domingo, 26 de fevereiro de 2023

Professores de Monte Alegre cobram pagamento do piso salarial e abono do Fundef; vídeo


O Sintepp, sindicato que reúne profissionais que atuam na área da educação no Pará, realizou na sexta-feira (24) uma manifestação pública em
Monte Alegre, oeste do estado, para pressionar o prefeito Matheus Almeida (MDB) a pagar o novo piso nacional dos professores.
O piso foi reajustado pelo MEC (Ministério da Educação) em janeiro deste ano, com efeito para todos os municípios do país. Subiu para R$ 4.420, para jornada de 40 horas semanais ou proporcional. Monte Alegre ainda paga esse valor.
Os professores também pressionaram o prefeito a pagar o precatório do Fundef a quem tem direito dentre os servidores do município.
A repórter Josiane Freitas, do JC em Monte Alegre, fez a cobertura jornalística do ato público.

Piloto Felipe Pacheco de Novo Progresso é preso em Sinop com avião transportando 462 kg de cocaína

Policiais federais, do Ciopaer, Gefron e da PM apreenderam, no aeroporto presidente Figueiredo, um avião monomotor, de pequeno porte, que estava transportando 462 kg de cocaína. O piloto, Felipe Pacheco, acabou sendo preso.
Felipe Pacheco, filho de garimpeiro morador na área garimpeira de Novo Progresso, foi preso no domingo (26), pela polícia Federal na cidade de Sinop, no estado do Mato Grosso, com 462 kg de cocaína. A aeronave é de agência de propriedade de morador de Novo Progresso-PA. As informações são do Jornal Folha de Novo Progresso.
Policiais federais, do Ciopaer, Gefron e da PM apreenderam, no aeroporto presidente Figueiredo, um avião monomotor, de pequeno porte, que estava transportando 462 kg de cocaína. O piloto, Felipe Pacheco, acabou sendo preso.
É uma das maiores apreensões feitas, nos últimos meses, em Sinop. A droga, que estava dividida em 14 fardos, foi encaminhada à delegacia da Polícia Federal, bem como o piloto preso, e a ocorrência está em andamento.

As autoridades começam a apurar a procedência da aeronave Cessna 182. Em nota, o Gefron (Grupo de policiamento da Fronteira) estimou que o carregamento de droga valeria R$ 12, 4 milhões.
“Essa atividade faz parte do esforço conjunto e integrado das forças de segurança envolvidas para a repressão a voos ilícitos em pequenas aeronaves carregadas com drogas oriundas dos países produtores fronteiriços. As investigações e investidas contra o tráfico de drogas continuam, com especial atenção à prisão das lideranças e descapitalização das organizações criminosas”, informou, em nota, a assessoria do comando regional da PM.

Fonte: Jornal Folha do Progresso com informações do portal so noticias MT

Em partida de cinco gols, Tapajós vence São Francisco e garante primeira vitória no Parazão

Os três gols do Boto foram marcados por Thiago Mandi e os dois gols do Leão foram marcados por Gabriel Furtado
O Tapajós se recuperou da derrota sofrida para o Paysandu e despachou a equipe do São Francisco, no clássico do oeste paraense, pela quarta rodada do Parazão. A partida foi disputada no estádio Ipixunão, em Ipixuna do Pará e teve nada menos que cinco gols, com vitória do Boto por 3 a 2. As informações são do O Liberal.
Enfim, depois de três derrotas consecutivas, a equipe do Tapajós conseguiu emplacar um triunfo neste Parazão. Apesar disso, não foi nada fácil garantir os três pontos, num jogo que começou quente, com vitória parcial do São Francisco, que abriu o placar aos quatro minutos, em bela jogada individual de Gabriel, que desceu o campo de ataque driblando os zagueiros para finalizar num chute a meia altura.

O susto logo foi superado pelo Tapajós, que não só empatou, mas virou e ampliou, ainda no primeiro tempo. A reação começou aos oito minutos, com Hudson, em jogada dentro da grande área. O atleta recebeu o passe em profundidade, entrou e chutou rasteiro. A virada aconteceu aos 18, depois que Ângelo achou Mandi livre na entrada da grande área e fez o lançamento para o atacante, que só teve o trabalho de girar o corpo e empurrar no canto do goleiro.

