terça-feira, 8 de outubro de 2013

UFPA E AMUT FIRMAM PARCERIA PARA REGULARIZAR MORADIAS URBANAS NO POLO DA TRANSAMAZÔNICA


Construir uma parceria entre o Ministério das Cidades, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e as prefeituras dos municípios de Uruará, Trairão, Mojuí dos Campos, Aveiro, Placas, Rurópolis e Novo Progresso para debater a regularização fundiária, formular um plano de trabalho para titular os lotes e as moradias das famílias residentes nestas cidades ao longo das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá e assinar um termo de aceite de concordância do trabalho entre as instituições.  Este é o objetivo da reunião que ocorrerá no próximo dia 9 de outubro, quarta-feira, no Hotel Presidente Médici,  localizado na Rua do Bosque, S/N, no município de Rurópolis, a partir das   9 horas, conforme informações de Marlene Alvino, presidente a Comissão de Regularização Fundiária da UFPA.A  presidente explica que os primeiros diálogos entre a UFPA e o presidente da Associação dos Municípios da Transamazônica (AMUT), Everton Banha (foto), ocorreram ao longo deste ano e agora se consolidou a primeira reunião que fará, ainda,  um levantamento de dados sobre a realidade socioeconômica dos municípios, a acessibilidade e a infraestrutura operacional para o deslocamento das equipes entre as cidades, além da contrapartida de cada prefeitura no suporte  logístico e de pessoal.A reunião debaterá, também,  uma estratégia e uma metodologia a serem aplicadas no futuro plano de trabalho  da regularização nestes dois corredores de desenvolvimento da Região Norte.

Traficantes presos em Almerim com cerca de 16 quilos já estão em Santarém

Por Elias Junior
Nossa reportagem acompanhou ainda pouco a chegada dos Três traficantes que foram presos na cidade de Almeirim  em uma operação policial denominada de 'Rosa de Jericó'.
Os três  traficantes e mais dois detentos que vieram transferidos para a cadeia publica de Cucurunã, chegaram na 16ª Seccional de Policia Civil acompanhados de 04 Agentes da Policia Federal e do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Santarém comandados pelo Delegado Silvio Birro.
Os detentos são José Augusto de Sousa Moura, vulgo 'Augusto', 42 anos, José Edgar Campos de Almeida, vulgo 'Zeca', 53 anos, Edgar Marques de Almeida Neto, vulgo 'Edgar', 25 anos, que é filho do José Edgar.
Segundo o Delegado Silvio Birro Os três foram presos por volta das 02:30 horas, quando navegavam em uma embarcação pelo rio amazonas e foram surpreendidos pelos policiais já próximo da cidade de Almeirim, quando dentro da embarcação em que viajavam, foram encontrados e apreendidos 14 'tabletes' de cocaína sólida, pesando aproximadamente 16 quilos. Silvio Birro disse a nossa reportagem que a operação foi conduzida pela DRE (Delegacia de Repressão
a Entorpecentes) de Belém.

Precariedade do Cárcere de Gurupá mantém rotina de transferência de presos para a capital.

Por Dailton Palheta:
No último sábado, (5), foram transferidos para centros prisionais de Belém, mais 6 presos oriundos do cárcere da Delegacia de Gurupá. A ação rotineira acontece geralmente uma vez por mês, com os presos sendo transportados em embarcações de empresas privadas, devido à indisponibilidade de veículos adaptados para a realização da tarefa. Dentre os transferidos, estavam três acusados de tráfico de entorpecente, conhecidos por: Moisés, Solano e Ajax, sendo que existe outro acusado de participação no delito, Klarck, que continua preso na carceragem da Depol de Gurupá aguardando vaga em centro de triagem. Segundo a Polícia, os acusados Ajax e Klarck, teriam encomendado a droga através de Moisés, que após o recebimento de um determinado valor em dinheiro, encomendou o produto a um traficante de Belém. Ao tomarem conhecimento do plano de receptação, o serviço de inteligência da Polícia Civil, através do EPC - Volnei, agindo com o aval do Del. 
Marco Antônio Pitman Machado, dispondo ainda do apoio da guarnição da Polícia Militar, comandada pelo SUB-TEN – PM – Péres, aguardaram o momento ideal para a interceptação da droga e a efetivação do flagrante, fato que veio a ocorrer por volta das 2h da manhã de sexta-feira, (4). No decorrer das oitivas do inquérito policial, os envolvidos confirmaram a participação de Solano, gerente do BM – Amazon

Empresário gráfico Bolinha morre de Câncer em Belém

Darlindo Rodrigues estava com 80 anos e lutava há vários meses contra um câncer no pâncreas


Darlindo Rodrigues com seus irmãos Dagoberto e Dorivaldo
Bolinha com seus irmãos Dagoberto e Dorivaldo
Vítima de câncer no pâncreas, faleceu na madrugada desta segunda-feira (7), no Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém, o empresário santareno Darlindo de Campos Rodrigues, mais conhecido por Bolinha.
Darlindo Rodrigues era empresário do ramo gráfico e proprietário da Gráfica Bolinha. Ele estava com 80 anos de idade. Seu corpo está sendo velado na capela da Funerária Max Domini (Av. José Bonifácio) e será cremado. Posteriormente, as cinzas serão trazidas para sua terra natal – Santarém.
A notícia da morte do empresário Darlindo Rodrigues deixou triste seus familiares e amigos. Bolinha, como era chamado, teve grande participação também na área esportiva, quando o futebol de salão em Santarém teve seu apogeu e patrocinou a equipe do Bolinha, que venceu vários torneios em Santarém e região.
Darlindo Rodrigues era pai de Delmas e Deise Rodrigues.
Fonte: RG 15/O Impacto, com foto de Ércio Bemerguy