quinta-feira, 10 de julho de 2025

PREFEITO ZÉ MARIA TAPAJÓS PRESTIGIA FORMAÇÃO E DESTACA A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR ALIMENTAR NO CONTEXTO ESCOLAR

Encerrou nesta quinta-feira (10) a formação voltada para educadores alimentares das escolas municipais da zona urbana, planalto e das unidades e centros municipais de educação infantil (Umei’s e Cemei’s).


Promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Núcleo Técnico de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a formação, que teve início na última terça-feira (8), no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy, contou com a participação de cerca de 450 servidores, que puderam se aprimorar no trabalho desenvolvido como educadores alimentares.

FILHO DE PEDREIRO E APOSENTADA É APROVADO EM MEDICINA E EMOCIONA NAS REDES

David, jovem cearense de 19 anos, comoveu as redes sociais ao compartilhar o momento em que descobre sua aprovação no curso de Medicina da Universidade do Estado do Ceará (UECE). 
Filho de um pedreiro e uma aposentada, o estudante tornou-se símbolo de perseverança após meses de dedicação intensa aos estudos.
O vídeo que registra sua reação emocionada ao ver o resultado da seleção viralizou, destacando não apenas a conquista acadêmica, mas a superação de desafios socioeconômicos. 

DUPLA FORTEMENTE ARMADA É PRESA POR FAZER DELIVERY DE DROGAS EM MANAUS

 Criminosos usavam arma de uso militar restrito
(Foto : Reprodução )

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, na tarde de quarta-feira (09), dois homens acusados de atuar no tráfico de drogas em Manaus utilizando um sistema de delivery.
Kennedy da Mata Silva e Williams Moraes da Silva foram detidos no bairro Lago Azul, Zona Norte da capital, com porções de haxixe, maconha, cocaína e uma carabina semiautomática calibre 9 milímetros, além de 40 munições.
Operação durou três semanas

TRIBUNAL FEDERAL MANDA DEVOLVER CARRO DE MÉDICO , SOBRINHO DE EX - PREFEITO DE BELÉM

Decisão unânime da 4ª Turma do TRF-1 também estipula prazos para perícias e devolução de bens apreendidos. Caso investiga desvio de R$ 1,7 bilhão de recursos públicos no Pará. Advogado Francisco Brasil Filho nega que Saulo Costa tenha qualquer envolvimento com o escândalo
Os Desembargadores federais mandaram devolver o carro de Médico Saulo Costa por unanimidade

Por decisão unânime, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu provimento parcial à apelação interposta pela defesa do médico Saulo Castro Costa, sobrinho do ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa. 
O julgamento ocorreu na sessão do último dia 1º de julho. Relatado pelo desembargador federal César Jatahy, foi determinada a restituição do veículo apreendido durante a operação que teve como alvo o investigado. 

O AMAZONAS . A BALSA. AS 16 MIL BOTIJAS . A TONELADA DE DROGAS. A JUÍZA E A CONDENAÇÃO

A juíza de direito titular da 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas (2VDTD) da Comarca de Manaus, em sentença proferida no último dia 7 de julho, condenou os réus Gerson Barbosa de Oliveira, Dion Pinto Alves, Mizael Carvalho Sales, Misael de Souza Ramires e Francisco Silva do Nascimento, todos a 12 anos de prisão cada um.

Eles respondem à Ação Penal n.º 0635518-79.2021.8.04.0001, acusados pelos crimes de tráfico de drogas. 
Os réus foram absolvidos da acusação de associação para o tráfico de entorpecentes. 
Na mesma Ação, a magistrada absolveu José Correa do Nascimento da imputação dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Os réus respondem ao processo em liberdade provisória e lhes foi conferido o direito de recorrer da sentença condenatória em liberdade. 
Após o trânsito em julgado da sentença, a Vara deverá expedir a guia de recolhimento, bem como os respectivos mandados de prisão. 
Os bens apreendidos, como balsas e empurradores, foram dados como perdidos em favor da União. 

