terça-feira, 13 de julho de 2021

MPF pede a suspensão de todas as permissões para extração, comércio e exportação de ouro no sudoeste do Pará

MPF pede a suspensão de todas as permissões para extração, comércio e exportação de ouro no sudoeste do Pará - Crédito: Ascom/SemasO Ministério Público Federal (MPF), divulgou nesta terça-feira, 13, que iniciou processo na Justiça Federal de Itaituba pedindo a suspensão de todas as permissões para extração, comércio e exportação de ouro na região sudoeste do Pará, que abrange os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, onde, nos últimos dois anos, uma escalada de invasões e violências foi promovida por quadrilhas de garimpeiros ilegais. Afetando gravemente terras indígenas dos povos Munduruku e Kayapó, o garimpo criminoso fez da região a principal fonte de ouro ilegal no país.
Estudo inédito feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em cooperação com o MPF aponta que, apenas em 2019 e 2020, os três municípios concentraram 85,7% das ocorrências de esquentamento de ouro no país, prática em que o minério extraído ilegalmente é comercializado com base em declarações fraudulentas de origem. De acordo com o estudo, foram 5,4 toneladas de ouro ilegal que entraram no sistema financeiro dessa maneira nos últimos dois anos.
“Da produção de 30,4 toneladas de ouro do Estado do Pará, no período de 2019 a 2020, ao menos 17,7 toneladas (58,4%) foram extraídas com falsa indicação de origem, seja pelas evidências de extrapolação dos limites autorizados para a lavra pela Agência Nacional de Mineração, seja pela indicação de áreas de floresta virgem como origem do ouro. Esta última modalidade de fraude, aqui denominada de esquentamento chapado, viabilizou a introdução em circulação de 5,4 toneladas de ouro de origem ilegal (quase 18% do total produzido pelo Estado do Pará) apenas nos municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, onde se situam terras indígenas dos povos Munduruku e Kayapó”, narra a ação judicial.

DESCOBERTA Jovem é presa em balsa com mais de três quilos de drogas em mala

Jovem é presa em balsa com mais de três quilos de drogas em mala no Oeste do Pará - Crédito: Divulgação/ PM
Uma jovem foi presa pela Polícia Militar, após uma abordagem realizada na balsa pelo 18° BPM, em Monte Alegre, na região oeste do Pará. Na mala da mulher foram encontrados pacotes de drogas.
Aos policiais, a jovem contou que estava levando a droga para Belém, onde receberia o valor de R$1.500,00 pelo “serviço”. Ela foi presa e autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Ainda segundo a polícia, a carga era composta por 1 tablete de crack pesando 764g e 3 tabletes de cocaína pesando 1.891g. A polícia também apreendeu uma quantia em dinheiro e um aparelho celular.
A jovem e os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.