quinta-feira, 17 de julho de 2025

SUSPEITOS DE SEQUESTRAR E MATAR PROFESSOR NO MARANHÃO SÃO PRESOS NO PARÁ

A Polícia do Pará prendeu os dois homens que confessaram ter sequestrado e matado Hércules Rafael

Dupla foi localizada após abandonar o carro da vítima e fugir para uma área de mata.
A Polícia do Pará prendeu dois suspeitos de envolvimento no sequestro e assassinato do professor Hércules Rafael da Cruz, natural de Bacabal (MA). 
A vítima atuava como educador na Unidade Prisional de Ressocialização do município.
O corpo foi localizado na manhã da última segunda-feira (14), na zona rural de Santa Luzia, interior do Maranhão. 

PROJETO DO MPPA CONCORRE AO PRÊMIO INNOVARE COM AÇÃO EM ESCOLAS NO SUDESTE DO PARÁ

Educação, cidadania e justiça social se unem em iniciativa transformadora do MPPA que alcança milhares de estudantes e comunidades vulneráveis no sudeste do Pará

Em 16 de julho de 2025, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das Promotorias de Justiça do Polo Sudeste I, realizou a apresentação oficial do projeto “O Despertar Cidadão: 
O Ministério Público nas Escolas” como prática concorrente ao Prêmio Innovare 2025 — uma das premiações mais prestigiadas do país no reconhecimento de boas práticas que contribuem para a melhoria do sistema de Justiça.

CÂMARA APROVA PL DA DEVASTAÇÃO ÁS VÉSPERAS DA COP30

Na calada da madrugada desta quinta-feira, 17 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou, por 267 votos a 116, o Projeto de Lei 2159/21, que estabelece a nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

Conhecido como “PL da Devastação” por motivos óbvios, o texto segue agora para sanção presidencial. 
A proposta altera profundamente as regras para obtenção de licenças ambientais no Brasil, flexibilizando procedimentos, restringindo a atuação de órgãos de controle e criando novos tipos de licenciamento, incluindo modalidades de autodeclaração por parte de empreendedores.

PARÁ BATE RECORDE EM NÚMERO DE DOAÇÕES E TRANSPLANTE DE ORGÃOS

Até então, em 2025, já foram 231 procedimentos cirúrgicos

Doar órgãos é um gesto altruísta que pode salvar vidas e melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas que necessitam de transplantes. 
Este ato de solidariedade concede uma segunda chance para aqueles que estão na fila de espera por um órgão compatível. 
Em 2025, o Pará alcançou um marco significativo no número de transplantes.
Foram 231 procedimentos cirúrgicos, que consistem na reposição de um órgão como rim, córnea e fígado, por exemplo. 

PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES EM BENEFÍCIOS PAGOS PELO INSS

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (17), uma operação para aprofundar as investigações acerca de mais uma suposta fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Alvo da chamada Operação Fraus é uma provável organização criminosa especializada em burlar o sistema de segurança do instituto e desviar recursos públicos destinados ao pagamento de auxílios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Segundo a PF, entre os investigados há servidores do INSS, correspondentes bancários e outros profissionais com conhecimentos técnicos que lhes permitia fraudar os benefícios assistenciais. 

CAMINHONEIRO É BALEADO APÓS PEDIR ' LUZ BAIXA ' DE OUTRO CONDUTOR EM MOJUÍ DOS CAMPOS

O caminhoneiro Leomar Oberher foi baleado nas costas na noite de quarta-feira (16) por um condutor de uma caminhonete (Triton branca).

O crime ocorreu na Comunidade Portelinha em Mojuí dos Campos após a vítima solicitar ‘luz baixa’ do motorista ainda não identificado.
A vítima informou que os veículos vinham em sentido contrário quando fez o pedido na passagem de uma lombada ao motorista da caminhonete. 
Neste momento, foi surpreendido pelo disparo de arma de fogo (pistola) que acabou atravessando a lataria do caminhão e o atingindo.

BRASILEIRAS ESCRAVIZADAS SEXUALMENTE NA EUROPA ERAM EXPLORADAS COM "TABELA DE PREÇOS "

Esquema contava com atuação no Brasil, inclusive em Brasília. Segundo a Polícia Federal, vítimas eram escravizadas sexualmente e recebiam apenas uma pequena parte dos valores arrecadados.

A Polícia Federal (PF) revelou, nesta terça-feira (15/7), detalhes de uma operação que desarticulou uma rede internacional de tráfico de mulheres brasileiras para exploração sexual na Europa. 
De acordo com as investigações, as vítimas eram escravizadas em prostíbulos e tinham seus corpos “comercializados” com base em uma tabela de preços que variava de €100 a €1.000, dependendo da duração da “jornada” de cada mulher.

