quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escândalo

ESCÂNDALO DOS KITS ESCOLARES NA IMPUNIDADE

 Governo Lula vai reveUm dos maiores escândalos da administração da governadora Ana Júlia Carepa (PT) - a compra superfaturada e com dispensa de licitação de kits escolares para distribuição na rede pública estadual - vai completar dois anos na impunidade.
O escândalo resultou na demissão da então secretária estadual de educação, Iracy de Almeida Gallo Ritzmann. Mas, graças à morosidade do Poder Judiciário, a impunidade persiste: ninguém foi preso, nenhum real desviado retornou aos cofres públicos.

Peemedebistas liberados

Jader libera e PMDB adere à candidatura de Jatene
Três dos quatro deputados federais (Wladimir Costa, José Priante e Asdrubal Bentes), seis dos oito deputados estaduais (Antonio Rocha, Josefina Carmo, Simone Morgado, Parsifal Pontes, Martinho Carmona e Macarrão) e pelo menos 30 dos 42 prefeitos do PMDB no Estado já anunciaram apoio à candidatura de Simão Jatene (PSDB) ao governo do Pará, na disputa em segundo turno contra a atual governadora Ana Júlia Carepa (PT).
No PMDB, consolida-se cada vez mais a tendência de que o principal líder do PMDB no estado, deputado federal Jader Barbalho não fará nenhuma adesão formal a quaisquer dos candidatos na disputa, liberando seus comandados.
Da cúpula do PMDB paraense, apenas o candidato derrotado ao governo, deputado Domingos Juvenil, e a família Barbalho - os deputados Jader e Elcione e o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho - continuam indefinidos na disputa eleitoral que decidirá os destinos do Pará pelos próximos quatro anos. Mas, antecipadamente, sabe-se que quatro quintos do PMDB no Estado já estão incorporados à campanha de Jatene.

Licitações irregulares .

Justiça suspende contratos fraudulentos da Saúde em Belém
A Justiça Federal determinou a suspensão dos contratos fraudulentos da Saúde em Belém. A decisão foi em ação de improbidade, ajuizada pelo MPF contra os servidores e empresários envolvidos em licitações irregulares na Secretaria de Saúde da capital paraense.

Na liminar, a juíza Hind Kayath, da 2ª Vara Federal confirmou que “existem fortes indícios de fraudes” e mandou suspender as contratações lesivas ao interesse público, “como medida apta a prevenir a consumação do prejuízo de ordem material”.

Apenas 4 pontos de DILMA

PESQUISA APONTA: SERRA ENCOSTA EM DILMA

Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada hoje (14) aponta a liderança da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff por 4,6 pontos percentuais sobre o candidato tucano José Serra. Dilma registrou 52,3% dos votos válidos e Serra, 47,7%.

O resultado aponta um empate técnico entre os dois candidatos considerando a margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos. Na consulta espontânea, Dilma obteve 44,5% das intenções de voto e José Serra, 40,4%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios das cinco regiões nos dias 11 a 13 de outubro. A pesquisa foi registra no TSE com o número 35.560/2010.

Jader apela contra decisão do TSE

Recurso de Jader Barbalho está na Procuradoria

O ministro Joaquim Barbosa encaminhou para a Procuradoria Geral da República o recurso extraordinário impetrado pelo senador eleito Jader Barbalho (PMDB) no Superior Tribunal Federal contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou seu registro de candidatura com base na lei da Ficha Limpa. Barbosa foi designado relator do processo. Em seu despacho, ele destacou que o Plenário da Corte já reconheceu a repercussão geral da matéria, e abriu vista ao Procurador-Geral da República.
Somente após o retorno do processo com o parecer do Procurador é que Joaquim Barbosa deverá dar seu voto. Não há ainda previsão para a data em que o recurso extraordinário entre em pauta. Estão previstas três sessões da Corte do Supremo antes do término do segundo turno das eleições: nos dias 20, 21 e 27 de outubro.

PONTO DE DROGA

Polícia prende gerente da 'boca'

Após o recebimento de uma denúncia anônima, policiais civis e militares estouraram mais um ponto de comercialização de drogas no bairro da Terra Firme. Um homem, apontado como integrante de uma milícia do referido bairro, acabou preso e 136 “pedras” de óxi foram apreendidas.
De acordo com o capitão Enoc, da 24ª ZPol, Edvan Lopes Monteiro, 27 anos, foi flagrado com os entorpecentes dentro de uma residência que fica localizada na passagem Souza, entre a passagem Ligação e a rua Nova. Na investida estiveram envolvidas viaturas 0415 e 9417, da 24ª ZPol, e uma viatura da Seccional do Guamá.
Edvan Monteiro também foi encontrado com R$ 60,00, além de papéis para embalar as drogas e recipientes com fluidos de bateria. Ele foi autuado por tráfico de drogas, conforme a lei 11.343/06, informou a delegada Ione Coelho, diretora da Seccional do Guamá.

