sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

João Cleber e Batista Abreu são diplomados prefeito e vice-prefeito de São Félix do Xingu

JOÃO CLEBER e BATISTA ABREU






Os 15 vereadores eleitos para São Félix do Xingu também foram diplomados. Solenidade ocorreu a distância.
João Cleber de Souza Torres e João Batista Alves de Abreu foram diplomados como prefeito e vice-prefeito de São Félix do Xingu. Ambos são do MDB. A solenidade foi celebrada, a distância, por representantes da justiça eleitoral da região, no cartório eleitoral da cidade do sul do Pará. O evento foi na manhã desta sexta-feira (18).
Prefeito e vice-prefeito com vereadores eleitos

Os 15 vereadores eleitos para São Félix do Xingu também foram diplomados no solenidade desta sexta. Foi uma das eleições mais disputadas e com a maior proporção de candidatos por vaga. Receberam algumas orientações e um discurso motivador do juiz eleitoral Pedro Enrico, da 74ª Zona Eleitoral, e o promotor de Justiça Eleitoral Odélio Júnior.
Da esquerda para DIREITA: JOÃO CLEBER, BATISTA ABREU E O EMPRESARIO FRANCISCO TORRES, O TORRINHO


“Quero agradecer pela diplomação. E parabenizar vereadores eleitos. E dizer que agora, diplomados, queremos corresponder à expectativas da população. Vamos trabalhar e mudar a realidade do nosso município”, declarou João Cleber. “Estamos aí para trabalhar e trazer benefícios à nossa cidade, muito obrigado”, completou Batista Abreu.
Conheça os 15 novos vereadores de São Félix do Xingu
1. Josy do RH (PSC)
2. Irmão Zezé (Cidadania)
3. Irmão Valdir (PSC)
4. Maria da Saúde (PSD)
5. Renildo do Nereu (MDB)
6. Sercino Cristo (PSB)
7. Gersica do Ceará da Loto (PSD)
8. Alex Vilela (DEM)
9. Gonçalo (MDB)
10. Bibiano (Podemos)
11. Dona Edna (PSDB)
12. Adriana Torres (Solidariedade)
13. Oderléia Lora do Dominguinho (Republicanos)
14. Toinzinho do Cacau (PSD)
15. Tião Gudim (Solidariedade)

Polícia Federal prende empresários acusados de fraudarem licitações em Altamira


Os alvos da prisão são empresários do segmento de medicamentos que, junto com servidores públicos, fraudavam licitações

Na manhã desta sexta-feira, 18, a Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal em Altamira, sudoeste paraense, sendo dois deles no município e um na capital Belém.

Segundo a PF, a ação faz parte do desmembramento da Operação Adrenalina, que iniciou no dia 5 de novembro, para apurar desvios de recursos do fundo municipal de saúde. Os investigadores realizaram buscas na Secretaria de Saúde e na casa da atual e ex-secretária de Saúde de Altamira, entre outros alvos.

Ainda conforme a PF, hoje os alvos da prisão são empresários do segmento de medicamentos que, junto com servidores públicos, fraudavam licitações. Além disso, outros crimes como peculato, associação criminosa e corrupção ativa estão sendo investigados.

As apurações preliminares constataram que as empresas movimentaram mais de 200 milhões nos últimos 5 anos - dado geral, incluindo todo o volume de dinheiro das 3 empresas - e a prisão foi motivada pela reiteração, pois as fraudes se perpetuam por mais de uma década; pela garantia da ordem pública, pois os alvos têm disposição para corromper agentes públicos e permanecem praticando os mesmos delitos.

Fonte: Polícia Federal

Prefeito Valmir anuncia que 7 mil famílias não pagarão ‘um centavo’ de iluminação pública a partir de 2021

Durante discurso na última sessão solene ocorrida na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Itaituba, o prefeito Valmir Climaco avaliou as ações do governo e fez algumas promessas para o novo mandato, sobretudo nas áreas da saúde e infraestrutura. 
De acordo com Valmir, a partir de janeiro de 2021, cerca de 7 mil famílias de baixa renda serão isentas do pagamento de taxa de iluminação pública.
Ainda assim, o governo pretende reduzir em até 50% o valor da contribuição de iluminação pública em benefício dos demais consumidores. Valmir também frisou que já estuda a viabilidade de implantação de uma usina de energia solar para atender o município.
“Essas famílias não vão pagar ‘um centavo’ de iluminação pública. Eu tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas, muitas famílias carentes”, frisou o gestor.
As propostas em questão integram um Projeto de Lei já aprovado pela Câmara Municipal.
Fonte: Plantão 24horas News