COM CIÚMES DA EX - NAMORADA , HOMEM TENTA MATÁ - LA COM 15 FACADAS AO VER ELA COM OUTRO

Um homem de 43 anos atacou a ex-namorada com pelo menos 15 golpes de faca após vê-la com um outro rapaz. Os dois estavam separados há cerca de 30 dias.

O caso foi registrado no último domingo (06), em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).
De acordo com o registro da ocorrência, o crime ocorreu por volta das dez da manhã. 
O criminoso marcou um encontro com a vítima, de 28 anos, sob o pretexto de entregar um presente para ela. 
Quando se encontraram, ele a atacou com uma faca.

MPF ACIONA JUSTIÇA POR REPAROS URGENTES NO TRECHO DA BR - 230 ENTRE RURÓPOLIS E MEDICILÂNDIA , NO PARÁ

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça uma decisão urgente contra o Departamento.

Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a União, obrigando a adoção de medidas emergenciais e definitivas para reparar o trecho da rodovia BR-230 (Transamazônica) entre os municípios de Rurópolis e Medicilândia, no oeste do Pará.
A ação busca a condenação dos órgãos federais à obrigação de garantir a segurança e a trafegabilidade na via, que se encontra em estado precário.
O MPF instaurou uma investigação sobre o tema em março de 2022, após ter recebido denúncias sobre problemas de drenagem, falta de pavimentação asfáltica e de sinalização. 

MULHER É PICADA AO CONFUNDIR CASCAVEL COM CORDA E MORRE

O acidente aconteceu no sábado (5). a reportagem conversou com o irmão de Ana, o entregador Antonio Carlos Gonçalves, de 37 anos. Ele explicou a irmã “tinha dificuldades de visão”.

Ela viu os cachorros da casa agitados com a cascavel e achou que eles estavam brincando com uma corda.
“Ela se abaixou para pegar e acabou sendo picada. 
Quando viu os cachorros brincando com algo, pensou que fosse uma corda e foi pegar. Foi aí que a cobra mordeu”, contou o irmão.
Ela tinha histórico de problema nos nervos e também pressão alta. Ao ser picada, ela foi levada a um posto de saúde no município. 
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), com a peçonha, a mão de Ana “inchou rapidamente e o quadro se agravou, com pressão muito alta que não respondia bem aos remédios”.

HELICÓPTERO COM CINCO PESSOAS CAI NA TERRA YANOMANI

De acordo com o relato, havia cinco pessoas a bordo da aeronave: o piloto, o copiloto, dois pacientes e um socorrista.

O Acidente teria ocorrido após a decolagem, e há indicativos de que o helicóptero pegou fogo após a queda.
As primeiras informações dão conta de que o piloto, o copiloto e o socorrista não tiveram ferimentos graves. 
No entanto, os dois pacientes sofreram queimaduras de maior gravidade. 
Ainda não há detalhes sobre a identidade das vítimas nem o estado de saúde atualizado.

PROFESSORA USA COLETE PARA INCLUIR ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL EM QUADRILHA JUNINA : ‘QUERIA QUE ELE SE SENTISSE PARTE

Ela buscou uma forma prática de permitir que o aluno participasse ativamente da festa.

Em um gesto comovente e carregado de empatia, uma professora usou um colete adaptado ao próprio corpo para ajudar um aluno de quatro anos com paralisia cerebral a dançar quadrilha junina com a turma em uma escola de São José do Rio Preto (SP).
A iniciativa, que viralizou nas redes sociais após o vídeo publicado pela mãe atingir mais de 75 mil visualizações, mostra Arthur Ortega sorrindo, envolvido pelo carinho da professora Ellen Matos e pela música.

EQUIPES DA OPERAÇÃO CURUPIRA ATUAM EM FOCOS DE DESMATAMENTO NA REGIÃO DE SÃO FÉLIX DO XINGU

As equipes integradas de segurança que atuam na “Operação Curupira”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) identificaram áreas de exploração ambiental na região de São Félix do Xingu.