Cocaína no URSO de brinquedo

Polícia apreende urso recheado de COCA

Aparentemente era só um urso de pelúcia enfeitando a casa. Mas, após revistarem o inofensivo bichinho, os policiais civis,  encontraram 52 “petecas” de pasta base de cocaína. A acusada de ser a responsável pela droga é Patrícia Cristina do Evangelista Martins, de 37 anos, Ela é acusada de comercializar os entorpecentes no bairro do Comércio, em Belém.
“Há alguns dias, nós recebemos uma denúncia sobre o tráfico de drogas na Castilho França. Passamos a investigar e hoje conseguimos prendê-la”, disse o chefe de operações da Cremação, Raílson. A prisão da acusada ocorreu no fim da tarde de ontem. Os policiais foram até o local e ficaram de longe observando o movimento. A acusada estava conversando com um homem que estava em um veículo. Quando ele foi embora, os agentes fizeram a abordagem. A polícia foi até a casa dela e após revista, a droga foi encontrada dentro do urso de pelúcia.
Patrícia negou ser a dona dos entorpecentes. “Isso não é meu, estava apenas guardando”, disse. Segundo informações da própria acusada, ela já tem passagens pela polícia pelo crime de assalto.

RIO TAPAJÓS

Itaituba: peritos já investigam naufrágio do barco "Capricórnio"

Uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Santarém realizaram investigações no local onde naufragou a embarcação "Capricórnio" na manhã desta quarta-feira (13) no Rio Tapajós, entre as localidades de Itaituba e São Luiz do Tapajós, no Pará.
Dois oficiais da Delegacia da Capitania dos Portos de Santarém, saíram às 16h de ontedm de Santarém com destino a Itaituba, onde chegaram por volta de 23h e seguiram para o local do acidente, onde chegaram por volta de 2h da madrugada desta quinta-feira (14) de acordo com informações oficiais da delegacia.

O naufrágio- Segundo informações do corpo de bombeiros, a embarcação "Capricórnio" teria se chocado com uma pedra. Os 80 passageiros que estavam a bordo foram resgatados pela população vizinha.
Será aberto um Inquérito Administrativo sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN) para apurar motivo do naufrágio e possíveis responsáveis. A previsão de conclusão do inquérito é de 90 dias. (DOL)
Polícia Civil prende piratas no Marajó
A Polícia Civil capturou três homens acusados de integrar uma quadrilha dos chamados “piratas”, assaltantes de embarcações, responsável por roubos na Ilha do Marajó. Os presos Aldo dos Santos Avelar, de apelido “Duca”; Evandro Mendes Serra, conhecido por “Vando”, e Luciano dos Santos Avelar, de apelido “Pajé”, estão recolhidos à disposição da Justiça. A operação que resultou nas prisões foi realizada no início desta semana em Cachoeira do Arari, sob comando do delegado Maurício Antônio Lisboa Cohen, superintendente regional da Polícia Civil nos Campos do Marajó.




Caso Bruno:

Caseira diz ter visto Eliza tranquila
Amanhã, em mais uma audiência do caso, 11 testemunhas de defesa devem ser ouvidas. Eles prestariam depoimento ontem, mas devido à suspensão do julgamento, a participação foi adiada.



Em mais uma audiência do julgamento dos acusados pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, a caseira do sítio do goleiro Bruno em Esmeraldas, onde a modelo teria sido vista pela última vez, disse ter visto Eliza tranquila e sem machucados entre o dia 7 e 10 de junho. A caseira, chamada Gilda, afirmou nesta quinta-feira que não a viu mais após o dia 10. Segundo a funcionária, os moradores do sítio justificaram que Eliza havia viajado.
Gilda disse ainda que não tinha muito contato com Eliza, pois só visitava a residência onde estava a modelo uma vez por semana. Ela ainda falou que os visitantes e donos do sítio sempre tiveram comportamento normal e nunca lhe fizeram mal.
A audiência, que teve início às 9h30, deve ser encerrada até às 18h, quando o agente da Polícia Civil, Sirlan Versiani, deve terminar de depor. A sessão, presidida pela presidida pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, acontece no Fórum de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.
Amanhã, em mais uma audiência do caso, 11 testemunhas de defesa devem ser ouvidas. Eles prestariam depoimento ontem, mas devido à suspensão do julgamento, a participação foi adiada. (eBAND)