segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Polícia continua busca por homem que assassinou ex-esposa em Santarém

Edileuza Lima, de 35 anos, morreu após ser esfaqueada pelo ex-companheiro — Foto: Redes Sociais/Reprodução
A Polícia Civil continua as buscas para encontrar o
homem suspeito de assassinar com um golpe no peito a ex-esposa no bairro Jutaí, em Santarém, no oeste do Pará. A vítima, Edileuza Lima da Silva, tinha 35 anos e estava separada do suspeito há sete anos.
O crime aconteceu na noite de sexta-feira (1º). O suspeito, identificado como Elson Silva, de 52 anos, foi até a casa da vítima questionar se ela já estava em outro relacionamento, eles discutiram e o homem desferiu o golpe na vítima, que faleceu poucos minutos depois.
Após cometer o crime, Elson entrou no carro com o filho do casal, um adolescente de 13 anos, e fugiu. Os dois foram para o bairro Santo André, mas o homem pediu que o filho fosse para a casa da tia.
No domingo (3), o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência no bairro São José Operário. Era um veículo que estava em chamas e pertenceria a Elson. Segundo a Polícia Militar, dois homens adentraram a residência e atearam fogo no carro. As chamas foram controladas e ninguém ficou ferido.
Caso encaminhado à Deam
A titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), delegada Andreza Souza, explicou que o caso está sob investigação.

Ação do Basa amplia acesso a linhas de crédito do FNO


Chamada FNO Itinerante, ação aproxima produtores a informações sobre o acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO)
O Banco da Amazônia (Basa), instituição financeira responsável pela aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), vai promover no município de Oeiras do Pará, no próximo dia 05 de outubro, a ação presencial chamada FNO Itinerante para levar informações sobre o acesso às linhas de crédito pelos produtores dos diversos setores econômicos da microrregião de Cametá-PA. 
O município paraense que já recebeu as rodadas de reuniões do FNO Itinerante foi São João de Pirabas/PA, no dia 16 de setembro. No mês de outubro, além de Oeiras do Pará/PA, haverá em Inhangapi/PA, no dia 08 de outubro, e tem a presença confirmada da prefeitura municipal, vereadores, associações e instituições parceiras como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). 
Municípios escolhidos a partir da PNDR 
Os municípios visitados estão listados na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que aponta microrregiões com alto, médio e baixo dinamismo de investimentos nos setores econômicos. Como forma de cumprir a sua missão na região, a qual inclui reduzir as desigualdades intra e inter-regionais, o Banco da Amazônia passou a apresentar no Plano de Aplicação as metas por microrregiões prioritárias, com foco no agricultor familiar e no microempreendedor. 
De acordo com o gestor da agência de Cametá/PA, Rodrigo Marinho, as reuniões são fundamentais para demonstrar o quanto o BASA pode contribuir com a região. “O FNO Itinerante reforça para comunidade local que o BASA acredita no potencial daquele município, fazendo um contato mais próximo com produtor e demais empreendedores locais”, afirma o gestor. 
Edmar Souza Bernaldino, superintendente do Basa. | Divulgação 
Rodrigo Marinho ainda aponta que o município de Oeiras do Pará possui diversos potenciais econômicos, dentre eles, o extrativismo vegetal como o manejo de açaí e o cultivo de mandioca; e o extrativismo animal como a pesca artesanal. “Acreditamos que o Banco da Amazônia, como agente de fomento, tem muito a agregar com o potencial produtivo da região com linhas de crédito direcionadas à agricultura familiar e às empresas do município de Oeiras do Pará”, completa. 
Para o superintendente Edmar Bernaldino, o FNO Itinerante é uma oportunidade de o BASA demonstrar apoio para os municípios listados pela PNDR. “O Basa vem atendendo os setores produtivos de forma mais ágil e simplificada, levando assim todas as informações, de como acessar o crédito, fortalecendo ainda mais a atuação do Banco”, afirma o superintendente.
As reuniões agendadas no estado do Pará são: em Oeiras do Pará/PA, no dia 05 de outubro com a coordenação do gerente geral da agência Cametá-PA, Rodrigo Marinho; e em Inhangapi/PA, no dia 08 de outubro com a condução do gerente geral da agência Castanhal/PA, Gleidson Salles. Mais informações: Gerente Geral da agência Cametá-PA, Rodrigo Gomes Marinho: 91-4008-2439.

Helder propõe na Alepa aumento no salário de professores

Proposta do Governador prevê aumento de 40% no piso da categoria e deverá ser votada pelos deputados na terça-feira (5).

AEducação é uma dos pilares de uma sociedade, sendo a base formadora para qualquer profissão. Por isso, os profissionais que atuam na área devem ser valozirados adequadamente.

RBATV Altamira vai alcançar mais regiões do Estado

Band Altamira, está localizada na Av. Djalma Dutra, no centro da região. | Reprodução
No ar desde 15 de dezembro de 1988, pelo empresário Jair Bernardino, a RBA ano após ano renova sua grade e tecnologia para transmitir o melhor sinal e programação para atender o público paraense.
ARede Brasil Amazônia de Televisão (RBATV) é uma rede regional com sede em Belém. Em operação no canal 13 (35 UHF digital) é afiliada à Rede Bandeirantes e tem sua programação transmitida para grande parte do Pará. A emissora pertence ao Grupo RBA de Comunicação e está presente em diversas regiões do Estado.
No ar desde 15 de dezembro de 1988, a RBA, administrada atualmente pelo presidente Jader Filho e pelo vice-presidente Camilo Centeno, ano após ano renova sua grade e tecnologia para transmitir o melhor sinal e programação para atender o público paraense.
Um exemplo disso é a Band Altamira, localizada na Av. Djalma Dutra, no centro de Altamira, região sudeste do Estado, que atualmente, está passando por melhorias com relação ao alcance da transmissão do sinal da emissora para demais regiões. 
 
O Barra Pesada Altamira é o programa de maior audiência na região. | Reprodução 
Marquinho Nascimento, proprietário e uma das pessoas que acompanham os testes de melhoria em conjunto com a equipe da engenharia técnica comandada por Daniel Rodrigues, afirma que no momento, esses testes ainda são experimentais.
"No último sábado (2) foram realizados testes de transmissão de abrangência em toda a cidade de Altamira, junto com as zonas rurais do município, e também em Vitória do Xingu e Brasil Novo. Novos testes técnicos serão realizados para melhor atender as áreas citadas, para podermos melhorar o sinal e dar maior qualidade ao telespectador".
Para ele, a melhoria em relação a tecnologia e transmissão vai possibilitar uma melhor qualidade na recepção dos telespectadores. 
"O sinal tem mais definição e qualidade, tanto na imagem quanto no áudio, melhorando a transmissão em alta definição para os telespectadores da Band Altamira". 
Inicialmente as regiões atingidas neste mês de outubro, serão os municípios de Vitória do Xingu e Brasil Novo. "Altamira já está com a transmissão 100%".