sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Homem é flagrado furtando residência no bairro Santarenzinho



Na madrugada de quarta-feira (26), imagens de câmeras de segurança flagraram um indivíduo furtando uma residência, na rua 31 de Maio entre Cruzeiro do Norte e 13 de Maio, bairro Santarenzinho, em Santarém.

Primeiro bispo transgênero revela que foi à posse com colete à prova de balas


No ano passado, a Igreja Evangélica Luterana da América, considerada uma das maiores denominações cristãs nos Estados Unidos e que possui quase 3,3 milhões de membros, nomeou seu primeiro bispo abertamente transgênero. No entanto, Megan Rohrer, de 41 anos, conta que embora seja "uma coisa bizarra e maravilhosa” liderar um dos 65 sínodos da Igreja, supervisionando quase 200 congregações, passou por um desafio de temor ao tomar posse no cargo.

Ao compartilhar como foi tomar posse do cargo na primeira denominação cristã do país a ter essa postura, o bispo conta que usou um colete à prova de balas durante a cerimônia, realizada em setembro do ano passado, na Grace Cathedral, em San Francisco: “Na minha posse eu estava usando um colete à prova de bala, porque o clima de ódio vai além de apenas palavras, né? É físico e baseado em políticas”, afirmou Rohrer. No entanto, ele destaca que já no local, não percebeu muita gente “chateada” com sua eleição.

PRF prende homem acusado de matar dois empresários no oeste do Pará



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu Paulo Cabral Ferreira dentro de um ônibus na tarde de quinta-feira, 27, acusado de matar quatro pessoas no município de Novo Progresso, região oeste do Pará.

Segundo informações, Paulo estava envolvido na morte de dois empresários em Novo Progresso. A prisão aconteceu durante uma fiscalização a um ônibus que saía de Santarém na rodovia BR-163, com destino a Porto Alegre

Bebê que recebeu vacina anticovid por engano fará novos exames na próxima semana



Na próxima semana, a bebê de seis meses que foi vacinada com um frasco inteiro de vacina anticovid por engano passará por novos exames médicos. A criança é monitorada após receber o equivalente a seis doses da vacina da Pfizer contra a doença. Segundo a mãe da criança, "Eles (os médicos) não sabem ainda por quanto tempo que vai ter que estar monitorando ela. Acreditam que vai ser um longo prazo aí, mas só de saber que ela está reagindo bem, pelo fato de não ter tido nenhum sintoma", diz.

A mãe da bebê, que é técnica de enfermagem, relata que os últimos exames da bebê apresentavam alteração na parte de coagulação e por esta razão deve seguir sob acompanhamento: "A gente pergunta: 'doutora, quais riscos' e a médica nos diz 'estamos avaliando'. Então, vai avaliar sinais e sintomas que ela apresentar. Como, graças a Deus, não está apresentando nada de sinais nem sintomas, vão monitorar com a parte sanguínea, que nos últimos exames estava dando alteração", conta a mãe.

Sacos de sementes são furtados de propriedade em Rurópolis e ‘aparecem’ na porta da delegacia


Sete sacos com sementes de capim, que tinham sido furtados de uma propriedade rural, foram deixados em frente à delegacia de Polícia Civil de Rurópolis, no Pará, na manhã de quarta-feira (26). Cada saco tem valor de mercado estimado em, aproximadamente, R$ 500.

As sementes e outros objetos foram levados por ladrões na semana passada. Segundo a polícia, o imóvel estava vazio quando foi invadido por dois homens, identificados como Cosmo Souza da Silva e Fernando Lima Oliveira, que aproveitaram a ausência do ex-patrão para praticar o crime.

Confederação de Municípios diz que reajuste a professores joga “educação pelo ralo



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nota na quinta-feira (27) em que critica a decisão do presidente Jair Bolsonaro de anunciar o aumento, em 33,24%, do piso salarial dos professores no país. Segundo a instituição, a medida traz "grave insegurança jurídica", que contraria decisões anteriores do próprio governo e joga a "educação pelo ralo".

Para chegar a esse valor, o governo usou o critério fixado no artigo 5º da Lei do Piso do Magistério (Lei 11.738/2008). O dispositivo determina que a remuneração mínima dos professores deve ser atualizada todos os anos, em janeiro, no mesmo percentual de crescimento do custo mínimo nacional por aluno, nos anos iniciais do ensino fundamental, utilizado no Fundeb (Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissonais da Educação).

Arma invisível da Rússia torna crise com Ucrânia ainda mais delicada



Uma arma invisível da Rússia com poder de afetar a economia global torna a crise com a Ucrânia ainda mais delicada.

“Isso tudo é muito maior do que a Ucrânia.” O secretário de Estado americano, Antony Blinken, falava sobre os impactos globais da atual crise.