Promotorias querem providências urgentes para problemas estruturais de escola estadual Nossa Senhora de Guadalupe em Santarém

A 8ª e a 11ª Promotoria de Justiça de Santarém expediram Recomendação no último dia 17 de fevereiro, ao Secretário de Estado de Educação (Seduc) e ao Diretor da 5ª Unidade Regional de Educação (5ªURE/Seduc), relacionada à estrutura física da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro da Nova República, em Santarém. Vistoria técnica detectou graves problemas estruturais no educandário, tais como ausência de padrões mínimos de segurança, acessibilidade e equipamentos que assegurem qualidade de ensino, em violação à política educacional nacional.
A Recomendação foi expedida no âmbito de Procedimento Administrativo instaurado para acompanhar e fiscalizar o funcionamento da escola, no qual foi produzido relatório de vistoria pelo Engenheiro Civil do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI-MPPA), que apontou problemas como a necessidade urgente de intervenção no muro e na fachada lateral, em razão da presença de fissuras, gerando risco à integridade física dos alunos, professores, colaboradores e transeuntes, além da necessidade de manutenção da rede elétrica e equipamentos de combate a incêndio.


De imediato, foi recomendado a interdição do muro da fachada e da lateral da escola, e que sejam solucionados os problemas da rede elétrica, que não está compatível para atender a atual demanda de carga, culminando em danos em equipamentos e lâmpadas, e que disponibilizem extintores de incêndio.
No prazo máximo de 30 dias, deve ser apresentado planejamento estratégico para adequação e manutenção dos problemas prediais/físicos apontados no Relatório de Vistoria Técnica, incluindo disponibilidade de salas para a interação dos alunos, como biblioteca e laboratórios de informática, além de depósito para livros escolares e demais materiais, com respectivo cronograma de execução.

No prazo de cinco dias a contar do recebimento, o MPPA deve ser informado sobre o cumprimento, especialmente das medidas urgentes. (com informações do MPPA).

Contribuintes em Santarém têm até 31 de março para pagar IPTU 2023 em cota única com desconto de 15%

Secretária municipal de Finanças, Josilene Pinto, todo contribuinte com imóvel cadastrado no município precisa fazer o pagamento do imposto. “Nós contamos com o apoio do contribuinte, para que entenda seu papel nesse processo de arrecadação do município. Essa é a oportunidade para aproveitar e pagar em dia seu imposto, evitando cobranças de juros, multas e prejuízos financeiros na arrecadação municipal”, explicou Josilene Pinto.


O contribuinte santareno que tiver interesse em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 com desconto de até 15%, em cota única, no município de Santarém, no oeste do Pará, tem até o dia 31 de março para pegar a guia
O contribuinte santareno que tiver interesse em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 com desconto de até 15%, em cota única, no município de Santarém, no oeste do Pará, tem até o dia 31 de março para pegar a guia. As informações foram divulgadas neste sábado (25), no portal da prefeitura.
Na página, também há outras opções de pagamento, também em cota única, até 28 de abril, com desconto de 10% no valor total de imposto devido. O contribuinte pode, ainda, optar por parcelar o imposto em até 10 vezes, porém, desde que o valor da parcela não seja inferior a 10 Unidades Fiscais do Município de Santarém (UFMS). Vale ressaltar que, ao optar pelo parcelamento, o sistema não permitirá alterações.

Adolescente de 15 anos atropelada no Vitória Régia recebe alta; médicos tentam reimplantar perna de outra acidentada; veja momento antes de serem atingidas

A adolescente Adriana Silva Damasceno, 15 anos, uma das três vítimas do atropelamento ocorrido na tarde desta sexta-feira (24), no bairro Vitória Régia, na grande Área da Nova República, na periferia de Santarém, no oeste do Pará, já recebeu alta do Hospital Municipal de Santarém (HMS). A garota se recuperou bem dos ferimentos e foi liberada para voltar para casa.
Ao contrário dela, a também adolescente Maria Eduarda Silva Damasceno, 17 anos, continua internada com quadro grave, porém, com todos os sinais vitais estáveis. Ela está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e passa por um procedimento cirúrgico para reimplante da parte da perna.
A equipe aguarda para verificar se a cirurgia de reimplante da perna foi considerada um sucesso.
Já a paciente Beatriz Maiara Silva, de 18 anos, fez cirurgia para corrigir a luxação na perna esquerda. O médico identificou que não houve fratura na bacia. Ela saiu da estabilização e foi encaminhada para a clínica cirúrgica. O quadro é estável.
Imagem de câmera de segurança instalada às proximidades do local do acidente mostra as jovens atravessando a rua antes do atropelamento. A cena do momento do choque do veículo com as vítimas foi suprimida do vídeo por conter imagem forte. O vídeo foi cedido pelo Mini Box Confiança ao Portal OESTADONET.

