quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Qual o tamanho do estrago bolsonaresco?


Há uma discussão quase interminável sobre os riscos do bolsonarismo para a democracia brasileira e sobre o quanto as instituições democráticas têm sido capazes de pôr freios aos abusos do atual governo. E há bons motivos para isso, tendo em vista o autoritarismo professo do presidente da República e de muitos de seus auxiliares e apoiadores.

É no contexto desse debate que se inscreve a análise de meu colega de FGV Carlos Pereira, em sua coluna do Estadão do dia 10 de janeiro último, sobre o que para ele seria o caráter fantasmagórico dos perigos de um segundo mandato bolsonaresco para o o regime hoje vigente no País. Segundo Pereira, a reiterada contenção do autoritarismo presidencial durante este primeiro mandato, ilustrada por diversos episódios em que ele teve suas ações bloqueadas ou corrigidas, demonstraria que não há riscos de uma inflexão autoritária se porventura Bolsonaro vier a ser reeleito.

Mais de 18 milhões serão investidos na construção de ginásios e quadras em escolas de Santarém



O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou nesta quinta-feira (20), a Ordem de Serviço para construção de sete ginásios com vestiários e 11 quadras cobertas com bloco de vestiários e depósito, em escolas da Rede municipal de ensino.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), com a participação da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, do Presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Jr., do Secretário Regional de Governo Henderson Pinto e dos vereadores Junior Tapajós, Alexandre Maduro, Alba Leal e Erasmo Maia.

Centrão começa a acenar para Lula, mas quer diálogo sem presença do entorno petista, diz mídia


Diante dos resultados das pesquisas de intenções de votos, nos quais o ex-presidente vem se destacando, líderes do centrão admitem querer conversar com Lula, mas sem outros nomes do PT em conjunto.
Aliados ao presidente, Jair Bolsonaro (PL), que são líderes importantes e integrantes da linha de frente do centrão, já admitem sentar para conversar com o ex-presidente Lula, entretanto, sem o "entorno" petista que acompanha o presidenciável, de acordo com o blog de Andréia Sadi no G1.

Governo do Equador anuncia descobrimento de poço de petróleo e gás em região da Amazônia



O presidente, Guillermo Lasso, fez o anúncio nesta quinta-feira (20) pelo Twitter e comemorou a nova descoberta, que foi "100% produto do investimento privado".
Guillermo Lasso informou que as estimativas iniciais preveem que o novo poço vai adicionar 925 barris de petróleo por dia à produção equatoriana. O presidente comentou também que com a novidade, o governo está "avançando com a meta de duplicar a produção petroleira".

Por motivo de 'doenças' dos profissionais, expedição do Barco Papa Francisco a Curuá é cancelada


Em publicação na página oficial da Prefeitura de Curuá, oeste do Pará, foi confirmado nesta quinta-feira (20), o cancelamento da expedição médica do Barco Hospital Papa Francisco, que começaria na sexta-feira (21) na região do Paraná, onde estão localizadas comunidades ribeirinhas.

No post, sem dar muitos detalhes, a prefeitura justificou o cancelamento da expedição “por motivos de doenças dos profissionais do Barco Hospital Papa Francisco”.

Sefa apreende 24 mil garrafas de cerveja em São Francisco do Pará


A unidade fazendária de controle de mercadorias em trânsito da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) em Belém, apreendeu, ontem, 19 , mil grades de cerveja, totalizando 24 mil garrafas. A apreensão aconteceu na unidade fazendária localizada no município de São Francisco do Pará, no Km 82 da rodovia Br-316 Km, nordeste paraense.

Polícia é acionada para resgatar jacaré dentro de residência em Belém



No começo da tarde desta quinta-feira, 20, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi acionado para resgatar um filhote de jacaré no Conjunto Paraíso dos Pássaros (CDP). De acordo com informações, no local, a equipe descobriu se tratar de um Jacuraru, um réptil, da família dos lagartos de aproximadamente 40 centímetros, de cor verde oliva com manchas e faixas pretas no dorso.

Família espera por leito após jovem ter intestino perfurado e passar por três cirurgias em Cametá



O adolescente, Marlielson Ramos Gonçalves, 15 anos, está em estado grave depois de passar por três cirurgias e ter o intestino perfurado, por conta de uma apendicite. O jovem sofre de problemas mentais e está internado no Hospital Regional de Cametá, região nordeste do Pará.

Segundo informações, a família pede que seja feita uma transferência urgente para um hospital que disponibilize suporte médico especializado. A vítima mora na cidade de Limoeiro do Ajuru, que fica a 52 quilômetros de Cametá.

Técnicos ambientais fazem sobrevoo e testes em água turva do rio Tapajós, em Alter do Chão



Equipe composta por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) chegou na quarta-feira (19), ao município de Santarém, oeste paraense, para avaliar as condições da água do rio Tapajós e áreas em torno dos locais onde a água apresenta coloração turva, diferente da habitual, que é azul-esverdeada.

O grupo coordenado pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O' de Almeida, é composto por técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos, do Núcleo de Monitoramento Hidrometereológico, Diretoria de Fiscalização e da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa.

