Lenções Maranhense

Quem prende fazer uma viagem maravilhosa não precisa ir para Miami ou Caribe é só pegar a rota Santarém a cidade de Barreirinha no estado do maranhão, lá você encontrára a maravilhosa praia dos lenções Maranhenses.

Reportagem ESPECIAL da redação
Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionaisA cerca de 300 quilômetros de São Luís, a cidade de Barreirinhas é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, transformados em parque nacional desde 1981. Pelo rio Preguiças, de Barreirinhas, são mais de 30 quilômetros de barco até o povoado de Caburé. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses une o solo árido do Nordeste - que propicia a formação das dunas - ao clima úmido e chuvoso do Norte - que permite o acúmulo da água e o surgimento de milhares de lagoas. As dunas se estendem até onde a vista alcança: são 155 quilômetros de areia.
O período em que é possível aproveitar melhor as lagoas vai de maio a novembro: durante o "verão" maranhense, que vai de julho a dezembro, a areia retém a água, até mesmo em grande parte dos meses de estiagem. Algumas lagoas chegam a 3 metros de profundidade. De janeiro a junho chove quase diariamente na região; é o chamado "inverno".
O parque é dividido em Grandes Lençóis - onde estão as Lagoas Azul, Bonita, da Esperança e do Peixe - e Pequenos Lençóis, onde ficam as comunidades, como as de Caburé, Vassouras e Morro do Boi.
Em Barreirinhas experimente os pratos típicos maranhenses, como o arroz de cuxá, o caranguejo, a tarioba, a torta de camarão e as frutas regionais: bacuri, cupuaçu, açaí e muitas outrasGuias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais.
Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionaisO Terraço Preguiça tem filé de peixe ao molho de maracujá ou manga. Mas o destaque da casa é o tradicional peixe frito com arroz-de-cuxá - uma mistura de camarão, farofa e uma hortaliça local chamada vinagreira (Hibiscus sabdariffa, também conhecida como “azedinha”). Os pratos servem duas pessoas. Restaurante Terraço Preguiças. tel. 98 – 3349-0422, av. Beira-Rio, 307 A. O restaurante da pousada Murici, à beira do rio Preguiças, em Barreirinhas, tem frutos-do-mar, peixes, carnes, aves e pratos típicos do Maranhão. Pousada e Restaurante Murici. tel. 98 – 3349-1802, rua Inácio Lins, s/n. www.pousadamurici.com.br Em Barreirinhas, o Dona Maria é especializado em frutos-do-mar e pescados.

Divirta-se:

Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais
Lençóis Maranhenses - BrasilContexto
O deserto de dunas brancas com lagoas penetrantes são o maior atrativo do lugar. Lá, só os valentes 4X4 superam a areia fofa. São eles que levam – aos solavancos – os turistas às imperdíveis lagoas Azul e Bonita, onde as altas temperaturas maranhenses convidam ao mergulho. A bela e isolada lagoa da Gaivota, situada no município de Santo Amaro, também merece uma visita. O lugar serviu de cenário ao filme “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington. Outro atrativo da região é a navegação pelo rio Preguiças a bordo de uma “voadora”, como são apelidados os barquinhos a motor por ali. A voadora perpassa uma linda paisagem de manguezais e vai até comunidades isoladas, como Caburé (a 30 km de Barreirinhas) e Atins (já perto do Oceano Atlântico).