quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Por desaprovação acima de 60%, prefeito de Parauapebas pode perder reeleição

Por desaprovação acima de 60%, prefeito de Parauapebas pode perder reeleição
Valmir da Integral, principal adversário do prefeito de Paraupebas Darcy Lermem do MDB
O desempenho pessoal do prefeito Darci Lermen (MDB), de Parauapebas e que tem desaprovação acima de 60%, poderá provocar a sua derrota à reeleição ao cargo na disputa eleitoral deste ano. É o que revela a primeira pesquisa Destak de 2020 realizada naquele que é considerado um dos municípios mais ricos do Pará.

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PA-06809/2020, foi realizado de 14 a 18 deste mês, com 600 entrevistas aplicadas nas zonas rural e urbana. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra.
Além da intenção de votos para prefeito e vereador de Parauapebas, a pesquisa avaliou os governos de Darci Lermen e de Helder Barbalho (MDB). Candidato à reeleição, Lermen é aprovado por apenas 32% da população, enquanto a sua reprovação chega a 62%. 6% não quiseram opinar.
Essa performance reflete na disputa para prefeito. O emedebista fica atrás de seu principal concorrente no pleito deste ano — Valmir Mariano (PSD), ex-prefeito — em todos os cenários simulados pela Destak.
Espontânea 
É o caso da pesquisa espontânea, quando não são mostrados nomes dos candidatos ao cargo e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça. Valmir lidera com quase 27%, contra 23% de Darci, numa disputa acirrada.
Em 3º, aparece Marcelo Catalão, do DEM, (3,3%), seguido por Francine do Hiper Sena, João do Verdurão (PDT) e Joelma Vereadora (PSD), todos em empate técnico. Chega a quase 40% o total de eleitores que ainda não sabem ainda em quem votar. A eleição está marcada para 4 de outubro.
Em 3º, aparece Marcelo Catalão, do DEM, (3,3%), seguido por Francine do Hiper Sena, João do Verdurão (PDT) e Joelma Vereadora (PSD), todos em empate técnico. Chega a quase 40% o total de eleitores que ainda não sabem ainda em quem votar. A eleição está marcada para 4 de outubro.
O cenário da espontânea tem a configuração abaixo.
Cenário 2 – estimulada 
Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é sugerido aos entrevistados), em um cenário com 9 postulantes ao cargo de prefeito, Valmir e Darci lideram com 31% e 30%, respectivamente, num empate técnico.
No pelotão de baixo, aparecem João do Verdurão (7%), Marcelo Catalão (6%) e Franciane do Hiper Sena (5%), em outro empate.
Joelma Vereadora (2%), Miquinha (2%) e Gilberto da Papelaria, do PTC, (1%) surgem em seguida. Os indecisos somam 11% e os que pretendem votar em branco somam 5%.

Cenário 3 – estimulada 
Em um cenário com 5 candidatos, a pesquisa estimulada da Destak mostra outro empate técnico entre Valmir (33%) e Darci (31%) com mais de 20 pontos percentuais à frente de Marcelo Catalão (7%). Joelma e Miquinha aparecem logo em seguida com 3% e 2%, respectivamente. Os indecisos pontuaram 18%.


Cenário 4 – estimulada 
Um outro cenário simulado pela Destak foi com apenas os 2 nomes com maior intenção de votos. Lembrando que Parauapebas não tem segundo turno, pois o número de eleitores do município é menor que 200 mil. Em 2018, eram 156 mil. Valmir Mariano venceria a eleição com 36%, contra 32% de Darci Larmen. 

Nesse cenário, 16% votariam branco ou nulo. E 16% não opinaram.
REJEIÇÃO: Ao avaliar a rejeição dos pré-candidatos, o atual prefeito, Darci Lermen, aparece como o mais rejeitado com 45,8%, seguido por Valmir, 18,2%.Marcelo Catalão tem 5,8% de rejeição; Miquinha, 4,3%; Joelma, 2,3%; Francine, 2,0%. João do Verdurão, Gilson Fernandes e Gilberto da Papelaria tem menos de 1% de rejeição.
Aguarde mais mais informações sobre a pesquisa, como novos cenários e rejeição de candidatos

Paysandu perde nos pênaltis e acaba eliminado dentro de casa na Copa do Brasil.

Papão amarga nova eliminação diante da torcida.Anoite de quarta-feira (19) começou com festa da Fiel Bicolor. Mas o fim dela foi como uma quarta-feira de cinzas. A torcida viu o time cair dentro de casa para o CRB-AL, nos pênaltis, e com isso ser eliminado da Copa do Brasil 2020, no jogo em Belém.
O jogo foi tenso do início ao fim, com sete cartões amarelos e muitas faltas. Os dois times cometeram várias faltas ao longo da partida, que teve o CRB-AL como protagonista no início, ao ponto do goleiro Gabriel Leite ter um susto logo aos dez minutos, com Rafael Longuine, em cobrança de escanteio.
Por outro lado, o Paysandu se mostrou perdido em campo, mas com organização tática voltou a pressionar o time visitante e deu trabalho a Edson, principalmente com Nicolas, que chutou de fora da área para defesa do goleiro.
No fim do primeiro tempo, a Curuzu ficou em silêncio e em revolta: Tony cometeu pênalti e na cobrança, Leo Gamalho abriu o placar para o CRB-AL, aos 45 minutos.
A folia alagoana durou dois minutos: pelo alto, Caíque Oliveira fez a Curuzu explodir de alegria com o empate bicolor.
Na segunda etapa, o Paysandu martelou o adversário de todas as formas e conseguiu uma bola na trave no chute de Alex Maranhão, de fora da área. Já o CRB-AL não teve fôlego para atacar e segurou o jogo para a decisão nos pênaltis.
Nas duas primeiras cobranças de cada time, a rede balançou até o zagueiro Micael parar na defesa do goleiro Edson e coube a Rafael Longuine classificar os alagoanos e deixar a Curuzu em silêncio, com a segunda derrota por pênaltis dentro de casa do Paysandu. 
Agora, resta ao Lobo o Parazão. O time volta a campo no dia 29 de fevereiro, um sábado, contra o Bragantino, em Bragança.

Justiça suspende obras da ponte sobre o rio Jamanxim, no sudoeste do Pará

Resultado de imagem para Jamanxim, no sudoeste do ParáO juiz Francisco Gilson Duarte Kumamoto, da comarca de Itaituba, determinou a suspensão das obras sobre o rio Jamanxim, em Itaituba, sudoeste do Pará. A ponte tem cerca de 350 metros de comprimento e está localizada numa região de intensa pressão de madeireiros, garimpeiros e grileiros de terras públicas. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19).
O flagrante que revelou a ponte irregular foi feito pelo programa Fantástico, da rede Globo, em agosto de 2019, durante sobrevoo na área para flagrar pontos de desmatamento na Amazônia. A ponte seria usada para escoar madeira extraída de forma ilegal da área de proteção ambiental. O rio Jamanxim passa pela Floresta Nacional do Jamanxim, a mais desmatada do Brasil, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).