terça-feira, 26 de março de 2024

Itaituba: Justiça decreta prisão de quadrilha por fraudes a banco; veja os 14 alvos


Por decisão da Justica, integrantes de uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, entre outros crimes, tiveram a prisão decretada nesta segunda-feira (25) na cidade de Itaituba, oeste do Pará.
Investigações da Polícia Civil do Pará (PCPA) em Itaituba desvendaram um esquema de obtenção de empréstimos e créditos bancários de forma fraudulenta, resultando em prejuízos significativos tanto para indivíduos quanto para instituições financeiras.
Os envolvidos, que incluem funcionários do Basa (Banco da Amazônia) e empresários, são suspeitos de criar empresas fictícias para facilitar a aprovação de empréstimos com propósitos ilícitos. Segundo as investigações, os recursos financeiros adquiridos eram posteriormente ocultados ou “lavados”, com o objetivo de reintegrá-los ao sistema financeiro como se fossem fundos legítimos.

Santarém já registra 42 casos de tuberculose no primeiro trimestre de 2024


Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma variação nos casos da doença ao longo dos anos.
No mês de combate à tuberculose e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento, Santarém já soma 42 casos da doença só neste primeiro trimestre de 2024.
Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Tayanne Matos, em 2020 foram diagnosticados 181 casos, seguidos por 143 em 2021, 155 em 2022, 176 em 2023 e 42 em 2024.
O médico infectologista Alisson Brandão, lembra os principais sintomas da tuberculose.
"Ela tem uma manifestação variada. Mas os três principais sintomas são a tosse persistente com duração superior a 4 semanas, febre baixa ao final do dia e a perda de peso. Mas como a doença pode afetar vários órgãos do corpo, ela pode apresentar outras manifestações além dessas", disse.

MPPA ajuíza ação contra empresário por dano ambiental


Sem licença ambiental, empreendimento de materiais de construção foi instalado às margens da Lagoa do Irajá
Em vista da necessidade de evitar mais danos à Lagoa do Irajá, localizada na zona urbana do Município de Itaituba, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do 4ª promotor de Justiça de Itaituba, Diego Belchior Ferreira Santana, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido liminar solicitando a suspensão das atividades do empreendimento localizado na Lagoa do Irajá e sob responsabilidade do empresário Hugo Márcio Queiroz Eireli.

MPPA ajuíza ação civil pública contra empresa suspeita de causar danos ambientais no município

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 3ª Promotora de Justiça Titular de Capanema, Amanda Luciana Sales Lobato Araújo, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em face de empresa de empreendimentos imobiliários suspeita da prática de dano ambiental em lago do município.
A ação é decorrente dos elementos de prova colhidos no inquérito civil, instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Capanema e que busca a condenação da empresa requerida, com a recuperação da lagoa contaminada, bem como ao pagamento de indenização pelos danos causados ao meio ambiente, além da prevenção de danos futuros, quando for realizar qualquer atividade no empreendimento imobiliário, denominado Loteamento Petrus.
Consta no procedimento administrativo anterior ao inquérito civil, que a Secretaria de Municipal de Meio de Ambiente encaminhou a denúncia de que havia ocorrido um vazamento de piche asfáltico às margens da BR 316, em frente a unidade da Polícia Rodoviária Federal, no loteamento Petros de propriedade da empresa requerida, tendo o material sido direcionado ao lago, localizado na entrada do empreendimento residencial.