quarta-feira, 28 de abril de 2021

Autor do tiro que provocou a morte de Apolinário passa a ser procurado pela Interpol

 Sandro Corrêa de Carvalho, que está foragido, entre os procurados pela Interpol. 
O juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª. Vara Criminal da Comarca de Santarém, determinou a inclusão do nome de Sandro Corrêa de Carvalho, que está foragido, entre os procurados pela Interpol. 
Na sua decisão, diante da condição do acusado se encontrar foragido(com prisão preventiva decretada), o juiz determinou a expedição de ofício à Polícia Federal indagando se constam nos registros da instituição se Sandro Corrêa de Carvalho tenha saído do país e que, caso sua fuga para o exterior seja confirmada, que Polícia Federal peça a inclusão do nome do réu na lista dos procurados da Interpol.
Na audiência realizada no no dia 14 de abril de 2021 o advogado Alexandre Paiva solicitou ao juiz Gabriel Araújo que fosse permitida a participação por meio remoto do réu foragido durante o interrogatório de três testemunhas de defesa. Para isso, a prisão preventiva de Sandro Carvalho precisaria ser revogada, o que foi negado pelo magistrado, que definiu a audiência desta quarta-feira para que o réu comparecesse e fosse ouvido em juízo para apresentar sua versão dos fatos a ele imputados.
Na audiência desta manhã, o juiz Gabriel Veloso ouviu os depoimentos das testemunhas Marcelo Gamboa e Aguinaldo Promissória. Antônio Darlan Almeida Cardoso, outra testemunha, não compareceu por estar ausente do país e será ouvido por meio de carta precatória.
Blog do XAROPE via OEstadoNet

Segue em ritmo acelerado execução de obras no governo de Gilson Brandão em URUARÁ

Maquinários da prefeitura em toda extensão do município 

O Governo do prefeito Gilson Brandão, no município de Uruará, no Pará, está com obras de infraestrutura em várias partes, tanto na sede quanto na zona rural, para levar uma melhor trafegabilidade e qualidade de vida à população. 
OBRAS de recuperação e construção da Educação em ritmo acelerado

Equipe da Secretaria de Infra estrutura estão atuando em várias partes, tomando todas as medidas de proteção para combater a pandemia do coronavírus, com serviços de recapeamento asfáltico, limpeza, calçamento, reformas de escolas, recuperação de vicinais, e outras ações. 
Na segunda-feira, dia 26, os trabalhos de calçamento começaram na Avenida Ângelo Debiase, para dar segurança a quem caminha pela via; várias escolas foram reformadas e entregues à classe estudantil; o trabalho de prolongamento da Avenida Goiás está em ritmo acelerado e em breve deve ser entregue à população; outro serviço que está sendo feito é a recuperação da Vicinal do Km 224 Norte, para dar uma melhor trafegabilidade aos produtores rurais. 

"Esse é um compromisso que tenho com a população de Uruará, sempre contando com o apoio dos deputados Erado Pimenta e José Priante, bem como do governador Helder Barbalho, que não medem esforços em trazer desenvolvimento para nosso Município. O trabalho não vai parar e continuaremos em busca de emendas para dar uma melhor qualidade de vida à todos os moradores do Município, em várias áreas, em especial à saúde, onde vivemos nesses últimos tempos o aparecimento dessa pandemia, que está causando perdas a muitas famílias", disse Gilson Brandão. 
Com informações de Cirineu Santos



Seis pessoas sãos presas em operação contra o tráfico internacional de mulheres


A Polícia Federal fez nesta terça-feira (27) uma operação de combate ao tráfico internacional de mulheres.
Um condomínio de luxo num bairro nobre na Zona Sul de São Paulo. Foi onde a Polícia Federal prendeu o homem apontado como o chefe da quadrilha. No apartamento dele foram apreendidos celulares, CDs e computadores.
A investigação começou há dois anos, quando a PF prendeu bandidos que clonavam cartões de crédito. Entre as compras estavam passagens aéreas de duas mulheres que viajaram para Doha, no Catar. Elas disseram à polícia que não podiam sair do quarto de hotel e revelaram detalhes sobre como a quadrilha agia.
As vítimas eram escolhidas nas redes sociais. Os criminosos se passavam por representantes de marcas de maquiagem e produtos de beleza e assim elas eram atraídas para fazer ensaios fotográficos e se aproximavam dos integrantes da quadrilha. A investigação mostrou que o grupo aliciou mais de 200 mulheres.
Segundo a PF, os criminosos promoveram exploração sexual no Brasil e em outros cinco países.
“Eram contratadas, digamos assim, para realizar as viagens por um determinado período, mas, por vezes, sofriam uma espécie de pressão psicológica para atender mais clientes do que havia sido acordado e também permanecer mais tempo do que inicialmente havia sido acordado", revelou o delegado da PF João Luiz Moraes Rosa.
A operação cumpriu mandados de mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades de seis estados. Seis pessoas foram presas, quatro no Brasil, uma em Portugal, e uma na Espanha, com a ajuda da Interpol. Os nomes dessas pessoas são mantidos em sigilo durante a investigação.
“Vários outros agenciadores vão poder ser identificados com essas apreensões de hoje. A tendência da investigação é evoluir bastante no decorrer dos próximos meses”, comentou o delegado Rogério Zampaolli.

