quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Incra e Ufopa irão ofertar curso de especialização em saúde da família

Documento que oficializa a parceria foi publicado hoje (7) no Diário Oficial da União (DOU)
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) celebraram parceria para a oferta do curso de especialização em saúde da família. O documento que oficializa a iniciativa conjunta foi publicado hoje (7) no Diário Oficial da União (DOU).
O curso terá 40 vagas e será financiado pelo Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que tem o propósito de apoiar projetos de educação voltados para o desenvolvimento de territórios rurais e suas populações, dentre as quais, famílias assentadas, acampadas, beneficiárias do crédito fundiário, quilombolas e extrativistas.
O Superintendente do Incra Mário Costa esteve presente 
Na última terça-feira (5), um ato foi realizado na sede do Incra em Santarém (PA) para a assinatura do Termo de Execução Descentralizado (TED) entre a autarquia e a Ufopa – publicado hoje no DOU. Estiveram presentes na solenidade o superintendente do Incra no Oeste do Pará, Mário da Silva Costa; o gestor do Pronera na região, Orivan Matos; a reitora da Ufopa, professora Raimunda Monteiro; o diretor e o vice-diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) da universidade, professores Waldiney Pires e Wilson Sabino, respectivamente; a promotora Lilian Campelo, do Ministério Público do Estado do Pará (MPE/PA); e representantes do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém, incluindo o presidente da entidade, Manoel Edivaldo Santos.

Justiça Federal bloqueia R$19 milhões em bens do ex-prefeito de Belém Duciomar Costa

A justiça Federal bloqueou contas bancárias, veículos e imóveis de oito pessoas e sete empresas investigadas por fraudar licitações na Prefeitura de Belém. Só do ex-prefeito Duciomar Costa, foram 19 milhões de reais em bens.Resultado de imagem para duciomar costa e familia
Além disso, oito empresas investigadas por fraudes em licitações na prefeitura da capital estão incluídas na decisão assinada pelo juiz federal Rubens Rollo de Oliveira. Entre os bens bloqueados estão valores em contas correntes, poupança e fundos ou aplicações mantidos pelas pessoas físicas e jurídicas investigadas, veículos e embarcações.

Fim da angustia: Equipe de buscas confirma que foram encontrados todos os 9 corpos de tripulantes de rebocador em Óbidos


9 corpos foram encontrados entre os destroços do empurrador que naufragou em Óbidos 
A equipe responsável pelo resgate das vítimas do naufrágio do empurrador CXX confirmou na manhã de hoje que todos os nove corpos dos tripulantes e passageiros que estavam desaparecidos desde o dia 2 de agosto foram encontrados em vários compartimentos dentro da embarcação. A remoção deve ser concluída até o final da tarde. Foram 126 dias de angústia para os familiares desde o dia do acidente.
A operação de resgate que parou às 21h de terça-feira (5) em função da baixa luminosidade e da grande quantidade de escombros dentro do empurrador, foi retomada às 08h30 desta quarta-feira com a retirada do terceiro dos cinco corpos que já haviam sido localizados. O sexto corpo foi localizado ainda pela manhã. Dos nove tripulantes, dois sobreviveram ao acidente e foram resgatados por um pequeno barco pouco tempo depois do empurrador sumir nas águas barrentas do Rio Amazonas.
O trabalho na cabine de comando do rebocador foi o mais complicado da operação de remoção dos corpos segundo o perito Felipe Sá. A equipe de resgate precisou utilizar escadas e serras por causa das condições da estrutura que ficou muito amassada, o que dificultou a remoção do terceiro corpo. Antes das 11h, dois corpos foram removidos, somando quatro com os dois que já haviam sido retirados para a balsa de apoio na segunda-feira (5).
Com a localização dos três corpos no primeiro pavimento do empurrador, representantes de órgãos de segurança embarcaram em uma lancha e estão a caminho de Santarém, para onde serão trazidos os corpos pela equipe do IML para coleta de material no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Ex- vice prefeito Adãozinho é executado com tiro na nuca em Nova Ipixuna

Adão Lima de Jesus, ex vice-prefeito de Nova Ipixuna foi encontrado morto dentro de sua residência na Avenida Tocantins, região central do município. Adãozinho, como popularmente era conhecido, estava despido e com um tiro na nuca, quando a polícia militar chegou ao local.
O corpo foi achado pelo filho do ex-político, identificado como Jhone, que acionou a PM por volta das 10h45. No local, foi constatado que o imóvel, que fica em cima de uma loja de eletrodomésticos, não tinha sinais de arrombamento ou de luta corporal. Ainda segundo informações colhidas pelos policiais, Adão foi visto com vida na noite de terça-feira (5) jantando com uma jovem em um estabelecimento da cidade.

Municípios do Pará, estão a maioria acima do limite com pagamento pessoal, diz TCM

Conheça os municípios do Pará que gastam quase tudo com funcionalismo público
Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) aponta que a maioria dos 144 municípios do Estado ultrapassou o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com pagamento de pessoal. O alerta foi feito pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda. Segundo ele, é preocupante o fato de tantos municípios encontrarem-se nesta situação. Ele disse que o Tribunal está notificando os prefeitos para que reduzam os gastos com servidores municipais.
Alguns municípios chamam atenção pela gravidade da situação. Por exemplo, Mocajuba atingiu 88,90% de sua arrecadação com gasto de pessoal; Rondon do Pará, 78,79%; Magalhães Barata, 68,89%; São Sebastião da Boa Vista, 67,88%; Prainha, 66,25%; Jacundá, 65,55%; Cachoeira do Arari, 63,40%; Bujaru, 62,86%; Vigia, 61,73% e Rio Maria, 58,78%.
Este assunto vem sendo abordado com ênfase nas 12 rodadas do projeto CAPACITação que o Tribunal realizou este ano, em 138 dos 144 municípios paraenses, e que será destacado, nos próximos dias 5, 6 e 7, durante a 13ª rodada do encontro, que acontecerá na sede do Tribunal, em Belém, dirigida aos municípios da região metropolitana: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Isabel do Pará.
O projeto CAPACITação é uma realização do TCM-PA e da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” e conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM), entre outras instituições.