quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CORRUPÇÃO DE MENORES

Professora tinha caso com aluna de 13 anos


“Casada, ela foi detida na casa da mãe e responderá por estupro de menina de 13 anos. Na delegacia, as duas admitiram viver um romance desde maio”
 Professora passa a noite com menor em MOTEL E VAI PRESA



A professora de matemática Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, de 33 anos, foi presa acusada de manter relações sexuais com uma aluna, X., de 13 anos. Cristiane foi presa em flagrante na casa da mãe, em Realengo, logo após passar a noite com a menor, desaparecida desde segunda-feira. A polícia tenta encontrar uma segunda aluna, Y., também de 13 anos, que teria sido outra vítima de Cristiane. A professora e X. mantinham um relacionamento amoroso desde maio.
As investigações começaram após a mãe de X. ter ido à 33ª DP (Realengo) comunicar o desaparecimento da filha, por volta das 17h de terça-feira. A polícia descobriu que já existia um registro de desaparecimento da menor em agosto deste ano e, na ocasião, a principal suspeita era a professora. Mas o registro foi arquivado quando a menina apareceu. O delegado titular da 33ª DP, Ângelo Lages, decidiu ir atrás de Cristiane.
— Fomos até a casa da professora e, ao conversar com o seu marido, descobrimos que ela também estava desaparecida desde segunda-feira. Começamos diligências ininterruptas para tentar capturá-la em flagrante, já que, por conta da lei eleitoral, uma pessoa só pode ser presa em flagrante — explica Ângelo.
Cristiane foi presa às 4h de ontem. Ela tinha acabado de deixar X. perto de sua residência. Na delegacia, as duas confessaram ter um relacionamento. Como o fato havia acabado de acontecer, foi caracterizado flagrante e a professora permanecerá presa. Ela responderá por estupro de vulnerável e corrupção de menores, com um aumento de pena devido à ascendência da professora sobre a aluna. Cristiane pode pegar de 15 a 30 anos de reclusão.
Em depoimento, Cristiane revelou que costumava passear de carro com X. As duas paravam em praças e num motel da Zona Oeste para namorar. Desde maio, elas se encontravam com frequência. Em agosto, a menor teria chamado uma amiga, Y. — também aluna de Cristiane —, para participar dos encontros. Cristiane disse sentir grande atração por X., e afirmou querer continuar se relacionando com a garota.


Secretaria de Educação sabia de caso entre professora e aluna

Em agosto deste ano, a mãe de X. procurou as autoridades para denunciar a relação de sua filha com a professora Cristiane Teixeira. Notando a ausência da menina, ela foi até a 33ª DP e registrou o desaparecimento, indicando que a garota estaria com Cristiane. Indignada, a mãe também levou o caso ao Conselho Tutelar e à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A menor apareceu, no dia seguinte, e as autoridades trataram o fato com panos quentes, que só foram retirados ontem, com o problema em estado de fervura.
Nesse primeiro desaparecimento, dois meses atrás, professora e aluna foram chamadas à delegacia e disseram que estavam estudando. A investigação parou ali. A Secretaria municipal de Educação alega que a CRE tomou ciência do caso, em 9 de setembro deste ano, instaurou uma sindicância para apurar os fatos e determinou o afastamento de Cristiane, mas a professora admitiu, em depoimento, que foi transferida da Rondon para a Escola Municipal Mário Casa Santa, em Magalhães Bastos, a 4,4 km dali.
Depois da prisão, a secretaria disse estar apurando, internamente, se a direção da Escola Rondon tomou alguma atitude sem comunicar a CRE. Até a conclusão da sindicância, que pode determinar a sua exoneração do serviço público, a mulher ficará afastada de suas funções.
Eronilda Rodrigues Lima, conselheira de plantão, confirmou que a mãe de X. levou a situação ao Conselho Tutelar da 8ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS), em Bangu. Ela disse que “todas as medidas cabíveis foram tomadas”, mas não especificou quais seriam estas medidas.
— Fomos procurados e tratamos com muito cuidado, porque é uma menor de 13 anos — afirmou Rodrigues.

Polícia irá ouvir diretor que transferiu professora para outra escola

De acordo com o delegado titular da 33ª DP (Realengo), Ângelo Lages, a polícia deve ouvir o diretor da Escola Municipal Rondon amanhã para saber o porquê de a professora Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, de 33 anos, ter sido transferida de unidade.

- Precisamos saber se ele tinha ciência sobre o que estava acontecendo e, se sim, porque ele não comunicou o fato à polícia ou à secretaria municipal de educação - diz.

Além do diretor, o delegado também pretende ouvir os funcionários do motel Bariloche, local onde a professora levava as duas menores. Se for comprovado que tanto os funcionários do motel quanto o diretor tinham conhecimento do caso, eles responderão pelos mesmos crimes de Cristiane: estupro de vulnerável e corrupção de menores.
Informação e fotos jornal EXTRA



Gazeteiro

Vereador tem seu mandato cassado
O vereador Cristiano Girão (PMN) perdeu o mandato. Foi o que comunicou nesta quarta-feira o presidente da Câmara do Rio, Jorge Felippe (PMDB). A decisão teve unanimidade na Mesa Diretora da Casa, já que Girão, preso, faltou a mais de um terço das sessões no período de um ano. A decisão da Mesa e a convocação do suplente, José Everaldo Costa, da coligação PTC/PMN, serão publicadas na edição de amanhã do Diário da Câmara do Rio.

