O Vereador lembrou que anos atrás foi implantado pelo então Governador Almir Gabriel, o Polo Joalheiro em Itaituba, mas que acabou por omissão do Estado, que transferiu o projeto para Belém. Agora, o Governador Jatene está levando para Belém a implantação de uma refinaria de ouro.
Na manhã da última terça feira, dia 6, o vereador Peninha usou a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, para critica o Governador do Estado, Simão Jatene.
O parlamentar itaitubense acusou o Governador de mais uma vez arquitetar manobras para prejudicar o Município. Peninha disse que se não bastasse a burocracia do Estado, através da SEMAS, para expedir Licenças Ambientais para os projetos que estão se implantando em Itaituba, agora está tirando projeto de investimento de Itaituba.
O parlamentar afirmou que na última segunda-feira, o Governador Simão Jatene assinou um Protocolo de Intensão com a empresa belga, Tony Goetz, para implantar em Belém, em um terreno na área da Infraereo, uma Refinaria de Ouro. Peninha classificou a atitude do Governador de irresponsável e de perseguir Itaituba, pois o ouro que será refinado em Belém, será produzido nas minas das empresas Brazauro e Serabi Gold, ambas com extração de ouro no município de Itaituba.
Segundo Peninha, a empresa vai investir na implantação da refinaria em torno de R$ 40 milhões e vai gerar em torno de 50 empregos diretos, que poderiam ser para gente que mora em Itaituba, de onde vai sair a matéria prima. A previsão de funcionamento é de 18 meses e deverá refinar 20 toneladas de ouro por ano. Entretanto, lembrou o edil, em Itaituba, a empresa DGOLD já tem uma refinaria há alguns anos e se fosse por falta de segurança não seria implantada.
O que mais revolta o Vereador itaitubense, é o Governador justificar que a instalação da Refinaria de Ouro vai ser feita em Belém, por causa da segurança. Peninha indagou: “O Governador reconhece que seu Estado é inseguro, porque no momento em que retira de um Município, como Itaituba, este projeto, e leva para a Capital, alegando falta de segurança, está reconhecendo que o Pará, principalmente o município de Itaituba, é INSEGURO. Isto é uma vergonha”, disse o edil.
“Vamos manifestar contra esta atitude da maior autoridade do Estado, que vem prejudicando Itaituba”, declarou o Vereador. No final do seu pronunciamento, Peninha apresentou um VOTO DE REPÚDIO ao Governador pela sua atitude de tirar de Itaituba a implantação da Refinaria de Ouro.
LANCHA ABUSA NA LINHA ITAITUBA-SANTARÉM COM AVAL DA ARCON: “A ARCON só serve para liberar concessões, pois fiscalizar, que deveria fazer parte do andamento da liberação das operações, o órgão não faz”. Quem disse foi o vereador Peninha, na sessão desta semana na Câmara Municipal de Itaituba, com relação à Lancha Torpedo III, que toda viagem dá prego e mesmo sabendo do ocorrido a ARCON faz vista grossa.
O Vereador afirmou que na semana passada, a lancha saiu de Itaituba, rumo a Santarém, por volta das 12 horas e ao chegar na comunidade de Brasília Legal, sofreu o primeiro pane. Ali foi feito um remendo e a embarcação seguiu viagem. Quando chegou nas proximidades da praia conhecida por Ponta de Pedras, o motor parou e a lancha ficou à deriva no meio do rio.
O parlamentar disse que foi feita uma denúncia para a Capitania dos Portos em Santarém e uma lancha da Marinha foi até o local e rebocou a embarcação até a praia de Ponta de Pedras. Ali os passageiros foram agasalhados na Lancha Ana Karoline, que foi chamada pela Marinha para transportá-los até o porto em Santarém.
A lancha Torpedo III, que faz linha em substituição a lancha Ana Beatriz, foi rebocada até Santarém pela lancha da Marinha. Não é a primeira vez que a Lancha Torpedo III dá pane nesta linha. A embarcação não tem as mínimas condições de fazer o transporte de passageiros nesta linha. Quando ela quebra, como é o caso agora, é substituída pela Lancha Veloz I, que também, além de pequena não oferece segurança aos passageiros.
Nesta última viagem da Lancha Torpedo III, um servidor da ARCON viajava nela e relatou toda a situação vivida pelos passageiros, que graças a Deus não acabou em tragédia, graças a denúncia feita à Capitania dos Portos que imediatamente deslocou uma lancha para prestar socorro. Os passageiros chegaram ao porto de Santarém, por volta das 22:30 horas.
A verdade é que nesta época de inverno, esta embarcação não oferece nenhuma segurança aos passageiros, pois além de pequena é estreita e quando pega banzeiro joga bastante.
Peninha concluiu seu pronunciamento dizendo que a ARCON está aguardando uma tragédia para proibir que esta lancha faça a linha Itaituba-Santarém-Itaituba.
Fonte: RG 15/O Impacto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.