terça-feira, 2 de março de 2010

DENGUE EM ALTAMIRA

MUNICIPIO CONFIRMA SEUS PRIMEIROS CASOS DE DENGUE
Sete casos da doença já estão confirmados, e existem outros 90 suspeitos

REPÓRTAGEM: SIDALÉCIO SOUZA
No final da tarde desta terça feira o comitê de combate a dengue em Altamira-Pa,convocou uma reunião extraordinária e em caráter de urgência. O motivo? Discutir estratégias de ação ao combate a dengue e anunciar oficialmente a confirmação de casos da doença em Altamira.
O anúncio foi feito, pelo comitê de combate a dengue em reunião com a presença de representantes: da Ufpa,secretaria de educação, secretaria de saúde, vigilância sanitária,Ceproem, Semat,Semuts e secretaria de obras. Segundo o comitê já foram encontradas larvas do mosquito em todos os bairros da cidade.

Dos casos já confirmados pelo instituto Evandro chagas:

• 03 são do bairro Mutirão.
• 03 na rua Sete de Setembro.
• 01 caso no bairro Sudam I.

Segundo o comitê, mais 24 casos suspeitos já foram encaminhados para exames laboratoriais.o índice de infestação já chega a 1. 48 um percentual considerado preocupante.
Durante as ultimas semanas várias pessoas já apresentavam os sintomas da dengue. A universidade federal do Pará campus Altamira, que desde o inicio do ano vem auxiliando o comitê na realização de pesquisas agora já pretende envolver os alunos no combate ao mosquito.

Atualmente Altamira só conta com 39 agentes de endemias. E pedem a colaboração da população.

Os sintomas comuns da dengue são:

1. Febre alta e repentina.
2. Dor de cabeça e nos olhos.
3. Dor nos músculos e nas articulações.
4. Manchas vermelhas na pele.
5. Enjôo e perda de apetite.

Para o comitê de combate a dengue a partir de agora a cidade esta na corrida contra o tempo para reduzir os números de casos e evitar a proliferação do mosquito da dengue...


Uma nova opção para o Pará

Na região Oeste do Pará, o nome do empresário Luiz Carlos Tremonte, presidente regional do PSL, ganha força entre as classes produtivas do Estado. Durante muito tempo, Tremonte esteve à frente de entidades que defendiam os interesses dos empresários do setor florestal, bastante afetado pelo atual governo.
Agora, o empresário estuda a possibilidade de lançar uma candidatura alternativa cujo objetivo principal é devolver a dignidade ao povo paraense.

Acidente deixa dois feridos na BR-230


Por: Sidalécio Souza
Foto: Marcio Lopes.
Altamira – A falta de atenção e a pista escorregadia possivelmente foram as causas de mais um acidente na rodovia BR-230, no quilômetro 20, no município de Altamira, na manhã desta terça-feira.  Segundo informações fornecidas pelo coronel Almir Gouveia, do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 7h40.
No local do acidente, as marcas e pedaços do veículo espalhados por toda parte. O carro, de cor preta, ficou praticamente destruído.
O comandante dos Bombeiros informou ainda que no exato momento em que o acidente aconteceu um médico passava pelo local e prestou socorro às duas vítimas, Jairo Passarelli, 59, e José Airton, 39. Ainda segundo o coronel Almir Gouveia, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Altamira com leves escoriações pelo corpo.