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO É INTENSIFICADA EM ÁREAS DE FRONTEIRA

O Ministério da Saúde intensificou, neste mês de julho, a vacinação contra o sarampo em áreas de fronteira, devido ao aumento de casos em países vizinhos, especialmente na Bolívia.

O Primeiro estado a receber a campanha o Dia D de vacinação foi o Acre, na terça-feira (15).
A vacina tríplice viral está disponível em todo Brasil. 
Em 2025, foram distribuídas mais de 12 milhões de doses e aplicadas, até meados de julho, 2,4 milhões. 
A mobilização prioriza municípios com baixa cobertura vacinal e circulação intensa de pessoas, visando proteger a população e impedir a reintrodução do vírus em território nacional.
No Acre, o reforço prioriza os sete municípios que fazem fronteira com a Bolívia: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Xapuri. 

CONDENADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO POR ESFAQUEAR A CUNHADA EM SANTARÉM

A Polícia Militar apresentou na delegacia por volta das 20h30 de quarta-feira (16), João Mota dos Santos, suspeito de esfaquear a própria cunhada identificada como Larissa da Silva.

O crime ocorreu durante a tarde na rua Ituqui, bairro Amparo em Santarém.
Militares do 3º BPM realizavam rondas na localidade por volta das 17h45min quando foram acionados via NIOP para atender uma ocorrência de violência doméstica. 
Ao chegarem no endereço repassado encontraram a vítima Larissa da Silva esfaqueada com um golpe no peito dentro da residência de um vizinho.
Moradores informaram que o suspeito do esfaqueamento teria empreendido fuga. Imediatamente iniciaram as diligências e foi possível localizá-lo na rua Vitória Régia com rua Humberto Alves, no mesmo bairro onde cometeu o crime.

CONHEÇA AS MELHORES PRAIAS DA REGIÃO PARA CURTIR EM JULHO

Com a chegada do Verão Amazônico, o oeste do Pará se transforma em um dos cenários naturais mais fascinantes do Brasil. De julho a dezembro, quando as águas dos rios começam a baixar e faixas de areia surgem às margens do Tapajós e do Arapiuns, as praias da região ganham vida e atraem milhares de visitantes. É tempo de sol, areia branca, água doce cristalina e uma experiência única no coração da Amazônia.
Entre os destinos mais desejados estão os balneários dos municípios de Santarém e Belterra, com destaque absoluto para Alter do Chão, considerada uma das mais belas praias fluviais do mundo. 
Mais não é só ela que merece a atenção dos turistas. 
Ponta de Pedras, Pindobal, Aramanaí e Ponta do Jutuba também se consolidam como paraísos à parte, com paisagens deslumbrantes, infraestrutura para o turismo e fácil acesso por terra ou rio.

TJPA RECEBE TÍTULO DEFINITIVO DE TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDO NOVO FÓRUM DE PRAINHA

O Presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Roberto Gonçalves de Moura, recebeu nesta terça-feira (15), em Belém, o título definitivo de propriedade do terreno onde será construído o novo Fórum da Comarca de Prainha, no oeste do estado.
Prefeito de Prainha Gandor Hage entregando o Documento 

O Documento foi entregue pelo prefeito do município, Gandor Calil Hage Neto (PP), durante reunião no gabinete da Presidência.
A entrega oficial representa mais um passo para a concretização do projeto de expansão e modernização da estrutura do Judiciário no interior. 

GOVERNADOR DO PARÁ RECEBE DA MARINHA A MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO NAVAL

Helder Barbalho foi condecorado com a maior honraria concedida pela Marinha do Brasil, que homenageia militares, civis e instituições nacionais e estrangeiras por relevantes serviços prestados à instituição

O Governador do Pará, Helder Barbalho, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Naval nesta quarta-feira (16), em Belém. 
A cerimônia ocorreu no 4º Distrito Naval, e contou com a participação do comandante do 4º COM4DN, vice-almirante Adriano Marcelino Batista. 
Ao chefe do Executivo paraense foi concedido o grau de Grande Oficial.
A Ordem do Mérito Naval é a mais alta honraria concedida pela Marinha do Brasil. 

ALEXANDRE DE MORAES DECIDE VALIDAR DECRETO QUE MAJORA VALOR DO IOF DERRUBADO PELO CONGRESSO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ontem, quarta-feira, 16, manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). No mês passado, o decreto foi suspenso após votação do Congresso.

Após a deliberação, o PSOL, o PL e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com ações na Corte e levaram a discussão do caso para o Supremo.
O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. 
No fim de maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio.