domingo, 19 de fevereiro de 2023

Cinco pessoas são presas suspeitas de tráfico de drogas, em Miritituba. O distrito fica em Itaituba; Arma de fogo, veículos e drogas foram apreendidas

Após a abordagem, um dos homens, identificado como Antônio Adrian, foi encontrado com uma quantidade de substância análoga a cocaína e alegou estar vendendo drogas por estar sendo ameaçado por um traficante conhecido como Valbiano, que supostamente estaria comercializando entorpecente no distrito de Miritituba utilizando uma Honda Biz branca.

Na noite de sábado (18), durante rondas pelo distrito de
Miritituba, em Itaituba, sudoeste do Pará, a polícia avistou dois indivíduos suspeitos nas proximidades de um show de carnaval.

Valbiano foi encontrado e abordado pela guarnição, e indicou que o entorpecente seria de propriedade de um casal identificado como Raquel Viegas e Orismar Santana.
A polícia encontrou Orismar, conhecido como "Novo", trafegando pelas ruas de Miritituba em uma caminhonete Triton preta. Ao tentar abordá-lo, ele teria empreendido fuga e se escondido na casa de Raquel.

Viúva de passageiro do barco motor Anna Karoline lll será indenizada. R$ 200 mil deve ser rateado entre as partes.

O navio foi ao fundo do rio após uma série de erros. A Polícia Civil indicou 6 pessoas em 2020, e em 2021, após o caso ser encaminhado para a esfera federal, a Polícia Federal (PF) decidiu pelo indiciamento de 5 investigados, por homicídio e ainda por crime de perigo e prevaricação.
O juiz Felipe Gontijo Lopes, do Tribunal de Justiça de Santarém, no oeste do Pará, condenou a empresa Erlon Rocha Transportes Ltda, Paulo Márcio Simões Queiroz e a União a indenizar a viúva de um passageiro do barco motor Anna Karoline lll, que naufragou há quase dois anos no Rio Jari, próximo do município de Almeirim. A sentença é de que o pagamento de R$ 200 mil deve ser rateado entre as partes.
O barco, com cerca de 100 pessoas a bordo, naufragou por volta das 4h30 da madrugada de 29 de fevereiro 2020, na Boca do Jari, a caminho de Santarém.

O inquerido policial concluiu que houve uma série de erros e omissões graves. A embarcação tinha sido inspecionada pela Marinha, mas foi liberada para seguir viagem.

Corpos de estudantes da UFRA vítimas de acidente são sepultados. Camille, Taina e João Lucas eram estudantes do curso de Medicina Veterinária

Camille, Taina e João Lucas eram estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFRA, estavam no 8º semestre e iriam se formar no final deste ano. André Augusto Mendonça era médico veterinário e ex-aluno da instituição.

Foram sepultados, no final da manhã do sábado (18), os corpos dos três estudantes e de um ex-aluno da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), vítimas de acidente entre um carro de passeio e uma carreta ocorrido na tarde da última quinta-feira (16), no Km 56 da rodovia PA-483, a Alça Viária, no município de Barcarena. Segundo informações da UFRA repassadas à Redação Integrada de O Liberal neste domingo (19), João Lucas da Graça Andrade foi sepultado no Cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá; Taina Oliveira Beckman e Camille Samara da Silva, no Cemitério Good Pax, em Marituba; e o médico veterinário e ex-aluno André Augusto do Nascimento Mendonça no Cemitério São Jorge (Marambaia). A Universidade decretou luto oficial por três dias, a partir da sexta-feira (17).

Camille, Taina e João Lucas eram estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFRA, estavam no 8º semestre e iriam se formar no final deste ano. André Augusto Mendonça era médico veterinário e ex-aluno da instituição. O falecimento dos quatro jovens gerou grande comoção nas redes sociais e deixou em choque familiares e a comunidade acadêmica.

Bonitona ligada ao tráfico 'Lili Carabina' é executada a tiros na frente do pai em Altamira

A polícia disse que a vítima seria integrante de um grupo criminoso e tenha passagens pelos crimes de receptação culposa e homicídio qualificado.
Uma mulher foi assassinada a tiros na noite de sexta-feira (17) no bairro Buriti, em Altamira, município no sudoeste do Pará. 
A vítima foi identificada como Ana Letícia Almeida da Cunha, de 21 anos. 
Ela era conhecida pelo apelido de “Lili Carabina” e foi executado com, ao menos, seis disparos de arma de fogo.
Os familiares disseram à polícia, que Ana tinha acabado de chegar com o pai na casa que ela morava. 
Assim que eles saíram de um veículo, dois criminosos encapuzados, que supostamente estavam escondidos em uma área de mata, atiraram contra a jovem.


Lili Carabina morreu no local. A dupla de envolvidos no crime rendeu o pai da vítima e fugiram no carro da família. 
A polícia não disse o estado de saúde do pai de Ana.

Piloto Edmilson caiu de ultraleve e morre na pista de Novo Progresso. Vejam as imagens

O empresário Edmilson que além de piloto foi quem teria construído o ultraleve. Ele teve morte fatal  

Uma falha humana é apontada como provável causa da queda de um ultraleve, no final da tarde deste sábado,18 de fevereiro de 2023, em Novo Progresso, o piloto morreu.
Conforme a informação ultraleve estava o piloto Edmílson, no pouso colidiu com solo.
O ultraleve caiu bem próximo a pista de pouso, ao lado de um barracão no pátio do aeroporto de Novo Progresso.
Socorro do SAMU foi acionado, mas o piloto estava morto.
O piloto do ultraleve, é dono da auto peças siga bem no município.
Veja as imagens logo após acidente.

 

Gringo é absolvido após defesa provar inocência durante julgamento em Novo Progresso. O fato aconteceu em 1997- Vinte e seis anos

Gringo estava em liberdade, por motivos de saúde, e compareceu ao júri acompanhado de seus advogados. Inicialmente Valecir Hoffmann, o Gringo e seu irmão JUAREZ HOFFMANN conhecido por Pingo foram acusados pelo MP, como responsáveis pelo assassinato da fazendeira ROZELI CAPELARI BORDIM e VITAL CAPELARI BORDIM, supostamente motivado por herança, vez que a vítima era viúva de JACI HOFFMAN popular Nego.
Em julgamento realizado na última segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023 pelo Tribunal do Júri de Novo Progresso, o réu VALECIR HOFFMANN conhecido popularmente por Gringo, foi inocentado pelo tribunal do júri com maioria dos votos dos sete jurados. O júri foi realizado nas dependências da câmara municipal de Novo Progresso-PA.
O júri que iniciou as 09h e se estendeu durante todo o dia adentrando a madrugada com debates acalorados entre a defesa, patrocinada pelos Advogados Karla Paloma Busato, Edson da Cruz e Robson Medeiros, e, a acusação, representada pelo Ministério Público.
Por volta das 02h00min da manhã, o corpo de jurados, representando a sociedade Progressensse, reconheceu a Inocência do até então acusado Valecir Hoffman (Gringo) pela barbárie ocorrida à época e decidiu por sua ABSOLVIÇÃO, após 26 anos, acolhendo assim a tese de defesa.
Conforme a denúncia do MP , Gringo e Pingo, mataram a ex-cunhada, a fazendeira viúva, Roseli Bordin e o Pai Vital Capelari Bordin, com intuito de ficar com a herança, do irmão Jaci Hoffmann (Nego) que havia falecido.

MPF quer anular poder aos municípios para autorizar garimpos no Pará

A chegada de sedimentos a Santarém foi destacada pela imprensa em janeiro de 2022, quando houve escurecimento das águas na altura do distrito de Alter do Chão, lembram os especialistas.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o governo do Pará anule uma norma que repassou aos municípios o poder de autorizar garimpos no estado,o único da Amazônia onde isso ocorre. A recomendação, que serve como um alerta para evitar que o MPF tenha que levar o caso à Justiça, foi expedida nesta sexta-feira (17).
O documento cita nota técnica do Instituto Socioambiental (ISA) e do WWF-Brasil que destaca que os impactos ambientais dos garimpos não ficam restritos aos limites municipais. Nesses casos, a legislação e a jurisprudência estabelecem que o licenciamento deve ser feito pelo governo estadual ou pelo governo federal, conforme impactos e localização do garimpo.

A recomendação ressalta que, ao responder questionamento em inquérito que o MPF abriu sobre o tema, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará informou que não há pareceres técnicos ou jurídicos que tenham fundamentado a delegação do licenciamento aos municípios.

