sexta-feira, 10 de julho de 2015

Doença de Chagas: Após morte, consumidores de açaí estão temerosos

Após morte, consumidores de açaí estão temerosos (Foto: Everaldo Nascimento/Arquivo)Responsável por duas mortes em 2014 no Pará, a Doença de Chagas pode ter feito mais uma vítima no Estado. Diagnosticado com a enfermidade há cerca de dois meses, o médico obstetra Manoel Cardoso, 63 anos, morreu, na última quarta-feira (8), em um hospital particular de Belém. A suspeita é de que ele tenha consumido açaí contaminado com o parasita causador da doença.
Segundo informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2015 já foram registrados 39 casos da enfermidade, a maioria provocada pela transmissão oral através do consumo de alimentos contaminados. Ainda segundo a Sespa, seis municípios do Estado tiveram registros da doença neste ano. O maior número de casos ficou concentrado em Ananindeua e na capital, Belém. Em 2014, foram confirmados 137 casos da Doença de Chagas aguda em vinte municípios paraenses.

Câmara dos Deputados reduz o tempo de campanha de 90 para 45 dias

camara dos deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta (9) mais um capítulo de sua proposta de reforma política, desta vez reduzindo o tempo do período eleitoral e estabelecendo limites para o financiamento e os gastos das

campanhas. A informação é da Folha de S. Paulo.
O texto –com propostas que não implicam em mudança da Constituição– ainda pode ser alterado substancialmente, porque as emendas só serão votadas na terça-feira (14). Após isso, as medidas seguem para o Senado.
A votação foi marcada por desentendimentos sobre o conteúdo do projeto, alterado várias vezes ao longo do dia antes de ir a votação.
Com o argumento de que é preciso diminuir o custo das campanhas, a proposta reduz o período eleitoral e a propaganda no rádio e na televisão.

Alunos são constrangidos e humilhados no Lago Grande

Em Santarém, Oeste do Pará, os estudantes do Anexo I da Escola Estadual Frei Othmar, que funciona na Vila Curuai, na região do Lago Grande, é palco de mais uma denúncia grave de desrespeito e coação contra os estudantes daquele educandário.
Imagens exclusivas mostram alunos carregando e lavando carteiras escolares na beiro do rio, sob fiscalização de um funcionário da Escola Frei OthmarSegundo relato de testemunhas, na quarta-feira (01/07) os alunos foram condicionados pela direção, a lavarem as carteiras escolares na beira do rio, estabelecendo como punição aos que se negassem a cumprir tal determinação, a não participação em evento esportivo que seria realizado na Escola. A testemunha acrescenta, ainda, que neste tipo de ação, os alunos também recebem a promessa de obterem notas/pontos em diversas disciplinas.