terça-feira, 8 de abril de 2025

APÓS 14 DIAS DE BLOQUEIO , INDÍGENAS MUNDURUKU ANUNCIAM ENCONTRO COM GILMAR MENDES E LIBERAM BR-230 EM ITAITUBA

Protesto contra o marco temporal será suspenso até o dia 15 de abril, quando lideranças indígenas se reunirão com ministro do STF


Após 14 dias de mobilização na BR-230, em Itaituba, no sudoeste do Pará, o povo Munduruku anunciou, na noite desta segunda-feira (7), a liberação da rodovia federal em sinal de abertura para o diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo ela, o ministro Gilmar Mendes receberá as lideranças indígenas no próximo dia 15 de abril, às 17h, em Brasília, para discutir a situação das terras indígenas e o posicionamento do STF diante da tese do marco temporal — considerada pelas comunidades originárias uma ameaça aos seus direitos constitucionais.
Mobilização resistiu a adversidades e manteve pauta em evidência
O protesto teve início em 25 de março e desde então alternou momentos de bloqueio total e parcial na rodovia Transamazônica. Mesmo sob chuvas intensas, calor extremo e com a presença de idosos e crianças, os manifestantes mantiveram a ocupação em defesa dos direitos territoriais.
Trânsito liberado até o encontro em Brasília
De acordo com a liderança, a BR-230 permanecerá liberada até o dia do encontro, como gesto de boa-fé e disposição para o diálogo institucional. 
No domingo (6), o trecho já havia sido liberado durante todo o dia, mas voltou a ser bloqueado na madrugada desta segunda-feira, por volta das 4h.
A reunião no STF representa um avanço significativo para o movimento indígena, que exige o respeito à Constituição e a rejeição da tese de que os povos originários só teriam direito às terras que estivessem sob sua posse até a data da promulgação da Constituição Federal, em 1988.
Fonte : O Estado do Pará on - line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.