terça-feira, 19 de março de 2019

Governador Helder Barbalho recebe lideranças e garante preitos para São Felix do Xingu

Helder recebeu o ex-prefeito João Cléber e Francisco Tores, e prometeu a retomada das obras em São Felix do Xingu
O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), recebeu na tarde desta terça-feira, o ex-prefeito João Cleber do Município de São Felix do Xingu, e o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rural, Francisco Torres, o Torrinho. 
Na pauta, foram tratados inúmeros assuntos relacionados como de suma importância para o desenvolvimento do município. 
Em mensagem de vídeo, o governador Helder disse que era uma grande satisfação receber as duas lideranças, e falar com o povo de São Felix do Xingu. 
O governado prometeu retomar as obras, citou a de uma escola estadual completamente abandonada pelo governo anterior, falou da pavimentação que o governo vai fazer na sede do município, como também das vilas. 
Enumerou outras demandas que sãos fundamentais para desenvolvimento da cidade, e apontou o Posto Fiscal. “Quero mandar um forte abraço ao povo de São Felix do Xingu, e dizer que os pleitos já estão todos anotados e serão encaminhadas para as devidas secretarias”, disse o governador em vídeo gravado. 
Assista o vídeo.

Sindicato dos Educadores dá sinais de descontentamento com o governo do Pará

A paralisação estadual prevista para o dia 25/3/2019, segunda-feira, dos servidores estaduais da educação, no estado do Pará, é mais um sinal de que a categoria não está “gostando” da maneira como a Secretaria Estadual de Educação vem conduzindo a maior pasta da gestão Helder Barbalho. Durante a campanha eleitoral, em 2018, o então candidato do MDB, ao governo do Estado, havia se comprometido a pagar o Piso Nacional Salarial do Magistério, em um documento assinado na frente dos educadores, mas não foi isso que ocorreu. 
Como seu antecessor, Simão Jatene, sempre se negou a cumprir a Lei do Piso, esse “gesto” de Helder Barbalho garantiu a ele a maioria dos votos da categoria. No entanto, após assumir o governo do Pará, o gestor vem postergando o compromisso, deixando a categoria de “cabelo em pé”. A nomeação de uma empresária, Profª Leila Freire, para Secretaria de Educação, também não foi bem “digerida” pelos educadores. 
A demora na tomada de decisões estaria prejudicando o andamento das escolas. Em pleno mês de março, após mais de 70 dias de governo, nem todos os diretores de regionais de educação foram definidos.

Major Curió é denunciado pelo MPF de Marabá por crimes na ditadura

O Ministério Público Federal de Marabá (MPF-PA) apresentou denúncia nesta segunda-feira (18) contra Sebastião Curió Rodrigues de Moura – conhecido como major Curió – pelo homicídio qualificado e ocultação dos cadáveres de dois militantes do Partido Comunista do Brasil PC do B em 1974, durante a ditadura militar.

Ações e projetos da Imprensa Oficial do Estado serão divulgados em Santarém

O presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOE), Jorge Panzera, cumpre agenda de trabalho em Santarém, nos dias 21 e 22 de março, como parte das ações de transferência temporária da sede administrativa do Governo do Estado para o município de Santarém, no oeste do Pará.
Além de acompanhar as ações do governador Helder Barbalho, realizará um trabalho de aproximação da IOE com as associações dos municípios do Baixo Amazonas, para falar dos serviços disponibilizados pela gráfica, da emissão do certificado digital, do projeto Livro Solidário e da proposta de criação da editora pública, que pode servir tanto aos órgãos da administração estadual quanto aos que buscam um serviço de qualidade com custo reduzido.
A agenda prevê reuniões com o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que está à frente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), e com representantes da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) e da Associação dos Municípios do Oeste do Pará (Amut).
Panzera também vai aproveitar a oportunidade para discutir com representantes de entidades culturais os ajustes no formato do Salão do Livro do Baixo Amazonas, que será realizado em julho deste ano. Desde 2016, a IOE é uma das patrocinadoras do evento que, em 2018, movimentou R$ 1,1 milhão com a comercialização de 61 mil livros, nos 32 estandes das editoras, segundo dados da Associação Nacional do Livro (ANL).

Vereador e advogado David Salomão apura desvio milionário na prefeitura de Itaituba

Resultado de imagem para Valmir climaco
Valmir Clímaco do MDB 
O vereador e advogado David Salomão (PTC), está apurando a existência de desvio de finalidade na aplicação de R$ 3.150.005,00 (Três milhões cento e cinquenta mil e cinco reais) pela gestão do atual prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco.