Deputada registra denúncia contra colega por conta de passada de mão nos seios

A deputada estadual de São Paulo Isa Penna (PSOL) registrou nesta quinta-feira (16) um Boletim de Ocorrência por assédio sexual, além de uma denúncia formal por quebra de decoro contra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania). Na quarta-feira (15), durante uma sessão da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cury ficou por trás da deputada e colocou as mãos em sua cintura, na altura dos seios. Um vídeo público da sessão registrou o momento.
As imagens mostram a deputada conversando com o presidente Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproximou e ficou atrás dela. Procurada, a assessoria de imprensa do deputado não se manifestou
“Não é um lugar em que se encosta, muito menos em uma mulher”, afirma Isa.
“Eu estava de costas, só senti a mão dele escorregar na minha lateral. No momento em que eu senti, virei e falei para ele: ‘Quem você acha que você é? Você está louco? Passar a mão em mim assim?’ E empurrei, tirei a mão dele”, completou a deputada, que afirma ter se sentido violada.
Ela conta que um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão e Cury “estava com muito bafo de uísque”.
Isa relata que depois que afastou o deputado, ele fez “cara de mal entendido” e pediu desculpas. Pouco depois, de acordo com a deputada, Cury e outros parlamentares estavam “rindo do assunto”.
“Me sinto violada e exposta, mas me sinto forte porque sei que não estou sozinha”, disse a deputada. ela promete fazer uso do espaço como parlamentar para abordar o assédio que sofreu.
Penna relata que outras parlamentares, como as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, ambas do PSOL, também já foram assediadas na Alesp.
Fonte: O Liberal, com informações de UOL

Empresário que vendeu álcool em gel ao Estado é preso e acusados sofrem busca e apreensão

MPs, Procon e polícias fiscalizam preços abusivos de álcool em gel e  máscaras em Uberlândia; compra deve ser limitada | Triângulo Mineiro | G1
Ainda está rendendo e promete render mais ainda o intrincado enredo das licitações supostamente fraudulentas da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que levaram à prisão altas figuras do atual governo.
Mas algo inusitado aconteceu agora: em decisão ainda desconhecida do público, a qual o Ver-o-Fato teve acesso, no dia 10 de novembro passado. Nada menos que três magistrados, os juízes Heyder Tavares, Eduardo Freire e Líbio Moura indeferiram pedidos de prisão e de busca apreensão contra ex-membros do governo e servidores públicos, assim como de empresários, acusados pelo Ministério Público – leia-se promotor Alexandre Tourinho.
Eles são acusados pelo MP de irregularidades na compra de álcool em gel na emergência causada pela Covid-19. Mais inusitado ainda é que, por meio de fonte segura, o Ver-o-Fato apurou que outro magistrado, sozinho, o juiz Lucas do Carmo de Jesus, concedeu o que o outro trio de juízes havia negado.
Nesta manhã de sexta-feira, ele mandou prender o empresário Daniel Jakcson Pinheiro da Costa, assim como determinou a busca e apreensão contra diversos acusados, entre os quais o ex-secretário Alberto Beltrame, Peter Cassol, Cintia de Santana Andrade, Luiz Felipe Fernandes, Joaquim Barbosa Margalho, Francisco Leandro Rodrigues da Costa, Cláudia Cristina e Maria de Lourdes Silva Machado, Douglas Alan Guidio de Moraes, Raphael Augusto Guidio de Moraes e Andre Ricardo Ohana, e das empresas Dom Média Comunicação, Marketing e Tecnologia Ltda, Construtora Carajás e Centro Sul Engenharia.
As circunstâncias são bem diferentes entre as duas decisões dos juízes. Em novembro, foram solicitadas somente as medidas cautelares. Agora, porém, tem denúncia criminal oferecida e recebida pelo judiciário com novas medidas cautelares incidentes. Desta vez, o pedido foi do promotor Daniel Azevedo.
Os detalhes da nova decisão e do próprio processo o Ver-o-Fato publica daqui a pouco, após o cumprimento da prisão e das dezenas de buscas e apreensões.