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas



O Tribunal Regional Federal anulou todas as concessões para exploração mineral em terras indígenas em Tucuruí, no Pará.

A Agência Nacional de Mineração também está proibida de conceder novas autorizações para qualquer forma de exploração de minério na região que abrange as terras indígenas Parakanã, Trocará e redondezas.

Bolsonaro discute com AGU possibilidade de não cumprir decisão de Moraes



O presidente Jair Bolsonaro (PL) discute com a Advocacia-Geral da União (AGU) a possibilidade de não cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e não comparecer para prestar depoimento no inquérito que apura o vazamento de documentos sigilosos. A CNN apurou que o pano de fundo dessa decisão é a delegada Denisse Ribeiro, responsável pela condução dos principais inquéritos que miram o presidente, alguns de seus familiares e apoiadores.

Aliados de Bolsonaro disseram à CNN, em caráter reservado, que o presidente se recusa a ser ouvido por Denisse —que, além de conduzir a apuração sobre o suposto vazamento de documentos sigilosos, também cuida do inquérito das fake news, das milícias digitais e da live em que o presidente atacou a segurança das urnas eletrônicas.

Tráfico internacional de peixes ornamentais é investigado pela PF no Pará


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a operação "Volta Grande do Xingu" para cumprimento de dois mandados de prisão e oito de apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Altamira e Rurópolis, no Pará. As ações são decorrentes de investigações sobre o tráfico internacional de peixes ornamentais, organização criminosa e lavagem de capitais.

As medidas cautelares tiveram origem nas prisões em flagrantes realizadas no município de Altamira, no final do ano passado e nas constantes ações de fiscalização ambiental. São investigados crimes ambientais, além de organização criminosa e lavagem de capitais. As penas podem chegar ao patamar de 21 anos de condenação.

Brasil é o quinto país no ranking mundial de percepção da inflação, afirma Ipsos


Um levantamento da Ipsos mostra que 73% dos brasileiros afirmam ter sentido um aumento no custo de vida nos últimos seis meses. O Brasil aparece em quinto lugar no ranking de países com as piores percepção da inflação de todo o mundo.

A pesquisa foi feita em 30 países, e ouviu 20.504 adultos com idades entre 16 e 74 anos. Os entrevistados levaram em consideração os gastos com transporte, habitação, alimentação, vestuário, saúde, entretenimento e gastos domésticos, como água, gás e energia, por exemplo.

Belém pretende imunizar 140 mil crianças contra covid-19



Vacinar 140 mil crianças, de 6 a 11 anos, contra a Covid-19, é meta da Prefeitura de Belém. Para isso, 18 postos fixos de imunização estão sendo disponibilizados na capital.

Um dos postos de vacinação fica no Parque Shopping, localizado no bairro do Bengui. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou o ponto de imunização, na tarde desta quinta-feira, 27, e conversou com pais e crianças que estavam no local.

BC diz que retomará sistema que 'caça' dinheiro esquecido no dia 14/02


O Banco Central anunciou hoje que irá retomar às consultas para o sistema que "caça" dinheiro esquecido em bancos somente no dia 14 de fevereiro. A informação foi publicada no site da autoridade monetária.

"As consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas em 14 de fevereiro A capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança. A partir do dia 14/02/2022 você poderá consultar se possui valores a receber. Pedimos desculpas pelo transtorno."

Justiça manda soltar suposto falso médico, preso após morte de paciente durante endoscopia no Pará


Leandro Augusto Alves Oliveira, que atua como médico e foi preso em flagrante pela Polícia Civil (PC) no Pará, foi solto na quinta (27).

Preso após a morte de um paciente idoso de 60 anos, durante um procedimento de endoscopia em Marabá, no sudeste do estado, ele vai agora responder em liberdade aos crimes que foi indiciado, conforme decisão judicial.

Com gol de Brenner, Remo vence o Amazônia por 1 a 0 no Parazão



Encerrando a primeira rodada do Campeonato Paraense de 2022, o Clube do Remo bateu o estreante Amazônia Independente por 1 a 0. O gol solitário da vitória azulina saiu dos pés de Brenner, ainda no primeiro tempo.

Com a vitória o Remo chega aos três pontos e divide a primeira posição do Grupo C com o Castanhal. Já o Amazônia segue sem pontuar no Grupo A.

Confaz aprova congelamento dos preços dos combustíveis por mais 60 dias no Pará


Em reunião realizada na quinta-feira, 27,o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários estaduais de Fazendas e Finanças e o Ministério da Economia, aprovou o congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), por mais 60 dias, prorrogando a medida que vigora há 90 dias. A decisão vem ao encontro da manutenção do congelamento do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) sobre os combustíveis, por mais 60 dias, anunciada, na quarta-feira (26) pelo governador Helder Barbalho.