segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Marcos Antônio (PSDB) seria eleito prefeito de Mojui dos Campos, se a eleição fosse hoje, garante pesquisa Destak


Tucano, Marco Antônio seria eleito prefeito de Mojuí dos Campos se a eleição fosse hoje
Marco Antônio, Juvenal Arruda e Everaldo Camilo, os três fazem parte da base do prefeito Jailson

O vereador aparece em 1º lugar, como na pesquisa espontânea, quanto na estimulada

Segundo mais votado para Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos em 2016, o tucano Marco Antônio seria eleito prefeito do caçula dos municípios do Pará se a eleição fosse hoje.
É o que revela a pesquisa de intenção de votos Blog do Jeso/Destak realizada nas zonas rural e urbana de Mojuí, semana passada. 400 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
Marco Antônio aparece em 1º lugar tanto na pesquisa espontânea como na estimulada. Em todos os cenários simulados pelo levantamento, o vereador de 40 anos aparece na dianteira.
Veja o quadro geral.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih_PbgZq25qP9GUCMi6uUr-ZL36IdQzFJM9fBMOP0S8-9OL1RLuBrDqio3K8xRmTkKxcP6qdBkrQ5XI2zVdQtAXq_EQ4Mq5DAU8Xde14LcKy2VN5yN0VUDKoPJjBnDO1VHcCuqzBoDQJ4g/s1600/espontanea.JPG
Na espontânea, quando o nome dos candidatos nãosão apresentados aos entrevistados, Marco Antônio aparece com quase 11 pontos percentuais à frente do 2º colocado: 20,2% contra 9,3% de Juvenal (DEM), atual vice-prefeito de Mojuí.
Em 3º, aparece o atual prefeito (6,2%), que, reeleito em 2016, está impedido de disputar o cargo no próximo ano. Em 4º, está o vereador Everaldo Camilo (5,5%), do MDB.
Confira a configuração geral da espontânea.
Estimulada cenário 1
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHyjuf9CC1Hiz1V-J68O9YEA2psEcwyzXOqeJbvm2J4c7JOlVEaJxXA5NfSTCfR6fycnon5ucRfqrHYe7n7Tiyrtf-zRqU31N63OnQ2yEZvipVj3iqOVzMZeLppUWNzH9V9THeDlecMpcQ/s1600/estimulada+1.JPG
Na pesquisa estimulada, em um cenário em que aparece o nome de 8 potenciais candidatos a prefeito, Marco Antônio lidera com quase 30%, seguido de Juvenal (19,8%) e Everaldo (10,8%).
Os vereadores Izailton (9%) e Emerson Silveira (8,1%) ocupam a 4ª e 5ª posição, respectivamente. Os ex-deputados Chapadinha (Podemos) e Antônio Rocha (MDB), hoje vereador em Santarém, não pontuaram bem neste levantamento.
Estimulada Cenário 2


Ainda na pesquisa estimulada, mas num cenário só com 6 candidatos — sem Antônio Rocha e Chapadinha –, Marco Antônio tem 29,7% das intenções de voto. Juvenal (22,5%) e Everaldo (10,8%) aparecem em seguida.
Em quarto lugar, estão empatados Izailton, Emerson Silveira e Raimundo Dadá, todos com 9%.
Estimulada Cenário 3
Ainda na pesquisa estimulada, mas num cenário só com com apenas 4 candidatos — sem Antônio Rocha, Chapadinha, Emerson Silveira e Everaldo Camilo–, Marco Antônio vai a 33% das intenções de voto. Juvenal (24,1%),Raimundo Dadá  (13, 4%) aparece em terceiro e em quarto lugar, aparece o veredor Izailton, com 10,7% dos votos.
Rejeição
A pesquisa também mensurou a rejeição dos candidatos. O mais rejeitado, entre os nomes listados para os entrevistados, é o do ex-deputado federal Chapadinha, com quase 20%, seguido por Raimundo Dadá (16%).
O nome com menor rejeição é do emedebista Everaldo Camilo (1,8%). Confira o quadro geral da rejeição.

Um dos acusados de ser mandante da morte da sindicalista Leila Ximendes diz ao Blog do Xarope que é inocente.

Marciano Lira de Almeida foi denunciado pela promotoria de justiça de Rurópolis, por meio da promotora de justiça Mariana Sousa Cavaleiro de Macêdo Dantas. 
Na denúncia apresentada, ele é apontado como um dos mandantes da morte da sindicalista e militante do Partido dos Trabalhadores (PT), LEILA CLEOPATRA XIMENDES DE SOUSA, ocorrido em outubro de 2016. Leila também era secretária do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais).
Morte da Leila continua um mistério
Com o recebimento da denúncia os três investigados passaram a ser réus do processo. 
Os outros acusados sãos o vereador Jonas Lourenço da Silva como mandante e Geoberto Neves dos Santos como principal executor do crime. 
Leila Cleópatra Ximendes de Sousa foi assassinada a facadas no dia 1º de outubro de 2016, por volta das 20h30, ladeira do bairro do Leitoso, em Rurópolis. 
A vítima teve uma parada cardiorrespiratória em decorrência de uma hemorragia provocada pelos ferimentos. 
De acordo com o Ministério Público, os réus foram denunciados por homicídio qualificado. O acusado de executar a sindicalista teve incluso um qualificador na denúncia, pois teria cometido o crime mediante a pagamento de uma recompensa. 
Se forem a júri popular, a pena dos envolvidos pode variar entre 12 a 30 anos de prisão. 
Em entrevista ao jornalista Iromar Cardoso, editor do Blog do Xarope e do Portal XP Online Marciano diz ser inocente, e que tem sofrido as consequências das denuncias impostas contra ele. Veja a entrevista na integra...
Marciano Lira de Almeida foi denunciado pela promotoria de justiça de Rurópolis,no crime da sindicalista Leila Ximedes; ele alega inocência.

