quinta-feira, 29 de abril de 2021

Provas da Polícia Civil do Pará devem ser aplicadas em 20 de junho e 4 de julho, em Santarém

Certame ocorrerá também nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Redenção. Ao todo, são 1.088 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista.
Por G1 Santarém — PA

Provas da Polícia Civil serão aplicadas em junho e julho no Pará — Foto: Polícia Civil/Divulgação. 
As provas da Polícia Civil do Pará já têm data para acontecer, o novo cronograma para a execução do certame deve ser publicado na sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). A execução do certame acontecerá em 20 de junho, para o cargo de delegado, e em 4 de julho, para escrivão, investigador e papiloscopista.
As provas serão aplicadas de maneira descentralizada em Santarém, no oeste do Pará, e em outras cinco cidades (Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Redenção). Para a Polícia Civil serão ofertadas 1.088 vagas, sendo 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista.
Vigilante ao cenário de pandemia no Estado, a Seplad segue respeitando todos os protocolos de segurança no combate à Covid-19, para que as provas sigam de acordo com o cronograma.
"Priorizamos as melhorias na segurança pública, área que carece de uma atenção imprescindível para que tenhamos mais melhorias e a população detenha a qualidade de vida acertada. Todos os certames vão obedecer os protocolos sanitários", ressaltou Hana Ghassan, titular da Seplad.
Todas as informações oficiais sobre os concursos serão divulgadas nas redes sociais e site da Seplad.
Polícia Militar
A prova para a Polícia Militar ocorrerá no dia 6 de junho, também de forma descentralizada, nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. Neste certame serão preenchidas 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais.

EMPRESÁRIA SANTARENA 'FUMA' MACONHA VENCIDA E DETONA CONTERRÂNEOS

A influencer Lanna Monteiro se voltou contra sua própria cidade e causou polêmica nas redes sociais.

Quando você acha que já viu de tudo na internet, vem sempre alguém e surpreende. A última vez que alguém xingou o povo paraense, que foi o caso da influencer cearense Carla Valentina, conhecida como Cattylares que, além de pedir desculpas, ela até se desfez das redes sociais por medo da fúria que levantou na web.
Agora, foi a vez da empresária Lanna Monteiro que, por incrível que pareça, também é paraense, resolveu usar as redes sociais para destilar sua raiva ao povo ao qual ela também faz parte.
Usando filtro que imita uma pintura facial indígena, ela afirma que o povo paraense, especialmente quem é de Santarém, cidade onde a própria influencer mora, é “mentiroso, safado e trambiqueiro”. Em série de vídeos no Instagram, ela ainda deu um show de falta de empatia ao disparar que fome é uma escolha.
“Só passa fome quem quer. Só passa necessidade quem quer. Eu aprendi isso com meu pai quando ele tinha uma padaria. Me pai tinha uma padaria lá em Santarém. Quando alguém ia pedir alguma coisa lá, aqueles ‘mendigos’, aquelas pessoas, o meu pai botava para capinar. ‘Oh, vem limpar aqui. Quer limpar aqui? Está de boa’. Gente, eu vim de uma cidade, Santarém, que o povo é mentiroso, safado, trambiqueiro. Paraense é tudo assim, gente. Desculpa, eu sou paraense, mas eu não sou igual a todos os paraenses, não. É aproveitador, quer tirar vantagem em cima de tudo. Eu cresci vendo isso”, disparou.
Mais tarde, sem se pronunciar diretamente sobre o assunto, a empresária publicou a seguinte mensagem: “Gente, eu só estava de TPM [Tensão Pré-Menstrual]. Foi mal”.
Abaixo, alguns vídeos da suposta empresária tentando aplicar golpes em cartões de créditos alheios e de demonstrações de que deve sofrer de doença mental grave.
Vídeos: Whatsapp

Prefeito Pirica de Brasil Novo divulga vídeo lamentando morte de vice-prefeito; veja o vídeo.


O prefeito de Brasil Novo Weder Makes Carneiro, conhecido como Pirica, divulgou um vídeo agora a pouco, lamentando o falecimento do vice-prefeito do município, Noedson Carvalho, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 29 de abril. Noedson faleceu devido a complicações da COVID-19.
Veja o vídeo.
Tocador de vídeo
00:00
00:00

Noedson Carvalho, vice-prefeito de Brasil Novo, morre por complicações da COVID-19




















Morreu na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, o vice-prefeito de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, Noedson Carvalho Pereira, por complicações da COVID-19. Noedson apresentou os primeiros sintomas da doença no início da semana passada e foi internado no Hospital Municipal de Brasil Novo. No início desta semana ele foi transferido para o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira.

