quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Pará vai receber 62 mil doses do primeiro lote brasileiro da vacina infantil contra covid 19


Cerca de 62.000 doses do imunizante Pfizer destinadas a crianças de 5 a 11 anos chegam no Pará nesta sexta-feira, 14, informou a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

O voo com o primeiro lote de vacina, cerca de 1,24 milhões, chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, na madrugada desta quinta-feira, 13. Com exceção de São Paulo, em que o transporte será via terrestre, todos os demais estados do país, mais o Distrito Federal, receberão as doses por avião.

Secretário da Saúde de Itaituba testa positivo para covid-19


O Secretário de Saúde de Itaituba, Iamax Prado, testou positivo para Covid-19 na manhã desta quinta-feira (13). Ele se encontra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em observação.
Segundo informações, Iamax Prado estava com suspeitas de infecção intestinal e deu entrada na UPA, onde foi internado. Ao realizar a coleta nasal para o teste de Covid-19, o secretário testou positivo para a doença.

Lançado sistema de matrículas online da rede municipal de ensino de Monte Alegre


A Secretaria Municipal de Educação de Monte Alegre no oeste do Pará, realizou o lançamento do Portal de Matrículas Online da rede municipal durante encontro com profissionais da educação na manhã de quarta-feira (12).

O evento ocorreu na escola municipal de ensino fundamental Carim Melém, reunindo secretários, diretores de escolas e alguns professores das zonas urbana, rural e ribeirinha, que receberam as orientações necessárias sobre como será a partir de agora o processo de matrículas nas escolas municipais.

Prefeitura conclui manutenção no primeiro trecho danificado da orla fluvial de Santarém

Após cinco dias do início dos serviços de manutenção da orla fluvial de Santarém, as equipes de obras civis da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra)/Prefeitura de Santarém concluíram a recuperação do primeiro trecho localizado próximo ao Terminal Fluvial Turístico (TFT). Com a conclusão, as equipes seguem para a manutenção de outros dois trechos e avançam com os serviços à medida que as chuvas diminuem.

A manutenção do primeiro trecho estava prevista para ser realizada dentro de três dias, no entanto, em virtude do inverno amazônico, período em que se registra a maior intensidade de chuvas na região, as obras precisaram de mais dois dias para conclusão.

Por segurança, a área foi interditada com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). No local, foi feita a abertura do piso com o recorte da laje, a manutenção da fissura, aterro e, por fim, a recomposição do piso. O perímetro continua interditado e deve ser liberado nesta sexta-feira (14), quando ocorrer a secagem do material. Em breve também será feita a recolocação do ladrilho.

Os outros dois trechos que receberão a manutenção ficam em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal e em frente ao prédio da Receita Federal. Os locais sofreram a ação do tempo e da natureza com a enchente e vazante dos rios e por isso estão recebendo os trabalhos.

A orla foi vistoriada pelo prefeito Nélio Aguiar e o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões junto com a equipe técnica da Seminfra para identificação dos trechos mais afetados.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

Com informações O Impacto com Agência Santarém

Pesquisa investiga a reprodução e comportamento de quelônios em ilha no rio Amazonas, no Pará


Durante cinco meses quelônios que desovam na Ilha do meio, localizada entre os municípios de Curuá e Alenquer, no oeste do Pará, foram monitorados e tiveram informações coletadas em pesquisa que investiga o processo de reprodução e comportamento desses animais da Amazônia.

Os estudos estão sendo feitos pela bióloga Andressa de Jesus, em pesquisa de mestrado. As coletas foram realizadas entre setembro de 2021 e janeiro de 2022 e se concentraram na Ilha do Meio, no trecho do território de Curuá, no rio Amazonas.

Prefeitura busca parceria com PM para implantação de policiamento no Distrito do Flexal, em Óbidos



Uma parceria entre a Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, e o comando geral da Polícia Militar do Estado deve levar, em breve, a presença da PM para o Distrito de Flexal, localizado na zona rural do município.

Além das rondas ostensivas que devem chegar ao interior, deve também ser construído no terreno doado pela Prefeitura, uma sede para 29ª Companhia de Polícia Militar (CIPM).

Afetado por enchente em Marabá é preso em abrigo por tráfico


Rubenilson Vieira Lima, foi capturado pela Polícia Civil, durante a tarde de quarta-feira, 13, no interior de um abrigo destinado às famílias atingidas pelas águas do Rio Tocantins, Velha Marabá, condenado pelo crime de tráfico de drogas, em Marabá, sudeste do Pará.

Rubenilson Lima foi julgado e condenado a sete anos e nove meses de prisão pelo tráfico de drogas, mas se encontrava foragido da Justiça. Na manhã de quarta-feira, 13, os policiais civis iniciaram as buscas pelo bandido e encontraram o traficante no meio dos desabrigados.

Após matar pai, homem morre em confronto com a PM no interior do Pará


Pedro Amadeu Souza e Silva, de 35 anos, tirou a vida do seu pai, Amadeu Oliveira da Silva, de 59 anos. O episódio trágico ocorreu na terça-feira, 11, numa área rural entre os distritos de Campinho e Fogão Queimado, em Ourilândia do Norte, sul do Pará.

Após o crime, Pedro Amadeu fugiu da região. Segundo testemunhas relataram à Polícia Militar, antes da fuga ele ainda teria dito que voltaria para matar a mãe e os irmãos. As motivações que desencadearam tamanha ira no lavrador, a ponto de ele matar o pai e ameaçar outros familiares, não foram esclarecidas.

Após ser capturado, jacaré é morto a golpes de terçado próximo a porto particular em Óbidos


Um jacaré foi filmado no momento em que era capturado e morto por quatro homens às margens do Rio Amazonas, nas proximidades de um porto particular em Óbidos, no oeste do Pará.

O crime ambiental teria ocorrido na tarde de terça-feira (11). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), os homens que aparecem no vídeo ainda não foram identificados.

Polícia Militar prende dupla envolvida no assalto em açougue na Área Verde, em Santarém


Ação rápida da Polícia Militar colocou atrás das grades na quarta-feira (12) uma dupla que praticou assalto no início da tarde em um açougue no bairro Área Verde, em Santarém, oeste do Pará.

Sidnei Augusto Freitas dos Santos, 23 anos, confessou participação no crime. Também foi preso Tomás Gabriel Moreira dos Santos, 25 anos, que de acordo com a polícia, deu apoio à ação criminosa. Com Sidnei, a polícia encontrou parte do dinheiro roubado do dono do açougue, uma arma com munições. Já com Tomás, que deu apoio à dupla de assaltantes a polícia encontrou 24 papelotes de drogas e R$ 1.658.

Polícia Civil acredita família assassinada pode estar ligar a projeto ambiental no sudeste do Pará



A Polícia Civil acredita que a morte de três pessoas da mesma família que foram encontradas em estado de decomposição na área rural do município de São Félix do Xingu, sudeste do Pará, no último domingo, 9, pode ter sido relacionada um projeto ambiental de criação de quelônios e repovoamento do Rio Xingu.

De acordo com o Correio de Carajás, o delegado José Carlos Rodrigues, titular da Superintendência Regional da Polícia Civil no Alto Xingu, disse que as equipes policiais estiveram no local do crime à procura de pistas que possam auxiliar as investigações. Várias cápsulas de pistola 380 foram encontradas. Além disso, também foram coletados relatos de familiares das vítimas e de testemunhas.