Entenda o caso 
De acordo com o vereador, em 2017, a Câmara Municipal autorizou, por meio da Lei nº. 3.024/2017 de 23 de Fevereiro de 2017, que a gestão municipal fizesse a alienação da folha de pagamento dos servidores municipais. A Lei aprovada deixou claro que os valores provenientes dessa alienação (venda) seriam destinados à aquisição de equipamentos (maquinas pesadas e veículos de médio e grande porte) (art. 3º, § 1º da Lei nº. 3.024/2017). 
A licitação foi realizada e o contrato celebrado com o Banco Bradesco que depositou em 04/01/2018, na conta indicada, o Valor de 3,150 milhões de reais. 
Passado quase todo ano de 2018 sem que a Prefeitura tivesse apresentado a Câmara Municipal e a sociedade os resultados da licitação, David Salomão resolveu pedir esclarecimentos a gestão a respeito da situação, por meio de requerimento. "O pedido foi em vão, pois até a presente data a gestão municipal não encaminhou resposta." disse o parlamentar 
O Banco Bradesco, que também foi questionado pelo vereador, em resposta, forneceu os elementos necessários para que o requerente pudesse iniciar a apuração dos fatos. Em poder do extrato bancário, o vereador pôde constatar que um dia após da realização do depósito, em 05/01/2018, a gestão municipal já havia "evaporado" com mais de Dois Milhões de Reais, sem apresentar qualquer dos itens que deveriam ser adquiridos, conforme a lei municipal autorizou. 
“Essa prática, uma vez caracterizada, é punível, conforme prevê o art. 11 da Lei de Improbidade Administrativa, pois configura, ao nosso sentir, um desvio de finalidade na aplicação da verba pública, visto que não observou as regras da lei municipal”. Afirmou o vereador

Congressos do PCdoB e PPL aprovam união em defesa do Brasil

Em um dia histórico para os comunistas do Brasil, o PCdoB e o PPL realizaram, neste domingo(17), congressos extraordinários para aprovar a união dos dois partidos. A partir de agora as duas legendas se unem numa só: o PCdoB, culminando um rico processo iniciado há cerca de cinco meses. Nesta segunda-feira será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido para que a corte homologue a incorporação.
Foto: Karla Boughoff
Os congressos foram realizados na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e, em clima de grande entusiasmo, os delegados oriundos de todos os estados brasileiros aprovaram a proposta de incorporação do PPL ao PCdoB apresentada pelas direções dos dois partidos. Também foi aprovada a ampliação do Comitê Central, que passa a contar com 170 membros, e da Comissão Política Nacional, agora composta por 41 integrantes. Ao final dos congressos, o Comitê Central recém-eleito reuniu-se para eleger os novos integrantes da Comissão Política Nacional, assim como da nova Comissão Executiva Nacional, da qual passou a fazer parte, como um dos dois vice-presidentes, Sérgio Rubens, que até este domingo presidia o PPL. 

Com trégua das chuvas, Prefeitura intensifica obras de manutenção em ruas asfaltadas

Agência Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) aproveita a trégua das chuvas na região para intensificar as obras de manutenção nas ruas asfaltadas do município. Mesmo com as chuvas, algumas ações já estavam sendo executadas dentro das possibilidades apresentadas. Agora, elas foram intensificadas. Com duas equipes de trabalho, desenvolvendo as ações simultaneamente, várias ruas e avenidas recebem o serviço, que visa garantir melhorias nas vias públicas e maior segurança no deslocamento da população.
“No período de chuvas, nossas equipes atuam muito na limpeza das vias. Quando ameniza e temos essa trégua com mais dias de sol, as equipes de recuperação asfáltica (tapa buraco) retomam os serviços de maneira mais intensa e direcionada. A programação da recuperação asfáltica ocorre atenta às solicitações que vêm da população, sobretudo, nas vias de maior fluxo de pessoas e veículos”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões.
O trabalho de recuperação asfáltica já atendeu, somente neste mês de março:
Travessa Luis Barbosa;
Av. Borges Leal;
Av. São Sebastião;
Av. Bartolomeu;
Av. Marajoara;
Av. Fernando Guilhon;
Av. Castelo Branco;
Ruas da vila balneária de Alter do Chão
Na segunda-feira (18), as equipes realizaram serviços na Av. Dom Frederico (trecho entre as Avenidas Tupaiulândia e São Nicolau) e na Rua Padre João, no Centro.