Na tarde de ontem, 28, uma nota sobre a saúde do vice-prefeito circulou nas redes sociais. A nota dizia que ele tinha passado a noite bem, mas ainda apresentava sinais de cansaço e que continuaria a fazer fisioterapia para e a Ventilação não Invasiva (VNI), mas hoje pela manhã ele não resistiu e faleceu.

Weder Makes Carneiro (Pirica), prefeito de Brasil Novo-PA, ao lado de Noedson Carvalho, vice prefeito, eleitos em 2020

Noedson tinha 52 anos de idade, era natural de Nanuque/MG, mas há muitos anos morava em Brasil Novo, onde foi secretário de saúde. Ele também foi secretário de saúde de Vitoria do Xingu. Em 2020 concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e ganhou como vice-prefeito daquele município.

Na última sexta-feira (23 de abril) ele fez uma postagem em uma rede social, que dizia: “Na solidão de um leito hospitalar, acabamos tendo o tempo que pensamos não ter, aqui descobrimos que não precisamos correr tanto, afinal o destino sempre será o mesmo, aqui ficamos mais próximos ao criador, mais próximos a quem amamos. É preciso viver, mas também é preciso impor limites”

O enterro do vice-prefeito ocorreu na manhã desta quinta-feira em Brasil Novo. Segundo informações, será feito um cortejo que deve percorrer algumas ruas da cidade e parar em frente à Câmara e a Prefeitura do Município para uma última homenagem.



Senador Zequinha Marinho é acusado de pedir liberação de madeira ilegal.

Em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (26), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusou o senador paraense Zequinha Marinho (PSC) de ter pedido a liberação de mais de 226 mil metros cúbicos de madeira em tora apreendidos pela Polícia Federal, durante a Operação Handroanthus GLO, na divisa dos estados do Pará e do Amazonas. A declaração está repercutindo no meio político estadual.
De acordo com Salles, quatro senadores e três deputados federais o procuraram para pedir a liberação da madeira ilegal na divisa de Pará e Amazonas. Os primeiros foram do estado de Santa Catarina.
“Nós fomos procurados primeiro pelo senador Jorginho Mello (PL-SC) e pela deputada Caroline de Toni (PSL-SC), porque são representantes do estado de Santa Catarina e parte desses empresários que se acham prejudicados são do estado de Santa Catarina, mas estão há décadas no Pará”, disse o ministro à CBN.

Eraldo Pimenta critica desmanche de casas em Belo Monte sendo vendidas por centavos

 Mudanças na legislação impediu que local passasse a ser pólo universitário

Dep. Eraldo Pimenta critica desmanche de casas em Belo Monte sendo vendidas por centavos










Ao usar a tribuna da Alepa nesta terça-feira, 27, o deputado Eraldo Pimenta (MDB), criticou o desmanche de casas da Vila de Belo Monte, próximo a hidrelétrica no rio Xingu, que segundo o parlamentar estão sendo vendidas por centavos como sucata. Recentemente, após mudança em legislação, foi vetado o projeto do deputado que faria a transformação do local em cidade Universitária Veja o discurso de Eraldo Pimenta no vídeo abaixo:

Com a mudança na legislação não é mais permitido que seja feito empreendimento a “jusante”, ou seja, que esteja na direção abaixo de uma barragem e a Vila de Belo Monte está na direção (quase em frente) da barragem.

Sobrinho de prefeito ganha nova licitação em Mojuí, e vai faturar mais de R$ 1 milhão

Sobrinho de prefeito ganha nova licitação em Mojuí, e vai faturar quase R$ 500 mil
Marco Antônio, prefeito de Mojuí dos Campos: negócio familiar na sua gestão. Foto: Reprodução

Vereadora busca pautas para beneficiar os autistas de Altamira.

A vereadora de Altamira, Thais Nascimento (PL), esteve hoje em audiência na Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Autismo- CEPA, com a Coordenadora Nayara Barbalho, para dialogar sobre políticas públicas para pessoas com Autismo em Altamira.
A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, integrada à Sespa, e promove a interação entre as áreas de saúde, educação e assistência social, que são os pilares dessa política, e a criação de um cadastro único para que seja possível mapear as demandas de autistas no Pará, além da implantação do Centro Especializado de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Cetea) e a capacitação de profissionais, ambos baseados em práticas com evidências científicas.
“A elaboração de políticas públicas para a causa do autismo é um dos compromissos do nosso mandato, pois entendo que a inclusão é um fator contribuinte para que se alcance a igualdade social. Portanto, estarei sempre defendendo essa bandeira no município de Altamira”, disse a Vereadora Thais Nascimento.

Vale destacar que a CEPA tem realizado um trabalho sério e reconhecido em prol da inclusão, construindo políticas públicas baseadas em evidências científicas em vários municípios do Pará.
Blog do XAROPE via Sávio Barbosa