quinta-feira, 8 de agosto de 2019

PF faz operação contra quadrilha especializada em fraudar o INSS

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Castanhal, Igarapé-Açu, Abaetetuba, Maracanã e Moju
Na manhã desta quinta-feira, 8, a Polícia Federal (PF) realiza a operação "Trampolina" em combate a uma organização criminosa especializada em fraudar a Previdência, conseguindo vantagens indevidas no INSS.
A organização criminosa já causou mais de R$ 2 milhões em prejuízo aos cofres públicos, afirmou a inteligência previdenciária do Pará.
A PF está cumprindo 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Castanhal, Igarapé-Açu, Abaetetuba, Maracanã e Moju, na região nordeste do estado.
De acordo com a polícia, a quadrilha conseguia os benefícios se utilizando de serviços de falsificadores de documentos e advogados.
Os acusados serão ouvidos pela Polícia Federal e em caso de comprovado o crime, eles poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento e uso de documento falso.
PF faz operação contra quadrilha especializada em fraudar o INSS - Crédito: Divulgação/ Polícia Federal

Polícia apresenta 20 abusadores sexuais de crianças e adolescentes no Marajó

Acusados de abuso sexual presos no Marajó foram apresentados pela Polícia (foto: Ronaldo Santos)
A Polícia Civil apresentou na manhã desta quinta-feira, 8, na Delegacia Geral, em Belém, os resultados finais da operação Resgate Marajó deflagrada na última segunda-feira, 5, em municípios da região do Marajó Oriental. Durante a ação foram cumpridos mandados de prisão de pessoas investigadas por práticas de abuso sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, 20 prisões foram realizadas. Os presos foram transferidos para a capital paraense. 
Deflagrada pela Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Polícia do Interior, a operação é considerada a maior da história do Pará em relação a casos de abuso e exploração sexual, na região da Ilha do Marajó. O nome da Operação faz referência à complexidade existente na apuração dos casos de abuso e exploração sexual na região. Grande parte dos abusadores fazem parte da família das vítimas. 
Após investigações, realizadas por todas as delegacias do Marajó Oriental, especialmente, a Delegacia de Muaná e a Delegacia de Atendimento à Criança e o Adolescente de Soure, as autoridades colocaram em prática o planejamento estratégico que deu cumprimento a mais de 20 mandados de prisão preventiva de investigados por cometer atos de abuso e exploração sexual no Marajó. Do total de prisões, a maioria (11) foi realizada em Muaná. A operação se estendeu ao longo dos três últimos dias.
Com informações da Ascom da Segup.

Mulher é presa pela PF com 5kg de ‘supermaconha’ em barriga de gravidez falsa

Mulher foi presa durante fiscalização a embarcação no porto de Óbidos — Foto: Reprodução
Farsa foi descoberta após a mulher tirar a barriga durante a viagem. Prisão foi feita em uma embarcação em Óbidos.
Durante fiscalização de rotina da Polícia Federal, Força Nacional e Guarda Portuária Federal nas embarcações que atracam no porto de Óbidos, no oeste do Pará, uma mulher foi presa com uma barriga de gravidez falsa, onde estavam escondidos, aproximadamente, 5kg de “supermaconha”.

Mulheres sãos presas por crime de receptação, e trafico de drogas em Rurópolis.

No bar também funciona uma residência, foi constatado pela polícia indícios da existência de um prostíbulo
Foram presos em flagrante delito por policiais Civis e militares de Rurópolis as nacionais DILVANEA SANTOS DOS REIS, natural de Santarém-PA, 41 anos e SIMONE DOS SANTOS, natural de Santarém/PA, 41 anos todas residentes no antigo bar do Maranhão, localizado no bairro Bela Vista, por crime de Receptação de utensílios domésticos furtados de uma residência na tarde daquele dia.
Após investigações realizadas pelo Investigador Alexandre Ripper foi possível localizar os objetos receptados. Policiais Civis e Militares deflagaram uma operação integrada no Antigo Bar do Maranhão, onde apreenderam os objetos furtados, além de encontrarem três petecas de crack, uma soma de dinheiro possivelmente oriunda de crime e uma cédula monetária falsa.
Objetos furtados, além de petecas de crack, uma soma de dinheiro possivelmente oriunda de crime e uma cédula monetária falsa.
No bar onde também funciona uma residência, foi constatado pela polícia indícios da existência de um prostíbulo. Todos que estavam no momento foram conduzidos para a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos, inclusive, um dos moradores de nome ERINALDO TELES, natural de Novo Repartimento, 22 anos. As mulheres negaram seu envolvimento com o tráfico de drogas e demais crimes, porém, confessaram ser usuárias de entorpecentes. 
Segundo o delegado de Polícia Civil Dr. Ariosnaldo da Silva Vital Filho, as suspeitas foram autuadas em flagrante delito pela receptação dos objetos e pelo consumo de entorpecentes. Quanto aos demais crimes as investigações irão prosseguir a fim de se apurar a origem de cédula aparentemente falsa, a qual será submetida a exame pericial e por determinação da Autoridade Policial local o alvará de funcionamento do bar foi suspenso uma vez que no primeiro momento há indícios de que as funções primárias daquele local (funcionamento de bar) estaria sendo desvirtuadas como casa de prostituição.
As diligências policiais com intuito de prevenir e reprimir crimes estão intensificadas com diligências constantes e Integradas, em todo o município de Rurópolis, realizadas por policiais militares da 17ª CIPM, sob o comando do capitão Manoel Vieira, atuando de forma integrada com a Polícia Civil do município sob o comando do delegado Ariosnaldo Vital Filho.

