segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Hoje a Secretária Celsa e a Secretária de Saúde Vânia Portela participaram da abertura do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo da amamentação

A amamentação é a melhor maneira de alimentar a criança nos primeiros meses de vida, é ideal para o crescimento saudável e para o seu desenvolvimento. O leite materno é o alimento natural para os bebês, ele fornece toda a energia e os nutrientes de que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida. 
A amamentação é saúde, é vida, é amor. Amamente seu filho!


Dr. Karol: "Região da Calha Norte precisa de uma melhor representatividade na Alepa

Dr. Karol - Home | Facebook
"Dr. Karol", confirmou que é pré-candidato à Deputado Estadual
O vice-prefeito do Município de Almeirim, no Pará, Karol Sarges Souza, o "Dr. Karol", confirmou que é pré-candidato à Deputado Estadual, nas eleições de outubro de 2022.
Natural de Almeirim, Dr. Karol tem 40 anos, atua como advogado e é filiado no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Para ele, uma das marcas do governo de Lúcia do Líder, com a qual atua na administração, é a aproximação com a população. “Dessa forma que queremos estar junto ao nosso povo, levando atenção, carinho, saúde e assistência pelas localidades mais próximas até as mais distantes”, declarou Dr. Karol.

Em virtude da forte chuva, Prefeitura adia III Oficina de Elaboração do PPA de Mojuí dos Campos



A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (Semga) adiou para o dia 4 de agosto, às 16h, na quadra de esportes do Campo Nogueirão, a terceira e última Oficina de Elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. A forte chuva que começou de madrugada e se estendeu pela manhã impediu a participação em massa da população.


Deputado José Maria Tapajós tem diagnóstico positivo para câncer de bexiga


O diagnóstico foi recebido ainda no mês de fevereiro e no dia 05 de Julho o deputado foi submetido a primeira infusão de quimioterapia. José Maria Tapajós, responde bem ao tratamento e fez questão de explicar como está acontecendo o tratamento, com a seguinte fala. "Olá amigos e amigas, informo a todos que fui diagnosticado com CA de bexiga, segundo os meus exames e a oncologista, meu tratamento " é 100% curativo" com o seguinte protocolo.
4 ciclos de quimioterapia, das quais já fiz 2 e posterior cirurgia "cistectomia", continuarei exercendo minhas atividades normais de Deputado Estadual, me licenciarei em Outubro para realizar a cirurgia.
Com fé em Deus tudo vai dar certo e abençoará todas as nossas orações. Obrigado!", declarou o deputado. 
Márcia Reis- Assessora de Imprensa do deputado José Maria Tapajós

Professores voltam às escolas municipais nesta segunda, mas aulas presenciais começam só dia 9 de agosto em Santarém

MARIA JOSÉ SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  DE SANTARÉM 












O retorno das aulas presenciais aumentou a expectativa entre os estudantes tanto da rede municipal quanto do estado. A volta às escolas está marcada para esta segunda-feira(2), nas escolas estaduais e municipais.
Em relação à rede municipal de Santarém, neste primeiro momento, só os professores voltam às escolas, depois do recesso escolar, conforme o calendário do município. Aulas com estudantes somente a partir do próximo dia 9 de agosto.
Segundo o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, as aulas presenciais ocorrerão de forma híbrida e gradativa. A retomada presencial seguirá os protocolos sanitários para a segurança da comunidade escolar.
A primeira semana de agosto será para que professores, coordenadores, pedagogos e diretores definam o planejamento nas escolas para a volta segura dos estudantes e o calendário escolar para os meses subsequentes.
Não se trata de um novo ano letivo, mas o cumprimento do calendário escolar de 2021, que está ocorrendo de forma híbrida desde o início do ano.
Segundo a presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino, Clarice Rebelo, na última sexta-feira (30), foi realizada a última reunião entre Sinprosan e o Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Santarém, para tratar do retorno às aulas presenciais no município.
Segundo Clarice, a categoria está ciente que volta às salas de aulas já nesta segunda-feira de forma normal, sem rodízio, pois não tem mais escalas e todos devem cumprir seus horários. A partir do dia 9, as aulas presenciais serão retomadas para os alunos que concordaram em levar os filhos à escola. As aulas de ensino remoto serão mantidas para atender aqueles que não retornarem neste primeiro momento.
Em relação aos profissionais da educação, Clarice Rabelo informou que nem todos os professores foram imunizados contra a Covid-19, mas a maioria já recebeu a primeira dose. Ela espera que até a semana que vem a segunda dose chegue a todos os trabalhadores. Clarice lembrou, no entanto, que há alguns que resistem à ideia de vacinação, pois não acreditarem na eficácia da vacina. Outros não se vacinaram ainda por causa de doenças.
Ela destacou ainda que o Sinprosan vai acompanhar todo esse processo de retomada das aulas presenciais até pra ajudar no cumprimento dos protocolos de biossegurança, fiscalizando se as medidas sanitárias estão sendo respeitadas para que a segurança de professores e alunos seja garantida.
Após 15 dias do retorno de suas atividades presenciais, as instituições devem atualizar o relatório dos registros dos estudantes e colaboradores que apresentarem quaisquer sintomas gripais ou indicativos da Covid-19.
O decreto assinado no último dia 14 pelo prefeito Nélio Aguiar, prevê o retorno no dia 2, de forma gradual, facultativo e intercalado das aulas. A proposta gradual foi aprovada por unanimidade pelo comitê intersetorial e também pelo Comitê de Crise e homologada pelo Conselho Municipal de Educação. 
Quanto ao número de alunos, a Semed propôs o seguinte:
- Turmas com até 15 alunos: retorno completo de todos os alunos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
- Turmas com mais de 15 alunos: Divisão da turma em dois grupos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):
- Para as turmas divididas: aulas para cada grupo dois dias da semana alternados ou consecutivos, se segunda a quinta. Às sextas-feiras serão dedicadas aos alunos com necessidade de reforço escolar independente do grupo de atividades. (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9 º ano):



- Para turmas divididas: cada grupo terá uma semana de aulas presenciais e outra semana de aulas não presenciais.



O retorno será facultado, ou seja, nenhum aluno será obrigado a retornar à rotina de aulas presenciais. Os pais que não se sentirem seguros em levar os filhos para aulas presenciais, a instituição de ensino deverá assegurar a opção em permanecer com aulas remotas.

Aulas presenciais começam hoje no Pará; veja como serão os protocolos


Após um ano e quatro meses de suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a partir desta segunda-feira, 2, as atividades escolares na rede estadual retornam presencialmente, de forma escalonada.
Segundo o Plano de Retorno às Aulas Presenciais, elaborado com base nos estudos científicos e dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos de vigilância em saúde, neste primeiro momento, apenas 25% dos alunos em cada turma, que estão nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e as etapas finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornam às atividades.

Dois pontos vão disponibilizar doses de vacinas anti-Covid nesta segunda-feira, em Santarém


Com a chegada de novas doses de imunizantes anti-Covid em Santarém, no oeste do Pará, a vacinação de grupos prioritários terá prosseguimento nesta segunda-feira (2). As doses serão destinadas a pessoas a partir de 28 anos.
Os pontos de vacinação de primeira dose serão no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Santarém e na Fametro. As duas instituições funcionam no bairro Fátima.