Na guilhotina da justiça

JADER BARBALHO É FICHA SUJA E FICA DE FORA

PMDB vai requerer pleito suplementar no Pará

O PMDB, partido do deputado federal Jader Barbalho, que teve recurso contra impugnação da candidatura ao Senado indeferido pelo Supremo Tribunal Federal anunciou, na noite de ontem, que entrará com recurso para garantir a realização de uma nova eleição ao Senado no Pará.



Entenda o caso: Jader Barbalho teve o pedido do registro de candidatura ao Senado deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que afastou a incidência do artigo 1º, inciso I, alínea “k” da Lei nº 64/1990, com alteração da Lei Complementar nº 135/2010. Segundo esse dispositivo, aquele que renunciar a mandato eletivo com o objetivo de afastar sua cassação, fica inelegível durante o período remanescente do mandato para o qual foi eleito e nos oito anos seguintes ao término da legislatura.
Com a decisão do TSE, como o mandato de senador a que Jader renunciou terminou em 2002 e com os oito anos de inelegibilidade de acréscimo, ele se encontra inelegível nas eleições gerais deste ano.
Contra a decisão do TRE-PA, o Ministério Público Eleitoral (MPE) interpôs recurso ordinário no TSE a fim de que o candidato não pudesse concorrer às eleições de 2010 para o cargo de senador.
Atualmente deputado federal pelo PMDB, Jader Barbalho já exerceu o cargo de deputado estadual (1971), dois mandatos de deputado federal (1975 e 1979), outros dois de governador do estado do Pará (1983 e 1991) e um de senador (1995).
Jader foi o segundo mais votado do Pará, com cerca de Um Milhão e Quinhetos Mil votos. Ele perdeu somente para Flexa Ribeiro do PSDB.


Mega da virada deve pagar R$ 150 millhões

As apostas para a Mega da Virada, o maior evento de loterias no Brasil, começam nesta segunda-feira (1º) em todas as lotéricas do país. Fique atento e faça sua aposta.


ÚLTIMO DEBATE: Jatene X Ana Julia

Televisão transmiti debate ao vivo

Nesta quinta-feira as Organizações Romulo Maiorana (ORM) e a TV Tapajós transmitirão, ao vivo, o último debate entre os candidatos que disputam o 2º turno ao governo do Estado, Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT). O jornalista José Raimundo, da Rede Globo irá fazer a mediação no debate.

Dinâmica - O debate será dividido em três blocos. No primeiro bloco, o mediador, José Raimundo, sorteará o nome do candidato que fará a pergunta, em seguida sorteará um - dos doze temas - que será discutido.
O segundo bloco será de temas livres, possibilitando aos candidatos escolherem os assuntos abordados. O terceiro bloco será destinado às considerações finais, quando os candidatos poderão falar direto aos eleitores.
Os participantes terão o tempo de 30segundos para as perguntas, um minuto e meio para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica. Os candidatos terão dois minutos e trinta segundos para as considerações finais.
Direito de Resposta - Esse direito só será concedido se o próprio candidato pedir, imediatamente, após sentir-se ofendido por outro ou até o final do bloco em que se sentiu prejudicado. A comissão de avaliação do debate e o departamento jurídico das ORM farão avaliação e, se concedido, o candidato terá um minuto e meio para suas considerações.
Temas - No primeiro bloco, os candidatos poderão discutir temas como saúde, educação, segurança pública, habitação, cultura, turismo, gestão pública, geração de emprego e renda, esporte e lazer, saneamento básico e meio ambiente.
Segurança - Um efetivo de 250 policiais militares estarão responsáveis pela segurança nas proximidades da TV Liberal no dia do debate. Eles estarão atentos a qualquer tipo de provocação entre os militantes dos partidos.


Pancadaria

Militante do PT espanca idoso em Rurópolis


O cidadão Francisco Elierzer Martins Rocha de 58 anos, morador da cidade de Rurópolis foi espancado com vários socos na comunidade de Divinópolis, km 70 da rodovia Santarém-Cuiabá.
Por telefone seu Eliezer contou ao jornalista Hiromar Cardoso (xaropinho) que tudo aconteceu porque se encontrava na comunidade fazendo campanha para o PSDB, quando tentou colocar uma bandeira do partido as margens da rodovia, ai foi surpreendido com um soco fortíssimo no seu pescoço que lhe jogou alguns metros para dentro de uma bueira, ficando por 20 minutos desacordados.
Ele disse que o agressor é conhecido por MARCIANO que estava juntamente com vários militantes do Partido dos Trabalhadores(PT).
Eliezer denunciou que juntamente com Marciano se encontrava o vice-prefeito Wilson Gonçalves e os vereadores Solange e Jonas.
A vitima registrou a ocorrência na DP ao delegado Arionaldo Vital que encaminhou ao hospital municipal da cidade.