terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Traficante é preso em flagrante com quase 2kg de maconha, crack e ecstasy no Pará



Policiais do 23º Batalhão prenderam em flagrante um homem por tráfico de drogas e apreenderam mais de um 1kg de maconha e outras drogas na noite de segunda-feira, 23, no munícipio de Parauapebas, Sudeste paraense.

O homem foi encontrado durante rondas ostensivas próximo à rodovia PA-160. O suspeito estava parado na frente de uma residência com um pacote em mãos e, quando viu os policiais, tentou descartar o objeto. Ao ver a atitude, a equipe foi abordar o homem, que carregava nos bolsos uma porção de maconha. Os militares também recuperaram o embrulho descartado, onde havia mais da mesma substância, cerca de 1,2kg.

Reunião do grupo de trabalho do Ministério Público discute danos ambientais na bacia do Tapajós


Em plataforma virtual o Grupo de Trabalho da Bacia do Tapajós do Ministério Público do Pará (MPPA) reuniu na segunda-feira (24), para tratar dos danos ambientais na Bacia do Tapajós, com destaque para a mudança na coloração das águas do rio, de azul para barrenta. O GT é composto por promotores de Justiça da região oeste do estado e pela equipe do Centro de Apoio Operacional do Ambiental (CAO Ambiental).

De acordo com o MPPA, a reunião foi preparatória para o encontro que será realizado no próximo dia 1º de fevereiro, na sede da Promotoria de Justiça de Santarém, com a presença de outras instituições, para traçar as estratégias no enfrentamento ao problema.

Policial é executado por 5 pistoleiros em via pública no interior do Pará



No início da tarde desta terça-feira (25), às 12h18, cinco bandidos, a bordo de um veículo, cor preta, executaram o Cabo Milton Carlos, com dezenas de disparos de arma de fogo, na cidade de Bragança, região nordeste do Estado do Pará, sem nenhuma chance de defesa.

A vítima parou sua motocicleta, cor azul, em frente a uma residência, mas, neste momento, o carro com os pistoleiros diminui a velocidade e o primeiro atirador acertou o policial ainda com o automóvel em movimento. Em seguida, desceram 4 homicidas e crivaram o militar de bala. O policial estava à paisana e morreu no local do atentado.

Homem é preso por roubo, furto, corrupção de menor e violência doméstica em Ananindeua



Um homem identificado como Diego do Espírito Santos, foi preso no final desta manhã, 25, por policiais civis da 3ª Seccional da Cidade Nova, suspeito de praticar vários delitos em Belém e Ananindeua, na região metropolitana.

A ação deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva. O indiciado responde por diversos crimes, entre eles roubo majorado, corrupção de menor, furto qualificado e violência doméstica.

Site do Banco Central sai do ar após disponibilizar recurso que permite devolução de débitos



O grande número de acessos ao site do Banco Central, registrado ontem à noite, 24, resultou na sobrecarga em um sistema recém-criado pelo banco para ajudar as pessoas a identificar se têm algum dinheiro depositado em seu nome, sem que tenha conhecimento, o que pode ocorrer em casos de devolução de cobranças indevidas de tarifas, por exemplo.

Segundo o Banco Central, “o Sistema de Valores a Receber registrou demanda acima da esperada, mas já estamos ajustando a capacidade de atendimento”. Não há, no entanto, até o momento, qualquer previsão sobre o restabelecimento do site. “Os relatos que recebemos é de que o problema teve início ontem, após as 20h”, mas permanece até o final da manhã desta terça-feira, 25.

Homem é assassinado a golpes de facão em Placas, no Pará



Na noite da última segunda-feira (24), a Polícia Civil foi informada que um homem, identificado como Josias da Conceição, havia sido assassinado a golpes de arma branca, um facão, e que seu corpo se encontrava em sua residência, localizada no bairro Alto Pará, município de Placas (PA). Logo depois, os policiais se deslocaram até o local indicado, onde foi constatado a veracidade do crime.

Segundo informações, a polícia realizou diligências para elucidar o crime, primeiramente, os policiais estiveram na residência onde ocorreu o crime, realizando a oitiva informal de algumas testemunhas que se encontravam no local.