Vídeo mostra ação de criminosos armados em uma casa no residencial Salvação em Santarém

 

Na tarde de sexta-feira (24), imagens de câmeras de monitoramento de uma residência localizada no residencial Salvação, mostra o momento exato da ação criminosa de dois assaltantes armados, em Santarém.
No vídeo, um dos indivíduos trajando calça jeans, blusa de manga longa vermelha e chapéu, tenta arrombar a porta em que a grade encontra-se aberta, mas sem sucesso. O outro, de bermuda preta, blusa azul-marinho e boné, observa o imóvel pela janela, em seguida dá a volta na casa, confira:
Tocador de vídeo
00:00
00:39
Segundo informações iniciais da polícia, a dupla subtraiu cerca de 18 mil reais e depois fugiu em rumo ignorado, como consta o segundo vídeo, acompanhe:
Tocador de vídeo
00:00
00:03

Até o fechamento dessa reportagem nenhum dos suspeitos havia sido preso.
Qualquer informação sobre o paradeiro dos envolvidos pode ser repassada por meio do 190 ou 181, que sua identidade será mantida em sigilo.


Seguem em estado grave no HMS duas jovens vítimas de acidente de trânsito no bairro Vitória Régia


De acordo com nota do HMS, uma das vítimas foi para a UTI após cirurgia de reimplante de perna, mas os sinais vitais são estáveis.
É grave o quadro clínico de duas das três jovens vítima de uma acidente provocado por um adolescente na tarde de sexta-feira (24), no bairro Vitória Régia, em Santarém, oeste do Pará. De acordo com nota do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, a jovem de 17 anos que passou por cirurgia para reimplante de uma perna, está na UTI, mas os sinais vitais são estáveis.
Ainda de acordo com nota do HMS, a equipe médica aguarda para verificar se a cirurgia de reimplante da perna de Maria Eduarda Silva Damasceno, 17 anos, vai ser considerada um sucesso.

Veja o vídeo:

Tocador de vídeo
00:00
00:12

Conforme a PM, o adolescente teria pegado o carro de uma lavagem. O menor foi apreendido.

Advogado acusado de estelionato, corrupção e coação é preso em Rurópolis

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Rurópolis, cumpriu mandado de prisão preventiva contra o advogado Diogo Nogueira Tertulino, de 41 anos.
Ele é acusado da prática dos crimes de estelionato, corrupção passiva, supressão de documento e coação no curso do processo.
O advogado foi preso quando estava de passagem por Rurópolis, na rodovia BR-163, durante viagem iniciada em Santarém. A prisão contou com apoio do Núcleo de Apoio à Inteligência (NAI) de Santarém.
Logo após a prisão, Diogo Nogueira passou por exame de corpo de delito e foi acompanhado por um representante local durante os procedimentos realizados na delegacia da cidade de Rurópolis.
Por determinação judicial o acusado foi encaminhado para o presídio de Itaituba onde ficará a disposição da Justiça.

Jovem que atropelou rival diz que acelerou por medo de agressão; pivô de briga admitiu que ficou com as duas

Jussara Paixão prestou depoimento ao delegado William Richer na manhã deste sábado (25). Jovem apontado como pivô da rivalidade entre as duas também foi ouvido pela polícia.
Durou mais de 2 horas a permanência de Jussara Nadiny Paixão na delegacia de Polícia Civil em Santarém, no oeste do Pará, para prestar depoimento sobre o caso que resultou na morte de sua rival, Líbia Tavares. À polícia, a suspeita contou que acelerou o carro por medo de ser agredida.
O delegado que preside o inquérito do caso, William Richer, contou que Jussara deu sua versão e contou que a confusão teria iniciado em um bar onde ela estava. Líbia e a irmã estavam no mesmo local, e a suspeita e a vítima teriam se desentendido no bar.

Blog anuncia possibilidade de vereadora em Santarém, Adriana Almeida ser candidata a prefeitura de Placas em 2024

Segundo o Blog do Jeso, o  grupo de Adriana em Placas enxerga como elevada as chances dela de ganhar nas urnas no próximo ano

Por Jeso Carneiro
Segunda mais votada no município entre os candidatos à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) nas eleições de 2022, a vereadora Adriana Almeida (UB) é carta no baralho para disputa à Prefeitura de Placas, oeste paraense, em 2024.
O grupo de Adriana em Placas enxerga como elevada as chances dela de ganhar nas urnas no próximo ano, por isso tem pressionado a vereadora a encarar o desafio.
A parlamentar em Santarém ainda não bateu o martelo.
A atual prefeita Raquel Possimoser já reeleita deve indicar um candidato do grupo liderado por ela.

Os 4 candidatos para Alepa mais votados em Placas:
1º – Eraldo Pimenta (MDB): 2.762 votos (27,25% do total).
2º – Adriana Almeida (UB): 2.556 votos (25,21%)
3º – Dirceu ten Caten (PT): 528 votos (5,21%)
4º – João Pingarilho (PSC): 471 votos (4,65%)