Aprovação do governo Jaílson de Mojui dos Campos, é de 60%, aponta pesquisa da Destak



Pesquisa de avaliação do governo do prefeito Jailson Alves (PSDB), de Mojuí dos Campos, oeste do Pará, concluiu que, a pouco mais de 1 anos para final do seu mandato, 60% dos eleitores do município aprovam e 29% desaprovam.
O levantamento foi realizado pelo Blog do Jeso/Destak nesta semana. 400 pessoas foram entrevistadas, pessoalmente e em casa, nas zonas rural e urbana. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Reeleito em 2016, o tucano está impedido por lei de participar da disputa eleitoral do próximo ano. Até agora só ele ocupou o cargo. Mojuí dos Campos assumiu a condição de município, desmembrado de Santarém, em janeiro de 2013.
O levantamento aferiu o potencial de apoio de Jailson em relação ao seu sucessor. 55% disseram que apoiariam um nome indicado pelo tucano para sucedê-lo em 2021. Não votariam chega a 27% e os que poderiam votar somam 13%.
Confira mais 3 informações colhidas na pesquisa
O governador Helder Barbalho (MDB) tem a melhor avaliação das 3 esferas federativas: excelente (7%), boa (46%) e regular positivo (20%). Bolsonaro ocupa a última colocação: excelente (10%), boa (32%) e regular positivo (14%).
O potencial de apoio de Helder e Jailson, para candidatos a prefeitos em 2020, está empatado tecnicamente – dentro da margem de erro. Eleitores que disseram que apoiariam candidatos apoiados por eles somam: Helder (58%) e Jailson (55%). Bolsonaro chega a 46%.
Dentre os entrevistados, 48% garantiram que as respostas que deram ao pesquisador são “definitivas”. Ou seja, não deverão mudar de opinião até o dia da eleição. 40% responderam que “ainda podem mudar” e 7% que “dificilmente mudará” de opinião.
Abaixo veja o nível de satisfação da população de Mojui dos Campos.

Blog do Xarope com informação do Blog do JesoFonte Blog do Jeso

Morre no HMS quarta vítima de acidente de caminhão com madeira que capotou na PA-370, em Santarém

Caminhão capotou na região do Corta Corda após não conseguir realizar curva em ladeira — Foto: Reprodução/Redes SociaisO acidente aconteceu na área do Projeto Agroextrativista Corta Corda na noite de sexta-feira (20).
Morreu neste domingo (22), em Santarém, oeste do Pará, a quarta vítima de um acidente com caminhão que transportava madeira em uma mega operação na região do Corta Corda.

Jovem morre em acidente envolvendo carro e moto na PA-431, em Mojuí do Campos

Jovem morre em acidente envolvendo carro e moto na PA-431, em Mojuí do Campos — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Erivaldo Santos Mendonça, 24 anos, estava na motocicleta e teria tentado realizar ultrapassagem arriscada.
Um jovem morreu em acidente que aconteceu, neste domingo (22), envolvendo um carro e uma motocicleta na PA-431, em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará.
Segundo informações da Polícia, Erivaldo Santos Mendonça, 24 anos, estava na motocicleta e teria tentado realizar ultrapassagem arriscada, que o levou a colidir com um carro que vinha no outro sentido.
A vítima morreu ainda no local do acidente e segundo testemunhas ele teria consumido bebida alcoólica antes de conduzir a motocicleta.
Ainda segundo a Polícia, todas as providências como remoção do corpo, exame de local, exame toxicológico, exame cadavérico, instauração de inquérito e demais perícias foram tomadas.
Blog do Xarope Via G1 Santarém
Erivaldo Santos Mendonça, 24 anos, estava na motocicleta e teria tentado realizar ultrapassagem arriscada — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Garimpo ilegal está desmatando e contaminando rio em terra indígena no Pará, diz Greenpeace

Resultado de imagem para Garimpo ilegal está desmatando e contaminando rio em terra indígenaAcampamentos para o garimpo ilegal estão devastando grandes áreas de mata nativa na terra indígena Munduruku, no sudoeste do Pará, alerta neste sábado (21) o Greenpeace. Segundo a organização, as ações também contaminam o rio que cruza a região de Jacareacanga.
A organização ambiental divulgou um vídeo onde é possível ver enormes crateras de desmatamento em meio a floresta. Neles estão contidos acampamentos com escavadeiras trabalhando e revelando um garimpo. Há um ponto que dá para ver os rejeitos da mineração clandestina desaguando no rio. A coloração da água segue alterada por cinquenta quilômetros.