deram-se em virtude das eleições para reitor da UFPA. As correntes e personalidades petistas, desprovidos de nomes reconhecidos academicamente, insistiam par
a que o PT declarasse apoio para um candidato. Eu discordava vigorosamente desta concepção distorcida da relação partido academia.
Neste debate, tive a solidariedade do  grupo do deputado Ganzer, que sempre manteve uma posição  anti-aparelhista da relação partido academia. Enfrentamos pesados debates e eleições sectarizadas. As eleições de 1993, 1997  registram os momentos mais agudos destes conflitos. Felizmente a maioria da academia resistiu aos investimentos de grupos petistas sedentos pelo aparelhamento da UFPA. Hoje a UFPA não corre mais o risco de vir a ser capturada por militantes partidários.
Foram nestes episódios que grupos petistas tentaram sujar minha imagem em torno de uso de diárias em viagem internacional. Cheguei a enfrentar comissão de ética no PT e o Ministério Público, denunciado que fui, por petistas enraivecidos pelas derrotas eleitorais consecutivas. Tudo foi superado e anda hoje sou uma pessoa sem condenação de qualquer ordem.
Pois bem, agora vejo este mesmo filme se repetindo na primeira eleição direta para a recém criada Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Novamente,  os dirigentes petistas do oeste do Pará, apresentam uma chapar comandada por uma notória militante e dirigente histórica do PT, que tem uma vasta ficha de construção partidária, mas que está longe de ser uma  referência  em gestão acadêmica no Pará.
Não sei  se a comunidade acadêmica do baixo amazonas terá clareza de perceber o que está em disputa neste momento na UFOPA. Está em jogo o futuro da universidade, que hoje conta com uma equipe de acadêmicos comandados pelo reitor pró-tempore Seixas Lourenço que conseguiu em 4 anos produzir o mais extraordinário serviço de implantação universitária que se tem conhecimento dentre as universidades recém criadas no brasil.
São doutores de todos os cantos do país que estão implantando um fantástico trabalho em pesquisa, ensino e extensão. Estes acadêmicos estão no baixo amazonas acreditando e apostando no projeto que lhes foi apresentado pelo atual reitor. Qualquer mudança de rumos, em torno  dos comandantes acadêmicos da UFOPA trará enormes incertezas para estes cientistas, principalmente se uma equipe, comandada por uma lógica partidária, vir a assumir a UFOPA. A debandada  pós eleitoral  destes cientistas não seria um cenário absurdo.
Que a academia vença. Mais uma vez. É por isso que eu torço.

Sondagem: Helder barbalho aparece com a maioria dos votos para governo do estado

DE OLHO EM 2014
A juventude e a beleza de Helder tem sido o fator principal na disputa
Helder Barbalho apareceu com a maioria das intenções de voto em sondagem feita pelo cientista político Edir Veiga, sobre as eleições para governador do Pará, no próximo ano. 
Numa disputa simulada entre os candidatos Helder Barbalho, Duciomar Costa, Jeffers
on Lima, Simão Jatene e as opções não sabe/não opinou e branco/nulo, a maioria, o que equivaleu a 35,5%, optou por Helder para governador.
Na pesquisa estimulada são apresentadas opções de candidatos e pede-se para que o entrevistado escolha dentre os candidatos presentes no disco, em qual ele votaria se as eleições fossem hoje.
A sondagem, diferente de uma pesquisa eleitoral, trata de um levantamento simplificado de opinião junto a membros de uma comunidade. O cientista Edir Veiga fez o levantamento com 400 entrevistados de seis mesorregiões do Estado do Pará (Baixo Amazônia, Marajó, Metropolitana, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense), no período de 14 a 20 de outubro de 2013

Acusados de matar casal em Alter do Chão são condenados

Pena aplicada não foi divulgada pela Justiça.
Segundo a família, sentença saiu nesta quinta-feira, 24.

Os acusados de matar o casal Mauro Borges e Jéssica Gomes no dia 21 de outubro de 2012, em Alter do Chão, aproximadamente 30 km de Santarém, oeste do Pará, foram condenados pela Justiça. A pena não foi divulgada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE), nem pelo juiz responsável pelo caso, no entanto, familiares que tiveram acesso às informações da sentença confirmaram as condenações.

A irmã de Mauro, Núbia Borges, por telefone, contou ao G1 que recebeu a notícia sobre a sentença na manhã desta quinta-feira (24) porque uma amiga que trabalha no Fórum teria informado a família. Segundo as informações repassadas pela família ao G1, os três réus foram condenados pela morte de Mauro e Jéssica. Luís Carlos Santos Silva, o "Panga', teria sido condenado a 64 anos e 3 meses de prisão; Manoel José Silva dos Anjos, o "Nenel", a 62 anos e 7 meses e Luan Rafael Medeiros, conhecido por "Beiçola", a 60 anos e 3 meses.
"Uma vitória, pois estávamos muito confiantes. A gente sempre pedia a Deus para nos auxiliar nesse caso. Não vai trazer ele de volta, mas a justiça feita vai fazer ele descansar em paz", afirma.
A mãe, Lucimar Borges, também acredita que a sentença foi positiva para a família. "Quando soube, me senti grata à Deus, porque nosso advogado é ele", declara.
Os advogados de Luiz Carlos e Luan Rafael afirmam que ainda não foram notificados da decisão judicial, mas se confirmada a condenação, irão recorrer. A equipe de reportagem do G1 não conseguiu contato com o advogado de Manoel José da Silva.
Entenda o caso
Mauro Borges e Jéssica Gomes desapareceram no dia 21 de outubro de 2012.