quinta-feira, 29 de junho de 2023

Duas cidades do Oeste do Pará ‘encolheram’ segundo dados do Censo 2022


Placas e Rurópolis são os dois municípios com população em queda.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (28), os dados coletados pelo Censo Demográfico 2022. As informações mostram que a região do Baixo Amazonas, no oeste do Pará, chegou próximo de 859 mil habitantes (858.973). Dos 16 municípios dessa região, apenas dois encolheram: Placas e Rurópolis.
Em comparação com o Censo de 2010, quando a população de Placas era de 23.934 habitantes, a cidade teve um encolhimento significativo de -5.266 habitantes, ou seja, -22% no Censo de 2022 com uma população estimada em apenas 18.668 habitantes.
O município de Rurópolis aparece no Censo 2022 com -4.318 habitantes, o que corresponde a -10,77% da população registrada há 12 anos. No Censo de 2010, a população de Rurópolis era de 40.087 habitantes, já no Censo 2022, caiu para 35.769 habitantes.População em queda
Com o encolhimento populacional, os municípios de Placas e Rurópolis deverão ter perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2023. 
A distribuição dos recursos é realizada de acordo com o índice populacional. São estabelecidas faixas, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.
O FPM é composto por parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para a sua distribuição, cabe ao IBGE encaminhar os dados populacionais ao TCU, que por sua vez fixa o coeficiente de cada município aplicando a metodologia definida em lei, que também leva em conta a renda per capita.

Investigações para identificar donos de mais de 800kg de cocaína encontradas submersas no rio Tapajós, continuam


A pasta base de cocaína avaliada em mais de R$ 41 milhões foi toda incinerada. Ninguém foi preso.
As investigações para tentar identificar e localizar os donos dos mais de 800kg de pasta base de cocaína encontradas submersas no fundo do rio Tapajós, continuam. A Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará, conseguiu chegar ao produto ilícito, em uma região conhecida como Ilha Periquito, após denúncia anônima.
O delegado Jair Castro informou na manhã desta quarta-feira (28), que os trabalhos da Polícia Civil em torno do caso correm em segredo para não atrapalhar as investigações.
Segundo o delegado, o que se sabe até o momento é que a droga pertence a um grupo de pessoas, que juntas trabalharam no transporte e logística da droga.
O ponto onde a cocaína foi escondida, não foi escolhido pelo grupo criminoso de forma aleatória. Para o delegado o ponto é estratégico, e facilitaria na logística da droga. A suspeita é de que toda substância seria tirada aos poucos e distribuída para outros estados brasileiros.
A droga foi periciada, e de acordo com Jair Castro , se trata de um produto de qualidade, e com característica internacional. Outra hipótese, é que a substância, encontrada em 15 grandes sacos, chegou até a Ilha Periquito amarrada em alguma balsa ou em outra embarcação.
Na sexta-feira (23), após passar por perícia e receber autorização da justiça, a droga foi incinerada, o que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 41,7 milhões ao grupo criminoso.