quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vereador Damião diz que problema de Belterra é falta de receita


O peemedebista Damião Bandeira aponta deficiência em Belterra 
Cento e treze dias era o prazo para o novo governo municipal de Belterra mostrar seus objetivos e serviços a favor da população e quem fala sobre isso é o vereador Damiao bandeira (PMDB), que mesmo fazendo parte da base partidária do governo, afirma que o município possui várias deficiências e que é preciso atacar os pontos cruciais.
E falando em ponto crucial ele expõe que o principal deles está basicamente na receita do município. “Sem receita como é que o munícipio vai crescer?”, questiona afirmando que é preciso colocar em pratica o Código tributário  e buscar parceiros visando o crescimento econômico de Belterra.  “Esse planejamento de centro e treze dias já está defasado. Sou parceiro, mas não vou fazer a “mea culpa”, se ver que o governo não está indo no caminho certo eu pulo fora”, disse o vereador lembrando ainda de outras deficiências como a iluminação publica por exemplo.
“minha de forma de reclamar é baseado em dados concretos e de quem quer ver o município crescer”, justifica avaliando que o turismo é outra situação que o governo tem que direcionar investimentos e buscar parceiros também. Pois ele avalia que em muitos aspectos relacionados ao turismo, aliada a falta de politicas de arrecadação prejudica um direcionamento mais eficaz para o melhoramento da própria receita e, consequentemente,  no travamento da maquina administrativa para novos investimentos na área.
A borracha já foi o maior investimento do município 
“Temos lugares paradisíacos. Lugares lindos. O Turismo é uma das grandes molas chaves do desenvolvimento para Belterra. É preciso somente ter a visão de empreendedorismo, pois vêm muitos turistas aqui, mas o dinheiro não se vê”, ressalta lembrando que é preciso regularizar a questão fundiária que também é outro problema sério. Mas os problemas segundo o vereador não são tão difíceis de serem revolvidos, classifica. “É preciso ter direcionamento e organização”, dispara.
Outro aspecto relevante e que o preocupa muito é o transito. “Não temos tantos veículos assim, mas o transito está matando em Belterra”, diz assustado com a situação.  “Não existe fiscalização, todos andam sem capacete, sem documento, é uma desorganização total que facilita enormemente que o transito esteja deixando muitas famílias órfãs. “É preciso educação no transito. 

Uma das preocupação do advogado e vereador Damião, é que diz respeito ao transito 
Planejar antes que seja tarde demais”,  pontuando as  questões criticas do município e afirmando que no que depender dele, estará correndo atrás dos deputados, senadores e outros parlamentares no sentido de ajudar o governo a trazer mais parceiros e investimentos para Belterra, lembrando ainda que o PT e PMDB são casados a nível nacional facilitando o apoio de parlamentares em todas as esferas na busca de novos horizontes pra a região.
“Nós temos vários aliados e o perfil da câmara é complemente inovador, dada a nova composição que querem mostrar serviço, quanto a isso não temos problemas, desde a presidência da Casa eu acredito que todos querem o bem da população”, sintetiza o vereador que também é advogado e diz que voltou para Belterra, depois de algum tempo fora, para dividir com a população seus conhecimentos e representa-los bem politicamente. 


ENERGIA: deputado petista quer municípios do entorno do complexo do Tapajós contemplados em contrato especial


Como por exemplo, o deputado Faleiro frisa o caso da Hidrelétrica de Tucuruí, em que apesar da geração de energia para todo o país, a população local ficou esquecida no que se refere ao recebimento de energia.
O deputado estadual Aírton Faleiro (PT), apresentou na manhã desta quarta-feira, 03, junto à mesa diretora da Assembléia Legislativa, requerimento solicitando à Presidência da República, ao Ministério de Minas e Energia, à Eletrobrás e Eletronorte a execução de contrato especial para atender os municípios do entorno do complexo hidrelétrico do Tapajós (Rurópolis, Aveiro, Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Itaituba e Belterra).
A efetivação deste contrato especial se justifica pela justiça social e compensação socioambiental às famílias moradoras e empreendedores residentes nestes municípios, ante ao grande impacto que a obra traz. A iniciativa de Faleiro se baseia em evitar erros cometidos no passado, como por exemplo, o caso da Hidrelétrica de Tucuruí, em que apesar da geração de energia para todo o país, a população local ficou esquecida no que se refere ao recebimento de energia.

Turismo ZooFIT em Santarém


"Parque Zoobotânico das Faculdades Integradas do Tapajós" ainda é desconhecido em nível nacional".
Por Hélvio Moreira Arruda
Fotos Elliank Queiroz 
O ZOOFIT - Jardim Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós, também denominado Jardim Zoológico de Santarém, ou ainda "Parque Zoobotânico das Faculdades Integradas do Tapajós" ainda é desconhecido em nível nacional.
Localizado na área compreendida entre os bairros do Santarenzinho, Matinha e Amparo, na periferia da cidade de Santarém, no oeste do Pará, fora pensado a partir do excedente de animais silvestres doados pela população há mais de 20 anos, os quais se concentravam em um pequeno espaço no campus da FIT, despertando interesse por parte da comunidade acadêmica e da população em geral, inclusive turistas.
Havia a necessidade de abrigar os animais apreendidos pelos órgãos competentes (IBAMA, Bombeiros, etc) e destinar tratamento especializado aos animais doentes, em uma área que possibilitasse um maior conforto. Após a cessão de área da União, as Faculdades Integradas do Tapajós, apresentam em anexo, o resultado de uma luta de duas décadas e reconhece que o trabalho é ininterrupto e árduo, compensador e de grande importância para esta e futuras gerações.
Em 22 de setembro de 2007, a população santarena teve acesso ao majestoso projeto de 146 hectares de área onde pode-se encontrar diversas espécies de animais, tais como: peixes-boi, macacos, papagaios, quelônios, porcos selvagens, gaviões, jacarés, bichos-preguiça, etc... Há ainda uma área denominada quarentena, para a triagem dos animais que são destinados ao Zoológico, enfim, muita vegetação e igarapé que passa a ser visitado pela população.

Com a concretização desse projeto institucional, em sua inauguração, as Faculdade Integradas do Tapajós recebem também a autorização de implantação do curso de Medicina Veterinária, já RECONHECIDO pelo MEC, como a primeira instituição de ensino superior, fora da capital, a ofertar este curso, além de outros cursos que integram as várias opções de ensino superior nesta região do Tapajós.  

Jatene voltou...ele reasume o cargo após submeter a uma cirurgia


governador do Pará, Simão Jatene, reassumiu ontem o cargo, após ficar afastado por 30 dias atendendo a recomendações médicas. No dia 27 de fevereiro, o governador se submeteu a uma cirurgia para colocação de um stent (prótese que restaura o fluxo sanguíneo). 
A ideia era retornar ao trabalho uma semana depois, mas os médicos recomendaram que o repouso fosse estendido e Jatene passou o cargo ao vice, Helenilson Pontes. Mais magro, Jatene chegou ao Comando Geral da PM, onde costuma despachar, no início da noite de ontem.