Pena de Sefer por estupro de menina fica em 20 anos, mas ex-deputado não será preso



Desta vez não houve nenhuma invenção de roda jurídica ou jabuti “legal”, na 3ª Turma de Direito Penal, do Tribunal de Justiça do Pará: por unanimidade, com votos do relator Mairton Carneiro e das desembargadoras Maria Edwiges Lobato e Eva Coelho do Amaral, o ex-deputado Luiz Sefer foi definitivamente condenado a 20 anos de prisão, que seria inicialmente em regime fechado, pelo estupro de uma menina que à época tinha 9 anos de idade e que trabalhava na casa dele como empregada doméstica.

O ex-deputado abusou sexualmente da garota durante 4 anos seguidos. O filho dele, hoje deputado estadual Gustavo Sefer, também participou dos abusos, mas foi excluído do processo por ser menor à época. O Ver-o-Fato acompanhou toda a sessão virtual do julgamento.

PRF prende suspeito e resgata seis pássaros silvestres na BR-155 no interior do Pará



Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na terça-feira, 18, durante fiscalização de combate à criminalidade no município de Eldorado dos Carajás, sul do Pará, seis pássaros silvestres que estavam sendo transportados em caixas de papelão em um veículo de passeio, no km 250 da BR-155.

Adolescente com transtorno cognitivo engravida após ser estuprada em Santarém; suspeito é o padrasto



Uma adolescente de 17 anos engravidou após ser estuprada em Santarém, no oeste do Pará. À produção de jornalismo da TV Tapajós, familiares contaram que a vítima foi violentada pelo próprio padrasto. O caso está sendo investigado pela polícia.

Ainda de acordo com familiares, o caso de estupro só foi descoberto pela família no último dia 13 e foi registrado na Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca).

Draga para garimpo é apreendida pela Capitania em Santarém


Uma draga de sucção de minério foi apreendida pela Capitania dos Portos, na noite de quarta-feira, em Santarém, no oeste do Pará. A embarcação singrava as águas do rio Tapajós em direção à região garimpeira no município de Itaituba, no sudoeste do estado, quando foi interceptada pela Marinha e apreendida para averiguação. A notícia foi divulgada pela Tv Tapajós.

Piscicultores de Mojuí dos Campos recebem doação de mais de 40 mil alevinos de tambaqui



Parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), possibilitou mais uma doação de alevinos a 38 pequenos piscicultores do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. A entrega de 43 mil alevinos de tambaqui foi realiza na quarta-feira (19), no prédio da Semagri.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Jailson Mesquita, a ação visa diversificar as fontes de renda dos produtores rurais, principalmente nesse período de crise por conta da pandemia da Covid-19.

Bolsonaro diz que não haverá reajuste para todos os servidores em 2022



O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista à Jovem Pan, que não há espaço no Orçamento de 2022 para que todas as categorias de servidores públicos tenham reajuste salarial. O texto aprovado no Congresso prevê gastos de R$ 1,7 bilhão para esse fim. A intenção do governo era aplicar o dinheiro para conceder reajustes só a policiais federais e a servidores do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Polícia Civil prende autores da morte de empresário em Concórdia do Pará


Três homens foram presos no município de Concórdia do Pará, no nordeste do estado, suspeitos de homicídio que ocorreu em novembro de 2021. As prisões foram feitas durante ações da operação 'Discórdia', deflagrada pela Polícia Civil e que encerrou na quarta-feira, 19. Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no município.

De acordo com informações colhidas pela Polícia Civil, a morte do empresário teria sido uma retaliação por conta de informações que a vítima teria supostamente repassado a policiais da região sobre o esconderijo de um conhecido criminoso da área, identificado como Jeberson Milhome, morto durante operação de busca decorrente dessa denúncia.

Reportagem na Rede Globo mostra problema ambiental no "Caribe da Amazônia"



A cor do rio Tapajós, que banha Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, está preocupando moradores e turistas, isso porque a tonalidade azul límpida da água deu lugar para uma cor marrom. Conhecida como o “Caribe da Amazônia", ganhando cada vez mais holofotes como um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados no Estado do Pará, a vila balneária está movimentando vários ativistas ambientes, ONGs, empresas do ramo turístico e a imprensa nacional no intuito de descobrir o real motivo da cor turva em grande parte do Rio.

Homem é encontrado morto dentro de casa no interior do Pará



Um homem, identificado como Marcelo Lima Aguiar, de 31 anos, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 19, em uma residência abandonada localizada na 3ª rua após a travessa Raimundo Preto, no Bairro Jardim das Araras, em Itaituba, sudoeste do Pará. O corpo estava em estado de decomposição e não apresentava sinais de violência, a suspeita é de que a morte tenha acontecido por causas naturais.

Santarém decreta situação de emergência em razão de danos provocados por alagamentos



O prefeito Nélio Aguiar (DEM) assinou na quarta-feira (19) decreto de situação de emergência em áreas afetadas por alagamentos no município de Santarém, oeste do Pará.

Desde o mês de dezembro de 2021, chuvas fortes e intensas ocasionaram alagamentos em vários pontos da cidade e residências, com registro de danos também na malha viária. Cerca de 2.508 pessoas foram diretamente afetadas.