quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Presidente e diretores da Norte Energia se reúnem com a Comissão de Acompanhamento de Belo Monte na Alepa

Foto Marco Antônio Prestes 
O presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo, esteve na tarde desta quarta-feira (07.08), em Belém, com os integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da UHE Belo Monte, instalada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O presidente estava acompanhado dos diretores de Construção, Antônio Kelson e Socioambiental, João dos Reis Pimentel.
O encontro é resultado do convite da comissão presidida pelo deputado Martinho Carmona (PMDB) e composta pelos deputados José Megale (PSDB), Raimundo Santos (PEN), Airton Faleiro (PT), Eliel Faustino (PR) e Parsifal Pontes (PMDB). Na oportunidade, a diretoria da Norte Energia apresentou a parte institucional do empreendimento; as obras das condicionantes e as destinadas a promover o desenvolvimento regional e garantir os benefícios da construção de Belo Monte para a região do Xingu e da Transamazônica; e o  andamento de atividades nos canteiros de obras da UHE Belo Monte.
“Sempre que pedimos informações, a Norte Energia tem sido rápida e cortez, sem jamais sonegar informações. Agradecemos a presença de todos e agora nos cabe mostrar à sociedade que a empresa além de séria está correspondendo às nossas expectativas”, disse o presidente da Comissão, deputado Martinho Carmona.
O presidente Duílio agradeceu o convite da Assembleia e destacou que a Norte Energia está muita satisfeita em mais uma vez poder estar presente na Alepa.“Na nossa apresentação trouxemos todas as informações da obras e das condicionantes e estamos sempre abertos para atender a Comissão no que for necessário. Estamos à disposição em Brasília e Altamira”.
Ações na região do Xingu:
Entre as ações apresentadas aos parlamentares está a aquisição de cinco áreas, dentro da malha urbana de Altamira para a construção dos Novos Bairros que receberão famílias que hoje vivem nos igarapés da cidade. O compromisso da Norte Energia é prover toda a infraestrutura de saneamento e equipamentos comunitários para o reassentamento dos moradores em 4.100 casas. As moradias terão 63 m² cada, em um lote de 300 m², sendo oferecida a opção de unidades equipadas para receber pessoas com deficiência. Destaca-se ainda, no primeiro semestre de 2013, o início das obras de saneamento em Altamira, bem como a construção dos aterros sanitários em Altamira e Vitória do Xingu.
Na área de Educação, a Norte Energia contabiliza, atualmente, 27 escolas em construção ou fase de elaboração de projetos, afora as 40 escolas já entregues na região. Na saúde, a Norte Energia comemora a redução de 77% nos casos de malária no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2011, antes do início do Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM), proposto pela Norte Energia aos governos municipais, estadual e Federal, em uma articulação para o combate da doença em seis municípios. Além do Plano, os investimentos em Saúde incluem 27 Unidades Básicas de Saúde construídas e equipadas pela empresa para atendimento médico e odontológico na região, a disponibilidade de 8 equipes de Saúde da Família e ainda obras de um Hospital com 103 leitos, sendo 10 leitos de UTI.
Os deputados também puderam conhecer os avanços nas iniciativas de geração de renda, com projetos para atividade pesqueira, como a realização de cursos de mergulho e de orientação quanto ao uso de equipamentos de segurança no desempenho dessa atividade. Outro público a receber a atenção da Norte Energia é o de pessoas que migraram para a região de Belo Monte em busca de trabalho. Esses migrantes são recebidos na Casa de Acolhimento ao Migrante que conta com profissionais qualificados para orientar sobre programas de inserção no mercado de trabalho ou, para aqueles que assim preferirem, retornar às suas cidades de origem.
Na área da Segurança Pública, a Norte Energia assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) envolvendo valores na ordem de 100 milhões de reais para obras, equipamentos e helicópteros para a atuação da Polícia Militar na região. A Norte Energia também enfatizou que aproximadamente 70% dos trabalhadores de origem do estado do Pará.
Ao final da reunião, o presidente Duilio convidou os parlamentares para conhecerem, na segunda quinzena de setembro, as obras da UHE Belo Monte. “Eles poderão conhecer fisicamente, o que viram hoje por meio de slides”, afirmou. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Alepa, Márcio Miranda (DEM), além dos deputados Carlos Bordalo (PT), Bernadete Ten Caten (PT), Alfredo Costa (PT), Nélio Aguiar (DEM), Tetê Santos (PSDB), Tião Miranda (PTB) e Eduardo Costa (PTB).
Por Karina Pinto 

Sete meses, e Banha ainda não saiu do palanque em Uruará



Veja a situação em que se encontra o veiculo, uma vergonha

Parece que o povo de Uruará trocou o Certo pelo Duvidoso. É o que mostra o prefeito eleito conhecido por Banha, um madeireiro que levou sorte ao juntar um grupo forte para derrubar o então grupo do peemedebista Eraldo Pimenta que lançou o jovem Gilsinho Brandão.
O desgoverno praticado por Banha é visível e chegar a dar dó, nem mesmo o que foi deixado vem sendo cuidado. Apesar do pouco tempo, a população já demonstra revolta. A saúde é o que mais chama atenção. Posto de saúde sem remédio. Faltam médicos, e pior, até os veículos que foram deixados pelo ex-governo vem se deteriorando, uma vergonha total. Banha passa o tempo todo viajando entre Belém, Brasília e Altamira.
Veja como chegou
Veja o que enviou para a nossa redação o cidadão Simon Lino de Souza: Olha a situação em que se encontra a nossa UTI móvel. Nem o hospital tem os equipamentos que esse veículo tinha e hoje encontra-se jogado, vandalizado pela atual administração. Um veículo que custou muito aos cofres públicos, que poderia estar salvando vidas, numa cidade que tem-se que contar com a ajuda dos amigos para transportar os doentes. Esse carro estava novo no final do ano passado. Uma vergonha, minha indignação é enorme, quando lembro da necessidade da nossa região quando se fala em atendimento de acidentados. Isso é uma vergonha, sem palavras.

xaropada em tempo real



A Realidade e Falência do Modelo da Administração em Terra Santa

O atual Prefeito Marcilio Picanço(PSD), município de Terra Santa, região da Calha Norte tem colocado como prioridade o interesse politico e sua vaidade pessoal de se manter no poder custe o que custar pagando avião
município de Terra Santa vive momentos difíceis
p/a ir até Belém e contratar advogados caríssimos tudo em nome de uma rivalidade conhecida como RCC (CRIATURA x CRIADOR), enquanto isso sua administração torna-se cada vez mais vazia, confusa e desacreditada onde ninguém sabe SE É O CACHORRO QUE ABANA O RABO OU O RABO QUE ABANA O CACHORRO, enquanto isso a vice recebe tranquilo sem fazer nada e torcendo por sua desgraça, afinal de contas o acordo era para derrotar o ex-Prefeito, não fazer uma boa Administração para o nosso município buscando soluções para o problema da Saúde que não temos médicos e nem remédios básicos que hoje mandamos os nosso doentes para Oriximiná e até mesmo para Faro; o matadouro nenhuma solução e continua contaminando tudo ao seu redor, o asfalto que virou sonhos de areia, o mercado Municipal que não funciona porque o peixe que chega é vendido somente pra atravessadores, o velho e conhecido trapiche caiu no esquecimento que não sai do papel, salários atrasados, demissões em massa dos enganados, ruas escuras, a segurança publica do município é preocupante a venda de entorpecentes é visível e nenhuma providencia é tomada, etc. “De um lado, a dura realidade dos terrasantenses. De outro, a ilha da fantasia do atual Prefeito que alimenta a esperança de poder reverter a situação da decisão judicial, cuja mesmo amargou uma derrota por unanimidade por decisão plenária e assim alimentar a sede de seus secretários em poder tirar mais proveito financeiro.”
PREFEITO SOME DO MUNICÍPIO
Depois de ter lutado para se tornar gestor do município, o prefeito Jailson Silva, de Moju idos Campos  stá sendo procurado como se procura agulha no palheiro. Afirmam moradores de Mojui que “o homem vive mais em Santarém e Belém do que aqui”. Mas ele justifica suas ausências de Mojui alegando que ‘estou trabalhando e não passeando’, justifica  ele.

COLÉGIO COM MAIS SEGURANÇA
É o que está exigindo pais de alunos que estudam no colégio Júlia Passarinho. Para eles, o muro existente não é capaz de intimidar os vândalos que perambulam próximo ao logradouro, e que diariamente são vistos em toda a área em frente ao educandário, um dos mais tradicionais do município. Qualquer dia desses receberemos uma trágica notícia de um de nossos filhos, argumentam os pais, que estão cobertos de razão.

ROUBO NOS CEMITÉRIOS
Já não bastasse os assaltos á mão armada que diariamente acontecem em toda a cidade, num fato recorrente, agora os aleijados mentais se acham no direito de roubar peças caras colocadas para identificar pessoas mortas que estão sepultadas nos cemitérios de Nossa Senhora dos Mártires e Sâo João Batista. No centro de Santarém. Além de não respeitarem os mortos, também usam os dois campos santos como, pasmem, motel. E o gestor municipal tem entes queridos que lá dormem o sono eterno.

POSTULANTES 
Diante da proximidade das eleições de 2.014, vereadores já se assanham e vão pleitear direito de serem postulantes á uma vaga como deputado estadual ou federal.  Mas para os políticos com assento nos parlamentos estadual e federal não será fácil aos postulantes  vencer uma eleição de deputado. E entre os que desejam ser deputado estadual se encontra Henderson Pinto, atual presidente do Legislativo municipal, e mais Júnior Tapajós, filho do ex-presidente do Legislativo municipal, José Maria Tapajós, esse sim fortíssimo postulante á vaga de parlamentar. Já na Transamazônica aparece Eraldo Pimenta, ex-prefeito da cidade de Uruará que deve ser o mais votado nessa região, ele postura uma vaga pelo PMDB.