sexta-feira, 24 de maio de 2013

Seu Mané, o Paxá de Itaituba. No velho tempo dos descaminhos do ouro

Por Manoel Dutra
História de jornalista: quando "o dinheiro abafa"
“Na segunda, na quarta e na sexta-feira sou de uma. Na terça, na quinta e no sábado sou de outra. No domingo é minha folga, fico solteiro”.
Charge J. Bosco, especial para o livro Ramal dos Doidos, 1998.
Quase ninguém na cidade e em toda a região garimpeira de Itaituba sabe quem é Aldo Inácio, um paulista de 38 anos que aqui chegou em 1980, vindo de Porto Velho numa Kombi. Mas ninguém desconhece o Seu Mané. E por duas razões - ele é hoje um dos homens mais ricos da região e que não faz segredo sobre sua vida familiar. Casado com duas mulheres com as quais tem oito filhos, cria um outro cuja mãe é gerente de uma de suas firmas e, para quem quiser surpreender-se, todos - só não a gerente - vivem sob o mesmo teto, aliás dentro do palacete cujas suítes têm a visão do Tapajós. 

Abandonado, homossexual Terezinha mata e vai preso pela policia

Terezinha apesar da desgraça, aparece sorrindo entre os policias militares e civis de Uruará
Um profissional de mão cheia, e trabalhador, Antônio Pereira de Araújo, popularmente conhecido por Terezinha acabou tendo um fim triste depois de matar, segundo a Polícia do Município de Uruará o seu companheiro conhecido como Bolinha. .
Pra quem não conhece ou conheceu Terezinha, é capaz de dizer que ele é uma pessoa de má índole, porém ele sempre foi uma pessoa simples, muito humilde e bom profissional, seja como cozinheiro ou  como trabalhador de serviço gerais.
Sua história remota o início da criação do município de Rurópolis, no qual conheci trabalhando no restaurante da RODOVIÁRIA. Lá ele ficou vários anos, e todos admiravam por sua postura, apesar de ser homossexual.
Após perder o emprego, Terezinha caiu na bebida, chegou a voltar a trabalhar no município de Placas, infelizmente sem apoio necessário caiu de novo na vida, atrelados dessa vez na bebida e nas drogas 
Fiquei surpreso e triste ao deparar com sua história em um site do município de Uruará, região da Transamazônica, apontado pela polícia como autor de um homicídio. Preso ele se encontra a disposição da justiça local.
Veja a matéria na integra..