Após determinação judicial, Rurópolis elegeu novo presidente da Câmara. Guto do PSC assumiu o cargo


NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS: BIÊNIO 2023/2024


Após determinação judicial na manhã desta sexta dia 17/02, foi realizada nova eleição para Mesa Diretora da Câmara de Rurópolis, sendo eleita a CHAPA "UNIAO CONTIUA" tendo como Presidente GUTO DA SILVA TOUTA do PSC, Vice-presidente ANDERSSON GUIMARAES PINTO do MDB, 1 ° secretário JONAS LOURENCO DA SILVA do PT e 2°secretário ELIVALDO CONCEIÇÃO SILVA do MDB. Para o Biênio 2023/2024, empossada automaticamente no dia 17 de fevereiro de 2023, conforme o Art. 20, alínea "D" do Regimento interno.
O novo presidente já assumiu a presidência da Mesa Diretora, dando por cumprido a determinação judicial, e convidou aos demais eleitos para assumirem suas posições na mesa diretora.
Os oitos vereadores que votaram no vereador Guto para presidente
1- Guto
2- Elias Zanetti
3- Paulão 
4- Chiquinho
5- Anderson 
6- Jonas
7- Ismael 
8- Flavian

Corpo com marcas de tiro é encontrado carbonizado ao lado de carro em chamas


Vítima foi localizada em uma estrada de terra do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, na tarde deste sábado.
O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado carbonizado ao lado de um carro em chamas, no Bairro Osmar Cabral, em uma estrada de terra do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, na tarde deste sábado (17).

Ônibus com delegação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns tomba na BR-163 em Mato Grosso. Ônibus estava com 42 passageiros de 14 povos indígenas

O acidente foi divulgado através das redes sociais do CITA. No post, a delegação pede orações e ajuda para que os indígenas retornem o quanto antes para Santarém.
O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (19). De acordo com informações, algumas pessoas sofreram escoriações leves e foram levadas ao hospital de Sinópolis.
O ônibus em que estava a delegação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), tombou por volta de 00h30 deste domingo (19) na BR-163, estado do Mato Grosso. Algumas pessoas sofreram escoriações leves e foram encaminhadas ao hospital do município de Sinópolis.
No veículo haviam 40 passageiros dos 14 povos indígenas que compõem a região do Baixo Tapajós. Eles voltavam de uma intensa agenda em Brasília que tratou de pautas como educação e meio ambiente, de 10 a 17 de fevereiro. O destino final da viagem era Santarém, oeste do Pará.

Médico André Aguiar oferece R$ 50 mil e mais pensão para família de mãe que ele atropelou e matou na PA de Alter do Chão

A defesa do médico André Aguiar, 24 anos, que atropelou e matou em Santarém (PA) a jovem mãe Adriana Carvalho ofereceu à família da vítima R$ 50 mil como indenização “por danos morais” e mais pensão no valor de 2/3 do salário mínimo (R$ 868,00).
Casada, de 36 anos, Adriana Queiroz de Carvalho deixou órfãos 2 filhos menores de idade – Gabriel e Thomaz. O acidente que a matou aconteceu em dezembro do ano passado, próximo à comunidade São Braz.
Ela estava no acostamento da PA-457 (Everaldo Martins), que liga Santarém ao distrito de Alter do Chão, quando foi atingida pelo veículo dirigido pelo médico. Morreu na hora. André Aguiar, em alta velocidade, não parou o carro para socorrê-la, seguindo em direção a Santarém.


A proposta de pensão e indenização foi entregue ao Ministério Público do Pará (MPPA) há menos de 1 mês. É assinada pelo advogado José Maria Lima.

Esquema fraudulento: Servidora da Câmara de Santarém que chegou a ficar 5 dias presa na Perfuga é absolvida pela Justiça. Bruno Machado também foi inocentado

A Justiça absolveu uma servidora da Câmara de Vereadores de Santarém (PA) que, em julho de 2018, chegou ficar presa por 4 dias por suposto envolvimento em licitações fraudadas na Casa, no rastro da operação Perfuga.
A Justiça absolveu uma servidora da Câmara de Vereadores de Santarém (PA) que, em julho de 2018, chegou ficar presa por 4 dias por suposto envolvimento em licitações fraudadas na Casa, no rastro da operação Perfuga.
A sentença de absolvição de Maria da Saúde Figueira Gomes foi proferida na terça-feira (14) pelo juiz Alexandre Rizzi, da 1ª Vara Criminal de Santarém.
O próprio Ministério Público do Pará (MPPA), autor da ação penal contra a servidora, pediu à Justiça, na fase final do processo, que a acusada fosse absolvida.
Um outro servidor da Câmara, igualmente acusado de envolvimento no esquema fraudulento, foi absolvido: Bruno Machado de Melo.
Sem provas cabais