sexta-feira, 9 de maio de 2014

A Associação de Imprensa da Transamazônica e Xingu terá nova presidência

O jornalista Wilson Soares será aclamado novo presidente
Será realizada neste sábado em Altamira, sudoeste do Pará, a primeira eleição para escolha da presidência da Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu – ASPIATX. Fundada em setembro de 2011, a Associação vinha sendo presidida por uma diretoria provisória. A Aspiatx tem cerca de 90 profissionais associados. Os profissionais chegaram ao consenso de formar apenas uma chapa para concorrer as eleições que acontecem das 19 às 21 horas no centro La Salle. 
A chapa denominada “Avança ASPIATX” é composta por: Wilson Soares, candidato a presidente, Gutemberg Cruz, vice, José Marcelino, 1º secretário, Antônio Mardegan, 2º secretário, Antônio Jaime, 1º tesoureiro e José Ribamar Mendes, 2º tesoureiro. As demais comissões, como a de Ética e Fiscal, serão formadas e nomeadas pela diretoria após a eleição. “Nosso objetivo é unir todos que trabalham com a comunicação nessa região e procurar sempre valorizá-los. Durante nossa gestão iremos sempre buscar qualificações para esses profissionais, através da realização de palestras e seminários que pretendemos realizar durante nossa gestão”, disse Wilson Soares, candidato único a presidente. 

Após um ano, médico Edson Filho baleado por paciente faz terapia para voltar a andar

Um ano após ser baleado por um paciente dentro do Hospital Regionaldo Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, o médico neuropsiquiatra Edson Filho continua recebendo tratamento em São Paulo com a intenção de voltar a andar, mesmo a lesão sendo considerada definitiva pelos especialistas. A informação é do irmão do neuropsiquiatra, médico Eros Ferreira.
De acordo com Eros, o irmão está fazendo fisioterapia e academia com a finalidade de estimular as partes superiores do corpo. Ele disse ainda que Edson Filho está dirigindo um carro adaptado e, até o fim de 2014, pretende voltar a Santarém e retornar às atividades médicas.
Elionaldo dos Santos Silva atirou no médico dentro do hospital. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Elionaldo dos Santos
O paciente identificado como Elionaldo dos Santos Silva de 37 anos, natural da cidade de Rurópolis é acusado de ser o autor dos disparos que atingiram a região do tórax e o punho do neuropsiquiatra. Ele foi preso horas após o crime. Na Delegacia de Polícia Civil alegou ter distúrbios mentais.
Após o crime, o acusado ficou vários meses preso na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura em Santarém. No dia 3 de fevereiro de 2014, ele teve um surto e agrediu com um pedaço de madeira outro detento da unidade prisional. Em seguida, a justiça determinou transferência dele para um hospital psiquiátrico.

Sérgio Monteiro denuncia traição de Zé Costa em Monte Alegre

Sérgio Monteiro afirma que Zé Costa queria alugar seu veículo para a Prefeitura

O prefeito afastado de Monte Alegre, Raimundo Sérgio de Souza Monteiro, revelou a tática da armação que fizeram para lhe tirar do governo. Ele acusa o Vice-Prefeito, José da Costa Alves, o “Zé Costa”, de ser o mentor da trama que lhe afastou da frente da Prefeitura de Monte Alegre. Sérgio Monteiro disse, ainda, que a Câmara Municipal de Monte Alegre até agora não reuniu quorum para votar a ata da sessão que deu origem ao seu afastamento do cargo. Ele alegou que está sendo vítima de perseguição política em Monte Alegre. Veja a carta na íntegra:
“VERDADEIRA FACE DO VICE-PREFEITO ZÉ COSTA”
“Ao tomar conhecimento, via mensagem em meu celular, de uma notícia dando conta de que o Vice-Prefeito, José da Costa Alves (Zé Costa), havia repassado a reportagem de um jornal de Monte Alegre, uma farta documentação noticiando possíveis irregularidades administrativas e financeiras na gestão de 2013. Eu que nesta data inicio uma viagem para Brasília (DF), me manifesto alegando que não defendo, nem nunca defenderei desvios de condutas de gestores municipais, nem ilicitude com o erário público, sou a favor de que quem errou pague perante a lei. Afirmo isto porque tenho como parâmetro para minha vida e oficio de gestor municipal de Monte Alegre. Embora não concorde, mas tenho conhecimento que meu afastamento pela Câmara Municipal, foi porque 10 (dez) vereadores da oposição entenderam que deveriam ser apuradas possíveis irregularidades na obra em andamento da Escola Doutora Gama Malcher.

PRESTACÃO DE CONTAS: Ministério Público expede recomendação a prefeita e secretário de educação de Brasil Novo

PREFEITA MARINA E SEU SECRETÁRIO É LEMBRADA PELO MP
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de Justiça Erika Menezes de Oliveira, expediu, recomendação no
tificatória a prefeita Marina Ramos Speroto e ao secretário de educação Otoniel de Souza Costa do município de Brasil Novo para apurar atrasos em envio das prestações de contas e reajustes salariais.
Foram recebidas denúncias de que a administração municipal estaria atrasando o envio das prestações de contas ao Conselho, atrasando também o PNAT. A denúncia incluía também o reajuste do piso salarial nacional dos professores e a transferência involuntária de membros do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Recomendação – A promotora de Justiça Erika Menezes recomendou a prefeita e ao secretário municipal de educação a apresentação da prestação de contas e outras requisições voltadas ao acompanhamento das atividades referentes à qualidade da educação básica do referido município. O prefeito e o secretário devem se abster de toda e qualquer prática destinada a atrapalhar as funções do Conselho de Acompanhamento do Fundeb e tomem as medidas necessárias à correção das falhas ou irregularidades apontadas.
Transparência
Entre as recomendações inclui também a prestação de contas mensalmente dos recursos do Fundo relativos aos recursos repassados e recebidos à conta do Fundeb, bem como demonstrativo das despesas realizadas para disponibilizar a todo e qualquer cidadão que tenha interesse em analisar tais documentações.
As providências adotadas para o cumprimento da recomendação é de 15 dias. O não atendimento acarretará em ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Crime Bárbaro: Homem mata mulher a golpe de foice em Miritituba, distrito de Itaituba

Por volta das 23h30 desta quinta feira, 08, Paulo Eurico de Souza, 57 anos de idade assassinou a esposa Maria Meucimar Carvalho de Oliveira, de 43 anos no distrito de Miritituba.
Segundo informações ele cometeu o crime com uma foice ao dar um golpe na cabeça da mulher. 
O assassino foi preso pela Polícia Militar e apresentado na 19ª Seccional de Itaituba durante a madrugada desta noite.
Fonte: RPI-Itaituba