Comerciante santareno condenado por estupro de vulnerável vai cumprir prisão domiciliar por 180 dias, decide TJPA


A Seção de Direito Penal converteu, segunda-feira, 24, de ofício, dada a gravidade do caso, a prisão do réu Rilson Carneiro de Almeida de regime fechado para domiciliar. Durante a sessão, transmitida por meio de videoconferência, as desembargadoras e os desembargadores acompanharam a relatora do processo, Vânia Lúcia Carvalho da Silveira, que ratificou a liminar anteriormente concedida e converteu a prisão do réu em domiciliar por 180 dias, pois o mesmo é idoso e portador de doenças degenerativas que comprometem a sua saúde e locomoção, e que o impedem até mesmo de fazer as suas necessidades básicas, como tomar banho e se alimentar.

Cenário da pandemia em Santarém revela 1.264 casos positivos de Covid-19 em janeiro de 2022



A nova atualização do boletim epidemiológico sobre a Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, não acrescentou novos casos positivos da doença ou mortes, na noite de segunda-feira (24). No acumulado do mês de janeiro, o município já registrou 1.264 pessoas positivas para coronavírus.

Os dados são referentes ao período entre 1 a 24 de janeiro, quando também foram divulgadas 26 mortes, sendo algumas ocorridas ainda em dezembro. Outras quatro mortes são investigadas.

MPF prepara cerco ao Telegram e sinaliza que pode bloquear serviço


A falta de interesse demonstrada pelo programador russo Pavel Durov, criador do Telegram, em dialogar com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, acendeu o sinal de alerta entre os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo que conduzem um inquérito civil público sobre desinformação e mentiras veiculadas em redes sociais. Ao Estadão, membros da instituição disseram que a plataforma pode vir a ser alvo de medidas judiciais de curto prazo e, em último caso, suspensão temporária no País.

Labimol faz testes de covid-19 para a comunidade acadêmica da Ufopa


Testes RT-PCR dos membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará têm sido feitos pelo Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) desde março de 2021, com base na Instrução Normativa nº 18 da Reitoria. Desde outubro, com o início do ano letivo 2021.1, o Labimol intensificou o procedimento para garantir a segurança dos membros da comunidade acadêmica no retorno gradual das atividades presenciais.

Alunos, professores, técnicos e terceirizados podem solicitar o exame enviando e-mail para labimol@ufopa.edu.br, a partir do qual será feito o agendamento.

Mais uma UBS da região do Arapiuns é beneficiada com instalação de sistema de energia solar



Mais uma UBS ribeirinha foi contemplada com a instalação de sistema de energia solar (off grid), que vai possibilitar o armazenamento de vacinas e uso de inaladores. Desta vez, a unidade beneficiada é da comunidade Prainha do Maró, localizada na região do rio Arapiuns, em Santarém oeste do Pará.

Com a instalação do sistema dimensionado para funcionar durante 24h/dia, será possível alimentar a geladeira de vacinas e 6h/dia para demais cargas (iluminação e equipamentos), possibilitando conservar adequadamente vacinas e medicamentos, melhorando a qualidade do atendimento primário à saúde na comunidade.

Bolsonaro corta verbas de pesquisas, combate a incêndios florestais, indígenas e hospitais



Os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Orçamento de 2022 atingiram verbas de pesquisa em saúde, combate a incêndios florestais, manutenções de hospitais universitários e demarcação de terras indígenas. As informações são da Folha.

Bolsonaro cortou R$ 3,18 bilhões em despesas, em uma medida que recaiu sobre áreas que já recebem menos atenção do governo.

Olavo de Carvalho "guru" do clã Bolsonaro morre de Covid 19 aos 74 anos nos Estados Unidos



O escritor bolsonarista Olavo de Carvalho faleceu, aos 74 anos, na noite de 24 de janeiro. A notícia da morte foi comunicada pela família nas redes sociais do autor. Segundo a postagem no Twitter, o guru da família Bolsonaro estava hospitalizado na região de Richmond, no estado da Virgínia (EUA).

Olavo de Carvalho havia sido diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro. Oficialmente, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada.