sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Postos de vacinação antirrábica serão montados na ocupação do Juá e Residencial Salvação no sábado, 18


Em continuidade à campanha antirrábica, serão montados na área de ocupação do Juá e no Residencial Salvação em Santarém, no oeste do Pará, no sábado (18), pontos de vacinação que receberão das 8h às 17h, cães e gatos com idade acima dos três meses.

No Pará, homem cansado de ser traído, faz BO contra a esposa


Um homem que não teve a identidade revelada, morador do município de Tailândia, região nordeste do estado, estava cansado de ser traído pela companheira decidiu tomar uma decisão inesperada: foi à delegacia e pediu ajuda à polícia para sair de casa porque sua companheira não o deixava. O caso foi registrado nesta sexta-feira, 17.

Em Santarém, jovem morre em acidente entre moto e carro em cruzamento no bairro Diamantino


Mais uma pessoa morreu na tarde desta sexta-feira (17) em Santarém, no oeste do Pará, vítima de acidente de trânsito. Desta vez, a colisão entre uma motocicleta e um veículo ocorreu no cruzamento da avenida Moaçara com a rua Diamantino, no bairro Diamantino.

Prefeitura de Santarém recebe Selo MigraCidades 2021


A Prefeitura de Santarém recebeu na quinta-feira, 16, o selo MigraCidades 2021, entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para as migrações, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O selo é parte do processo de certificação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil” e foi entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até a certificação. Ao todo, foram certificados 41 governos locais, dentre municípios e estados, das cinco regiões do Brasil.

“A entrega do selo é um marco significativo em meio a um processo de engajamento contínuo dos governos participantes, de trocas de experiências e de um produtivo diálogo migratório que realizamos ao longo do ano. É um momento importante de reconhecimento e visibilidade do trabalho que os governos participantes vêm realizando”, disse a Coordenadora de Projetos da OIM Isadora Steffens.


O processo envolveu, dentre outras atividades, a construção de um diagnóstico da governança migratória local e a definição de prioridades a serem monitoradas no processo ciclo.

Dentre as ações já implementadas por Santarém, destacam-se o acolhimento institucional que desde 2017 vem desenvolvendo acolhimento aos migrantes venezuelanos em sua maioria indígenas da etnia Warao.

Para o ano de 2022, uma das prioridades na temática migratória é a capacitação de servidores públicos, que terá como objetivo qualificar o atendimento ofertado para migrantes nos serviços públicos do município, no que tange ao atendimento técnico, atendimento com base no respeito à cultura e história de vida, melhoria nos atendimentos de alimentação e cuidados com as famílias migrantes.

“É mais um reconhecimento importante para Santarém, desde que recebemos os primeiros migrantes venezuelanos em 2017, o nosso trabalho nesse acolhimento têm sido referência para outros municípios e estados. E agora com o selo MigraCidades iremos continuar ampliando nossas ações”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

“O município de Santarém trabalha por meio da Semtras integrada a outras secretarias como a de Saúde com o objetivo de avançar nas políticas públicas acolhedoras e na efetivação dos direitos da população migrante. Receber esse prêmio é receber um ato de reconhecimento ao nosso trabalho e representa que estamos no caminho certo”, festejou o prefeito Nélio Aguiar.

MigraCidades


O MigraCidades é um processo de construção de capacidades e certificação de governos comprometidos com a boa governança migratória local, fruto de parceria entre a OIM, a UFRGS e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento. O processo de certificação oferece ferramentas para que os governos locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. Para isso, o MigraCidades propõe capacitação de gestores, a ampliação do diálogo local sobre migração e o intercâmbio de informações e de boas práticas locais.

O objetivo é contribuir para a construção e gestão da governança migratória local de forma qualificada e planejada, ao encontro da meta 10.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável através de políticas de migração planejadas e bem geridas.

A certificação MigraCidades ocorre anualmente. Saiba mais sobre o processo em: www.ufrgs.br/migracidades.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações de Geisa de Oliveira

Helder Barbalho anuncia bolsa de R$ 100 e R$ 500 para estudantes do Pará


Na tarde de quinta-feira (16), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que vai pagar uma bolsa a todos os alunos do ensino fundamental, médio e técnico. O benefício deve contemplar os 600 mil estudantes do Pará.

Governo do Estado entrega lancha para PM no município de Itaituba, PA



Desde o início do ano, o Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), vem realizando uma série de investimentos em equipamentos e dispositivos que auxiliem as forças de segurança a desenvolverem suas atividades. Na quarta-feira (15), no município de Itaituba, sede da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) do Tapajós, foi contemplada com uma lancha 150 HP totalmente nova que soma às operações e no policiamento ostensivo na região.

Em Itaituba, mulher é atingida por dois disparos de arma de fogo em frente de escola


Uma mulher, identificada como Antonia Elisangela, a qual tem cerca de 35 anos, sofreu tentativa de feminicídio na tarde de quinta-feira(16), por volta das 18h, após ser atingida por dois disparos de arma de fogo. Conforme informado, o fato aconteceu em frente à Escola São Tomé, localizada na Rua Nossa Senhora do Bom Remédio, bairro São Tomé, em Itaituba.

Após 60 dias internado, jornalista vence a Covid-19 e família homenageia profissionais do HRBA



O jornalista de Santarém, Milton José Rego Corrêa, de 64 anos, celebrou a alta na quinta-feira (16/12) após ficar por 60 dias internado em tratamento da Covid-19, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.