domingo, 11 de junho de 2023

Mastro cai e atinge cabeça do ‘Mordomo’ do Çairé durante celebração em Alter do Chão; veja vídeo

 

O rito de derrubada dos Mastros, em comemoração aos 50 anos da retomada da Festa do Çairé, no distrito de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, por pouco não termina em tragédia. Um dos mastros caiu sobre o senhor conhecido como ‘Naldo’, o Mordomo da Festa. O acidente aconteceu na noite deste sábado (10), e assustou quem prestigiava o evento.
A vítima foi socorrida às pressas e levada para a unidade de saúde da própria vila para receber os primeiros atendimentos médicos. Após isso, o morador foi trazido para o Hospital Municipal de Santarém, onde segue internado.
De acordo com nota divulgada pela Comissão Organizadora e Coordenadora do Festival Folclórico do Çairé, o estado de saúde dele é considerado estável. Naldo segue sob cuidados médicos.
A organização também informa que as devidas providências já foram tomadas e uma equipe está acompanhando o morador. Mas não epxlicou por que o local da derrubda não foi isolado e por que o evento ocorreu à noite, com pouca luminosidade.
A celebração dos 50 anos da retomada da Festa do Çairé, reuniu moradores e visitantes. O evento foi marcado por ritos religiosos e indígenas. O Çairé acontece há mais de 300 anos na vila de Alter do Chão. Mas em 1943, a festa deixou de ser realizada e só foi retomada a partir de 1973.
Oficialmene, durante o ano, a festa do Çairé acontece na segunda quinzena de setembro, em Alter do Chão. No mesmo período é realizado o festival dos botos Cor de Rosa e Tucuxi.

Polícia Federal prende em Novo Progresso um dos traficantes mais procurado do país



Polícia Federal prende dinheiro dentro de residência de traficante em Novo Progresso-PA – (Foto montagem Jornal Folha do Progresso)

Plícia Federal prende um dos traficantes mais procurados do país
Osmar Martins de Araujo, o Fantasma, estava foragido desde 2020
Na residência de Osmar Martins de Araujo, o Fantasma, foi apreendido dinheiro e armas. Osmar estava foragido desde 2020. Assista ao video Clique AQUI
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (8) Osmar Martins de Araújo, mais conhecido como “Fantasma”, na cidade de Novo Progresso (PA). O criminoso estava foragido da Justiça e é suspeito de envolvimento em roubos de instituições financeiras, cargas em aeroportos e tráfico internacional de drogas. A operação foi cumprida pela PF no Pará, por meio da delegacia de Santarém, com o apoio de unidades policiais em Minas Gerais.

Estudo sugere que musculação pode prevenir sintomas de Alzheimer


A prática de exercícios físicos resistidos, como musculação, é capaz de prevenir ou ao menos atrasar o aparecimento de sintomas de Alzheimer e funciona como uma terapia simples e acessível para pacientes com a doença. A conclusão do estudo foi
publicada por pesquisadores das universidades Federal de São Paulo (Unifesp) e de São Paulo (USP) na revista Frontiers in Neuroscience.
Apesar de idosos e pacientes com demência dificilmente estarem aptos a realizar exercícios aeróbicos de alta intensidade, como corrida, essas atividades são o foco da maioria dos trabalhos científicos relacionados à doença de Alzheimer.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, recomenda o exercício resistido como melhor opção para a manutenção do equilíbrio e da postura e, consequentemente, a prevenção de quedas.
Massa muscular

Deputadas apresentam propostas contra atos racistas e em defesa da comunidade LGBTQIA+

Na manhã desta terça-feira (06), deputados apresentaram Projeto de Lei junto a Divisão de Expediente (Didex) durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A proposta, de autoria da deputada Maria do Carmo, institui a responsabilização daqueles que praticarem atos racistas e de ódio em eventos públicos no Pará, e relata que tem se tornado notório e ainda existente o comportamento de ódio em eventos públicos- sobretudo desportivos de futebol - que expressam racismo e discriminações contra pessoas.
Além de abominável, o ordenamento jurídico repudia tais condutas, conforme incisos do art. 5° da Constituição Federal. O Projeto de Lei trata, exclusivamente, das sanções administrativas aplicadas pelo Estado aos atos racistas e de ódio praticados em eventos realizados no Pará.
A deputada destaca que "o preconceito feito por alguns segmentos da sociedade em locais, como o de futebol é inaceitável. O Pará e outros estados têm história no futebol. Não dá para ir a um espetáculo e presenciar comportamentos racistas contra os jogadores, contra as pessoas. Nossa proposta é, principalmente, para que os que cometerem o crime de racismo ou de injúria nesses eventos públicos respondem criminalmente". A parlamentar acrescenta, ainda, que: "entendemos que os times de futebol precisam se posicionar em relação ao comportamento dos seus torcedores, mas é necessária uma punição, uma multa que pode chegar a 100 mil reais", esclarece ela.
De autoria da deputada Lívia Duarte, foi protocolado o Projeto de Lei que institui no calendário oficial de eventos do Estado do Pará, o Dia Estadual do Orgulho LGBTQIA+. O dia 28 de junho marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O Projeto de Lei visa tornar a data um marco histórico de reconhecimento da luta da comunidade LGBTQIA+ no nosso Pará, pela garantia de direitos e por dignidade. Em 2022, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgou dados oficiais sobre a comunidade não heterossexual no país.