terça-feira, 9 de maio de 2023

PRF prende ‘mula do tráfico’ dentro de ônibus em Santarém

A Polícia Rodoviária Federal, por volta de 18h30 da noite de segunda-feira (08) realizou mais uma apreensão de entorpecentes sendo transportados por passageira de ônibus da linha Santarém/São Luís (MA) e conexões.
Após abordagem, os agentes da PRF verificaram nos sistemas a existência de Milena Pereira da Costa suspeita de ser ‘mula do tráfico’. Diante da situação, a mala da mulher foi vistoriada.
Conforme os indícios de ato ilícito, foi encontrado aproximadamente 2.23 kg de substância análoga a maconha. Além da droga, a mulher confessou que estava indo para o município de Altamira no Pará.
Após voz de prisão pelo flagrante, Milena Pereira foi encaminhada para a 16ª Seccional de Polícia Civil.
Por Wandra Trindade


Vereador Ailton Melo (PSD), cai em operação da polícia por carro roubado em Terra Santa

Presidente da Câmara de Terra Santa (PA), o vereador Ailton Melo (PSD) caiu na operação conjunta de trânsito realizada pela Polícia Civil e Militar do Pará no domingo (8) na cidade.

A operação de trânsito foi realizada em conjunto pela Polícia Civil e Militar. Foto meramente ilustrativa: Reprodução
Presidente da Câmara de Terra Santa (PA), o vereador Ailton Melo (PSD) caiu na operação conjunta de trânsito realizada pela Polícia Civil e Militar do Pará no domingo (8) na cidade.
O veículo que o parlamentar dirigia é clonado – ou seja, a placa original de identificação é de um automóvel de Marabá, sudeste do estado.
Foi instaurado IPL (inquérito policial) para apurar o caso.
Nascido em Manaus (AM), Ailton Melo de Lima, 65 anos, é vereador de 3 mandatos. Nos últimos 23 anos, disputou o cargo 6 vezes.
Ailton Melo (centro) tem 65 anos e é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Terra Santa. Foto: CMTS
O que é
O que é carro clonado? O crime consiste em adulterar um automóvel com os dados, informações e identificação de outro veículo. A prática mais comum das quadrilhas é clonar as placas.
Ou seja, o bandido faz a placa de um carro “sem problemas” e coloca em um outro, geralmente fruto de roubo e/ou furto, e o coloca à venda.

TJ reforma sentença que condenou jornalista Jeso Carneiro por suposta ofensa à advogada

Jornalista Jeso Carneiro continua a gozar o status de primário e não poderá ter seu antecedente criminal maculado.

A Primeira Turma de Direito Penal do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará reformou a sentença que condenou à prisão, convertida em indenização de R$ 10 mil, o jornalista e blogueiro Jeso Carneiro, de
Santarém (PA), por suposta ofensa à “honra e dignidade” de uma advogada.
A defesa vitoriosa do editor do portal JC nesse processo penal, em tramitação desde 2018, é conduzida pelos advogados Isaac Lisboa Filho e Adriana Osório Piza.
Na defesa da advogada Dienne Lopes Bentes atua o advogado Marjean Monte, namorado da acusada, residente em Alenquer e que foi contratada para trabalhar para Prefeitura de Óbidos na gestão do ex-prefeito Chico Alfaia (2017-2020).
O JC tornou pública essa contratação – o suficiente para enfurecer o casal. Em primeira instância, o juiz Clemilton Salomão de Oliveira acatou a tese de suposta injúria e difamação levantada pela advogada, e condenou o blogueiro.
No final do mês de abril (dia 28), o TJ reformou a sentença do juiz de Óbidos ao acatar os embargos de declaração protocolado pela defesa do jornalista, por prescrição.
À unanimidade
A Procuradoria de Justiça do Pará, antes da decisão, manifestou-se pelo conhecimento e acolhimento dos embargos de declaração.
“É oportuno registrar que a prescrição na modalidade retroativa constitui espécie de prescrição de pretensão punitiva estatal. Não se trata, portanto, de prescrição de pretensão executória, afinal inexiste título executivo de natureza judicial formado, o que se verifica somente com o trânsito em julgado de sentença penal condenatória para ambas as partes, sendo que na hipótese dos autos a coisa julgada formara-se somente para a acusação”, justificou a relatora do processo, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias, cujo voto foi acompanhado à unanimidade pelos demais integrantes da Primeira Turma de Direito Penal.
“Por conseguinte, o recorrente [Jeso Carneiro] continua a gozar o status de primário e não poderá ter seu antecedente criminal maculado”, completou.

Alepa participa de debate investimentos e reformas em Nova York

O deputado estadual Chicão, presidente da Assembleia Legislativa do Pará,  compõe a comitiva do governador Helder Barbalho, em Nova York, para o evento do LIDE Brazil Investment Forum que acontece em 9 de maio, terça-feira, no Harvard Club.

O deputado estadual Chicão, presidente da Assembleia Legislativa do Pará, compõe a comitiva do governador Helder Barbalho, em Nova York, para o evento do LIDE Brazil Investment Forum que acontece em 9 de maio, terça-feira, no Harvard Club.
Participam das exposições, os líderes do Senado e da Câmara, o ex-presidente da República do Brasil, Michel Temer, o presidente da Febraban, Isaac Sidney e o presidente do Bank Of America, Alexandre Bettamio.
O LIDE Brazil Investment Forum recebe ainda outros 10 governadores, que debatem os investimentos para o Brasil e reformas estruturantes, entre os quais, a sustentabilidade, que marca a agenda do governo paraense.
O governador do Pará, Helder Barbalho, falará no fórum de investimentos para uma plateia de 280 empresários e investidores.
Fundado no Brasil em 2003, o LIDE é um Grupo de Líderes Empresariais dos mais variados setores reunidos para fortalecer a livre iniciativa e o desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada e está presente em cinco continentes.