Senado instala CPI da Covid; Renan diz que é preciso punir responsáveis por mortes

Numa derrota para o governo Bolsonaro, o Senado instalou nesta terça-feira (27) a CPI da Covid. O começo dos trabalhos teve manobras que não conseguiram adiar a comissão nem evitar que o senador Renan Calheiros fosse o relator.
A tropa de choque do governo atuou em duas linhas de frente. Na primeira, os governistas alegaram que Renan Calheiros, do MDB, não poderia ser relator porque o filho dele, Renan Filho, é governador de Alagoas. Um dos pontos que serão investigados pelos senadores é a transferência de verbas federais para os estados.
O filho do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, que não é integrante da CPI, foi à sessão. Crítico do isolamento social, ele reclamou que a comissão poderia causar aglomerações. Flávio, como outros governistas, exigiu que a CPI cumprisse decisão liminar da Justiça Federal do Distrito Federal, que proibia a votação em Calheiros, embora o regimento do Senado estabeleça que o cargo de relator é indicação do presidente da CPI.

TRE nega afastamento de três vereadores de Manaus em ação sobre candidaturas femininas


MANAUS – O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) negou, nesta terça-feira, 27, o pedido do ex-vereador Isaac Tayah (DC) para afastar o Capitão Carpê Andrade, o Márcio Tavares e o João Carlos, todos do Republicanos, dos cargos de vereador por suposta fraude em candidatura femininas nas eleições de 2020.
O relator, Jorge Lins, sustentou que o afastamento liminar dos vereadores antes da instrução probatória da ação investigativa “ocasionaria uma grave situação de insegurança jurídica” ao Legislativo, “submetendo-o à decisão judicial precária, a qualquer tempo modificável, gerando verdadeiro periculum in mora inverso”.
Em consonância com a manifestação do MPE (Ministério Público Eleitoral), o voto do relator foi acompanhado pelos demais juízes eleitorais. “Voto pelo desprovimento do agravo regimental e pela denegação da segurança pleiteada, mantendo in totum a decisão interlocutória impugnada”, disse Lins.

CNN diz que depoimento de Pazuello à PF culpa servidores do ministério e governo do Amazonas por erros


Depoimento foi prestado dentro do inquérito que investiga a responsabilidade de sua gestão na crise do oxigênio de Manaus no início do ano e foi obtido pela CNN.
Principal alvo da CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello traçou em um depoimento à Polícia Federal no dia 4 de fevereiro parte de sua estratégia de defesa que levará à comissão, segundo notícia da CNN Brasil.
Segundo a CNN, o depoimento foi prestado dentro do inquérito que investiga a responsabilidade de sua gestão na crise do oxigênio de Manaus no início do ano e foi obtido pela CNN. Em oito páginas, destacam-se basicamente dois pontos:
a atribuição de responsabilidade pelo caos no Amazonas ao governo do estado;
a atribuição de responsabilidade a servidores da pasta pelo que o ex-ministro classificou como dois erros que geraram grande polêmica.

Grávida de sete meses é assassinada com tiro na cabeça

Izael da Silva Amaral teria colocado veneno nas plantas da mãe da vítima | Reprodução

O criminoso teria colocado veneno nas plantas da mãe da vítima, que foi reclamar e acabou executada
Um homem matou uma jovem de 22 anos, que estava grávida, com um tiro de espingarda na cabeça.
A vítima foi identificada como Elis Nayara de Oliveira Costa. O acusado, identificado como Izael da Silva Amaral permanece foragido.

Polícia Civil prende colombianos e apreende grande quantidade de drogas no bairro Jaderlândia, em Santarém

Polícia Civil prende colombianos e apreende grande quantidade de drogas no bairro Jaderlândia
Estima-se mais de 300 quilos de drogas entre maconha skunk e cocaína. No local também havia armas e munições de fuzil.
Por Sílvia Vieira e Jaderson Moreira, G1 Santarém e TV Tapajós — PA

Colombianos suspeitos de tráfico internacional de drogas — Foto: Jaderson Moreira/Tv Tapajós
Cinco colombianos e um brasileiro foram presos na tarde desta terça-feira (27) em uma residência no bairro Jaderlândia, próximo ao campo da Fazendinha, em Santarém, oeste do Pará. A partir de uma denúncia anônima, o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) iniciou as investigações que levaram ao grupo suspeito de tráfico internacional de drogas.
O brasileiro é santareno e dava apoio logístico ao grupo com a casa, carro e embarcações.
No local, os policiais encontraram grande quantidade de drogas entre maconha do tipo skunk e cocaína, estimado em cerca de 300 quilos. A pesagem, no entanto, só será feita na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. A droga estava embalada em sacos plásticos e havia sido enterrada no terreno atrás da casa onde estavam os colombianos, para não levantar suspeitas. Na casa, também foram encontradas armas e munições de fuzil.
De acordo com o delegado Silvio Birro, chefe do NAI, a polícia passou a monitorar o local e levantar informações sobre os passos dos suspeitos em Santarém. E na tarde de hoje deflagrou a operação que resultou nas prisões e na apreensão das drogas.

Droga estava enterrada no terreno da casa onde os colombianos estavam morando — Foto: Jean Silva/TV Tapajós