As ações fazem parte das fiscalizações e ações estratégicas de prevenção aos crimes ambientais cometidos contra a floresta amazônica.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta a importância das ações realizadas pela operação em combate aos crimes ambientais no Pará e a importância da integração das forças de segurança, em apoio às fiscalizações feitas pelas equipes de servidores da Semas.

PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA CLASSIFICOU COMO " PERVERSO E MELEGALOMANÍACO " O TARIFAÇO DE PRODUTOS BRASILEIROS

O Economista estadunidense Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2008, professor de Economia e Assuntos Internacionais na Universidade de Princeton e, desde 2000, colunista do jornal The New York Times, autor de mais de 200 artigos e cerca de 20 livros, reconhecido por suas contribuições à nova teoria do comércio e à nova geografia econômica, áreas em que analisou como as economias de escala influenciam a troca de bens entre países, publicou um artigo incisivo intitulado “Trump’s Dictator Protection

Program: Using tariffs to fight democracy” (“Programa de Proteção a Ditadores de Trump: Usando tarifas para atacar a democracia”) em seu perfil no Substack, no qual critica duramente a decisão de Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros – ele, inclusive, começa o texto dizendo que não publica nada a noite, mas que sentiu a necessidade do boletim especial, “Afinal, é ao mesmo tempo perversa e megalomaníaca”.
Trump não baseia sua medida em fundamentos econômicos. 
Ele justifica as tarifas como retaliação ao processo judicial contra o ex‑presidente Jair Bolsonaro, acusado de planejar um golpe, descrevendo-o como uma “caça às bruxas”. 
Ou seja, a medida visa pressionar o poder judiciário brasileiro a abandonar esse processo.
Krugman lembra que, no contexto do pós‑Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos usaram políticas comerciais para fortalecer democracias e evitar conflitos. 
Mas Trump faz o caminho inverso, usando poderio econômico para proteger um aliado com tendências autoritárias.
A atitude é considerada megalomaníaca porque ignora a dimensão e a relevância do Brasil no cenário internacional. 
Com uma população superior a 200 milhões de pessoas, o país é uma potência continental cuja economia tem uma relação modesta com os Estados Unidos (menos de 2% do Produto Interno Bruto brasileiro depende do mercado estadunidense). 
Ainda assim, Donald Trump aposta que uma tarifa comercial exorbitante seria capaz de intimidar o Brasil, desconsiderando não apenas sua força econômica, mas também a solidez de suas instituições democráticas.
Fontes internacionais confirmam a escalada de tensão provocada pela medida de Trump. A repercussão imediata incluiu impactos negativos no mercado financeiro: a bolsa brasileira registrou queda, o real se desvalorizou, e entidades empresariais alertaram, conforme noticiado pelo The Wall Street Journal, para possíveis efeitos adversos sobre empregos e investimentos. 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a decisão como uma intervenção inaceitável nos assuntos internos do Brasil.
Paul Krugman alerta que o uso explícito de tarifas como arma geopolítica atesta uma severa instabilidade institucional nos Estados Unidos. Para o economista, trata-se de uma ruptura com os princípios democráticos, uma vez que tarifas devem ter finalidade econômica, e não intervir em decisões judiciais de outros países. 
Além disso, o gesto estabelece um precedente perigoso, ameaçando outras nações que optem por fortalecer seus sistemas democráticos.
Krugman observa ainda que, se os Estados Unidos fosse um país com funcionamento político pleno, tal medida por si só poderia justificar um processo de impeachment. 
Ele afirma que é o mais recente passo na “espiral descendente” da democracia estadunidense.
A decisão do governo estadunidense surpreendeu muita gente, incluindo o ex-presidente do Banco Central, Alexandre Schwartsman que, assim como Krugman, destacou o viés político da medida, que rompe com a lógica econômica tradicional. 
“Há um claro componente de pressão geopolítica”, afirmou.
O governo brasileiro estuda formas de reagir à imposição de Trump. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), informou que será criado um grupo de trabalho interministerial para estudar respostas à altura. 
A equipe terá como missão avaliar contramedidas possíveis e também buscar novos mercados para mitigar os impactos econômicos da tarifa. 
Segundo o ministro, os canais diplomáticos permanecerão abertos até o dia 1º de agosto, prazo até o qual o Brasil tentará negociar com o governo estadunidense a revogação da medida.
Em um gesto simbólico de protesto, o Itamaraty devolveu a carta com o comunicado da Casa Branca à embaixada dos EUA em Brasília. Fontes diplomáticas revelaram que a embaixadora brasileira em Washington, Maria Luisa Escorel, considerou o conteúdo do documento ofensivo e inaceitável. 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou, reiterando que o julgamento dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira, e citou a Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, como base legal para eventuais retaliações comerciais.
A nova legislação autoriza o Executivo brasileiro a suspender, de forma fundamentada, o princípio da “nação mais favorecida” da Organização Mundial do Comércio (OMC), que estabelece tratamento igualitário a todos os parceiros comerciais. 
Com isso, o Brasil pode aplicar tarifas específicas contra países que imponham barreiras comerciais, legais ou políticas. 
Entre as medidas previstas estão sobretaxas em importações, suspensão de obrigações comerciais e, em casos excepcionais, o não reconhecimento de patentes ou o cancelamento do pagamento de royalties.
Atualmente, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a tarifa efetiva média aplicada pelo Brasil sobre importações dos EUA é de 2,7%, apesar da tarifa nominal estar em 11,2%, por conta de isenções específicas. 
Os Estados Unidos mantêm um superávit na balança comercial com o Brasil desde 2009, o que contradiz o argumento de Trump de que a relação seria injusta para os estadunidenses.
Com o respaldo da nova legislação e o apoio do Congresso, o governo brasileiro poderá aplicar sanções proporcionais como forma de proteger a economia nacional e reafirmar sua soberania. 
A expectativa é que, além da via diplomática, o Brasil esteja pronto para responder com firmeza caso as negociações fracassem.
Fonte : Urá - Tapera

PRIMEIRO BRASILEIRO CAMPEÃO NA NBA , TIAGO SPLITTER VOLTA A LIGA COMO ASSISTENTE

Jogador foi campeão em 2014 com o San Antonio Spurs como jogador

Tiago Splitter está de volta à NBA, desta vez fora das quadras. 
Após comandar o Paris Basketball em sua primeira experiência como técnico principal — coroada com conquistas — o brasileiro aceitou o desafio de integrar a comissão técnica do Portland Trail Blazers como assistente para a temporada 2025/2026.
Mesmo envolvido nesse novo projeto nos Estados Unidos, Splitter segue ligado à seleção brasileira masculina, da qual faz parte da comissão desde 2021. 

SUSPEITO DE MATAR VIZINHO A FACADAS POR AJUDAR CRIANÇA COM AUTISMO É PRESO EM MANAUS

Michel Santos da Costa, de 46 anos, foi preso nessa segunda-feira (6), no bairro Cidade de Deus, zona norte, por matar a facadas o industriário Fábio Souza dos Santos, de 30 anos, no bairro São José, na zona leste.

O Crime ocorreu no último dia 29 de junho, dentro de uma vila de quitinetes, e foi motivado por um desentendimento entre os homens. Segundo a polícia, a briga se deu porque Fábio ofereceu água e alimento a uma criança portadora do Transtorno do Espectro Austista (TEA), de seis anos, que costumava ser deixada sozinha em casa pelo próprio pai, Michel.

SEGUNDO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DE MOTOTAXISTA PE PRESO E AGREDIDO POR MORADORES NO MARAJÓ

Um segundo suspeito de envolvimento no homicídio do mototaxista Pedro Ferreira foi preso na manhã desta quinta-feira (10), no município de Breves, no Arquipélago do Marajó.
Foto : Divulgação

O Homem foi capturado por moradores e agredido antes da chegada da polícia. 
Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional da cidade.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. 

HOMEM É PRESO AO TENTAR REGISTRAR B.O COM NOME FALSO NO PARÁ

Um homem foi preso ao tentar registrar um Boletim de Ocorrência em Irituia, no nordeste do Pará. Segundo a Polícia Civil, ele procurou a delegacia na companhia de um amigo para relatar um caso envolvendo a posse de um terreno.

Durante o atendimento, os agentes perceberam que ele usava um nome falso. 
Após a verificação da identidade real, descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
O suspeito foi preso no local e agora está à disposição da Justiça. 
A polícia não divulgou qual crime motivou o mandado.
Imagem: PC/PA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR ARMAZENAMENTO DE PORNOGRAFIA INFANTIL EM ORIXIMINÁ

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (9) em Oriximiná, no oeste do Pará, sob acusação de armazenar material de pornografia infantil.
Orla de Oriximiná : Polícia Prendeu ontem Suspeito de armazenar pornografia infantil . Foto Ag.Pa

A ação foi realizada pela Polícia Civil do Pará.
De acordo com a polícia, o mandado judicial de busca e apreensão foi expedido no âmbito de um processo em tramitação neste ano, aberto após investigações iniciadas a partir de uma denúncia anônima.
Durante a operação, os policiais encontraram no local pastas contendo fotos e vídeos de crianças e adolescentes em situações de exploração sexual. 

TARIFAÇO DE TRUMP : PATENTES E TRIBUTAÇÃO DE MULTIS ESTÃO ENTRE AS POSSÍVEIS RETALIAÇÕES BRASILEIRAS

O Arsenal de medidas estudadas pelo governo Lula como eventual retaliação aos Estados Unidos inclui, como possibilidades, a suspensão de direitos de propriedade intelectual — como royalties audiovisuais, patentes de medicamentos e de sementes agrícolas – e a tributação das remessas de dividendos por multinacionais americanas instaladas no Brasil.

Um mapeamento de toda a artilharia disponível foi elaborado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) em meio às tarifas recíprocas anunciadas por Donald Trump em 2 de abril – o “Dia da Libertação”.
Não significa, ainda, que o Brasil de fato aplicará medidas retaliatórias. 
Revela apenas, por enquanto, a existência de um inventário de ações possíveis em resposta à escalada protecionista americana.

MÃE SALVA A VIDA DO FILHO ANTESA DE MORRER ATROPELADA POR CAMINHÃO NA PA - 255 EM MONTE ALEGRE

Elaine Maria dos Santos, 34 anos, caminhava com a mãe e o filho de apenas 2 anos, quando foram atropelados por um caminhão boiadeiro que deu ré.


Um acidente com morte foi registrado na noite desta quarta-feira (9) na PA-255, na altura da comunidade Murumuru, em Monte Alegre, oeste do Pará. 
Segundo relatos de testemunhas, Elaine Maia dos Santos, 34 anos, conseguiu empurrar para fora da pista o filho Wilker Kael, de apenas dois anos, antes de ser atropelada e morta por um caminhão boiadeiro que deu marcha a ré atingindo também a mãe de Elaine, identificada como Cleydiane Maia Pinto.

Ainda de acordo com relatos de testemunhas à guarnição da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, era por volta de 20h, quando o caminhão que era conduzido por Randson Aranha Ramos, 23 anos, seguia pela PA-255, e ao passar próximo a um posto de combustíveis, alguém teria gritado por ele, o motorista então teria freado bruscamente e em seguida saiu em marcha a ré, sem que houvesse tempo de Elaine e a mãe escaparem do atropelamento.
Elaine e a mãe foram atingidas em cheio. 
Elaine ficou caída no asfalto sem esboçar sem nenhum movimento, segundo as testemunhas, enquanto a mãe dela que ficou junto à roda traseira do caminhão, gritava de dor e foi retirada para a lateral da pista por pessoas que estavam por perto no momento do acidente. 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Cleydiane sendo retirada por populares.
O esposo de Elaine, identificado como Lucian Alberes Souza Pinheiro esteve no local e também aparece em vídeos com o filho no colo após a criança ser atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 
Felizmente, a criança teve apenas escoriações.
Quando a Polícia Militar chegou ao local do acidente para atender a ocorrência, encontrou o caminhão boiadeiro na pista, mas o condutor havia fugido do local. 
Elaine já estava sem vida, enquanto o filho e a mãe dela recebiam atendimento da equipe do Samu.
Cleydiane, que teve fraturas em uma das pernas foi levada ao Hospital Municipal de Monte Alegre, onde passou por procedimento cirúrgico. 
Devido a outras complicações decorrentes do atropelamento, ele precisou ser entubada e seu quadro clínico é considerado grave.
A Polícia Militar fez buscas pelo condutor do caminhão ainda na noite de quarta, mas não conseguiu localizá-lo. 
O caminhão foi apreendido e levado até à frente da Delegacia de Polícia Civil de Monte Alegre pelo irmão de Randson.
Até a última atualização desta reportagem, o motorista do caminhão não tinha se apresentado na delegacia.
Fonte : Por Sílvia Vieira, G1 Santarém e Região — PA

SUSPEITOS DE APLICAR GOLPE VIRTUAL EM CASAL DE IDOSOS SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO NO PARÁ E OUTROS DOIS ESTADOS

A Polícia Civil do Pará em conjunto com as polícias do Mato Grosso e Rio de Janeiro deflagraram, na quarta-feira (9), a Operação Oliveira para cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de aplicar golpes pela internet usando a fraude do “falso parente”.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva. 
Segundo a polícia, as investigações começaram após um casal de idosos ser vítima do golpe, com um prejuízo de mais de R$ 50 mil.
A partir da apuração, a polícia identificou uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas e ocultação de patrimônio, utilizando contas bancárias de terceiros obtidas com dados pessoais.
Ainda de acordo com a polícia, há indícios de que integrantes do grupo têm vínculos com uma facção criminosa de atuação nacional, que se utiliza de pessoas cooptadas para movimentar o dinheiro obtido ilegalmente.
As diligências ocorreram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, além de Niterói, no Rio de Janeiro. 
Ao todo, mais de 50 agentes participaram da ação.
Durante a operação, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos que devem ajudar na identificação dos suspeitos e na análise do patrimônio do grupo. 
A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados, para tentar reparar os prejuízos causados às vítimas.
Fonte: g1 PA

EMPRESÁRIO É INDICIADO PELA POLÍCIA CIVIL COMO SUSPEITO DE HOMICÍDIO QUALIFICADO PELA MORTE DE ' JORGINHO ' , EM SANTARÉM

Inquérito policial está sob análise do Ministério Público que, ainda, pode requerer à justiça sua prorrogação para novas diligências
Luiz Ivanir Lima Chaves - Créditos : Redes Sociais / Reprodução 

O Empresário Luiz Ivair Lima Chaves foi formalmente indiciado pelo crime de homicídio qualificado pela morte de Erlisson Jorge Santos Marques, conhecido como "Jorginho", dependente de drogas e morador de rua, que tinha várias passagens pela polícia. 
O crime ocorreu na madrugada do dia 11 de fevereiro de 2025, em um estabelecimento comercial localizado na avenida Mendonça Furtado, próximo à travessa Silvino Pinto, no bairro Santa Clara, em Santarém, oeste do Pará.

HOMEM É PRESO POR MANDADO DE RECAPTURA PELO CRIME DE ROUBO EM SANTARÉM

Ele foi condenado por roubo majorado, crime que prevê penas mais severas devido a agravantes como uso de arma, violência ou concurso de pessoas.

Delegacia de Santarém

Durante patrulhamento de rotina no bairro Vitória Régia, Santarém, no oeste do Pará, nesta quarta-feira (9), a Polícia Militar prendeu um homem que possuía um mandado de recaptura em aberto pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.
Conforme informações da PM, após consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi constatado que havia contra o suspeito um mandado expedido pela Vara de Execução Penal de Santarém, com validade até 1º de maio de 2031.