Cardápio diário e prática de exercícios físicos merecem atenção do santareno, defende nutricionista

Especialista da Pitágoras Santarém analisa pesquisa do Ministério da Saúde e dá algumas dicas para quem está acima do peso. 
Santarém, julho de 2019 – Em 13 anos, o número de brasileiros obesos subiu 67,8%, com o índice saltando de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, nos últimos três anos, o Brasil apresentava taxas estáveis da doença.
Para Lurdiane Cardozo, tutora de Nutrição da Pitágoras Santarém, alguns hábitos do estilo de vida moderno justificam esses números. “A população se encontra mais ocupada e com menos tempo para preparar as próprias refeições em casa, o que leva essas pessoas a procurarem refeições mais práticas, rápidas e, consequentemente, mais baratas e quase sempre não saudáveis”, afirma, referindo-se aos alimentos ultraprocessados. “São refeições de alto valor calórico, com grandes quantidades de sal ou açúcar”, explica.
Além disso, argumenta Lurdiane, a população também não dorme ou descansa as horas recomendadas, o que “prejudica a saúde como um todo, causando cansaço, falta de atenção e memória curta”.

Mãe pede socorro para filho que aguarda cirurgia com 300 crianças à frente na lista de espera no Hospital Regional em Santarém

A mãe do pequeno Maxsuel Claudino Martins, de apenas 2 anos de idade, Olinda Claudino Bill, fez um desabafo desesperador nas redes sociais para relatar a situação em que se encontra o filho e pedir ajuda aos que se sensibilizarem com o caso e que queiram contribuir de alguma forma com a família para custear mobilidade até o hospital regional e com remédios solicitados. 
No apelo dona Olinda que veio do município de Itaituba, mas se encontra em Mojui dos Campos narra em vários áudios de grupos de whatsapp o drama que vive nos bastidores do hospital, e no final faz apelo de socorro com objetivo central é chamar atenção das autoridades quanto ao caso de seu filho.
Maxsuel foi diagnosticado com Hernia Inguinoescrotal esquerda, e já em situação crítica, precisa com urgência passar por um procedimento cirúrgico. 
No entanto, na rede particular, conforme relata a mãe, o custo da cirurgia é muito alto para a situação financeira em que vive, sendo o valor mínimo de 5 mil reais, uma vez que ela não trabalha, pois não tem com quem deixar a criança.
Logo, a outra opção, mesmo que demorada, seria pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, a fila de espera é tamanha que na frente de Maxsuel, estão mais 300 crianças aguardando serem chamadas. A mãe já está há cerca de três meses em Santarém com o objetivo de conseguir uma vaga cirúrgica no hospital regional do baixo Amazonas, mas até o momento, não conseguiu, mesmo constando no laudo médico a urgência de internação hospitalar.
"Meu filho chora todos os dias. "Mãe meu ovinho dói". Tem momentos que ele não consegue nem falar, porque eu acho que dói tanto que fica roxo. Cada vez tá ficando mais difícil, ele chora e eu não posso fazer nada. Vou no posto de saúde, mas eles só querem dá soro, o que não é a solução" relatou Olinda sobre a situação cotidiana do filho.
Em relação à ajuda financeira que precisa, a mãe destaca. "Sobre a situação financeira, eu preciso, porque eu não estou trabalhando e nem tem como, porque não tem com quem eu deixar ele. Eu tenho que pegar ônibus e táxi. 
Pra chegar até o hospital regional, tudo é pago. Ele tem asma, e eu tenho que comprar remédios" afirmou.
O que eu quero é ver meu filho bem. Eu peço a todos de coração, que me ajudem, independente da cor, raça e religião; isso não importa" finaliza pedindo encarecidamente a ajuda à todos aqueles que puderem. Se você foi alçancado por esta publicação e deseja ajudar esta família, entre em contato (93) 991796758 e fale diretamente com a mãe do pequeno Maxsuel.
Blog do Xarope com informações do Portal 24 Horas