quinta-feira, 31 de julho de 2025

MULHER É ATACADA POR EX - MARIDO COM GOLPES DE FACA EM NOVO REPARTIMENTO

O suspeito foi preso pela Polícia Civil e segue à disposição da Justiça.

Equipes da Delegacia de Novo Repartimento, região sudeste do Pará, prenderam um homem em flagrante por tentativa de feminicídio, na quarta-feira (30). 
A vítima foi a ex-esposa do investigado.
Ao tomar conhecimento do crime, as equipes se dirigiram até a unidade de saúde onde a mulher recebeu socorro médico. 

CASO IZABELE : CORPO DE JOVEM ENCONTRADA MORTA EM MANAUS CHEGA A MAUÉS

Izabele teve o rosto desfigurado após ser brutalmente espancada
(Foto : Reprodução )

O Corpo de Izabele Dinelly Martins, a adolescente de 15 anos que foi encontrada morta em Manaus após seis dias desaparecida, chegou nesta quinta-feira (31) a Maués, sua cidade natal. 
A família aguardava ansiosamente o retorno da jovem, que deixou a comunidade em luto após a descoberta das brutais torturas sofridas antes de sua morte.
Izabele havia viajado para Manaus para passar férias na casa de uma tia, na zona Oeste da capital. 
Na noite da última sexta-feira (25), ela saiu para buscar um carregador na casa de um amigo no bairro Cidade Nova e nunca mais foi vista.
Seus familiares iniciaram uma busca desesperada, que terminou de forma trágica quando a adolescente foi identificada no Hospital João Lúcio, já sem vida.
Foto : Divulgação
Izabele teve o rosto desfigurado
O laudo preliminar revela que Izabele foi submetida a torturas cruéis antes de morrer. Seus cabelos foram cortados e parte da cabeça, raspada. 
O corpo apresentava múltiplos cortes, incluindo nas mãos, e o rosto estava completamente desfigurado por golpes.
As circunstâncias exatas da morte de Izabele ainda são desconhecidas, mas a polícia suspeita que ela pode ter sido vítima de uma pessoa conhecida.
Enquanto Maués recebe o corpo da jovem para o velório e sepultamento, a Polícia Civil do Amazonas trabalha para desvendar o caso.
Investigadores estão analisando o histórico de contatos da vítima e as imagens de câmeras de segurança dos locais por onde ela passou. 
O principal suspeito é o dono da casa onde Izabele foi buscar o carregador, mas até o momento ninguém foi preso.
Fonte : Portal Tucumã

MOTORISTA DE APLICATIVO DENUNCIA AMEAÇAS DE MOTOTAXISTAS EM TERMINAL DE MOJU

Na manhã desta quinta (31), por volta das 8h40, um motorista de aplicativo da plataforma 99 relatou ter sido ameaçado por um grupo de mototaxistas ao deixar uma passageira no terminal rodoviário de Moju, no nordeste do Pará.

Segundo o relato formalizado em boletim de ocorrência, o profissional foi cercado por diversos mototaxistas que o intimidaram verbalmente e afirmaram que ele não poderia atuar como motorista de aplicativo na cidade sem uma licença específica. 
O condutor ainda informou que os mototaxistas seguraram sua motocicleta para impedi-lo de sair do local e exigiram saber o valor cobrado pela corrida.
Ainda de acordo com o motorista, um dos mototaxistas, chegou a fazer uma ameaça direta: “Na próxima vez que tu trouxer alguém aqui, tu vai ver o que acontece”, teria dito o agressor.

MULHERES QUILOMBOLAS DO BAIXO AMAZONAS IMPLANTAM PROJETO DE COMUNICAÇÃO POPULAR PARA ENFRENTAR IMPACTOS CLIMÁTICOS E VIOLAÇÕES TERRITORIAIS

Iniciativa liderada pelo coletivo Pretas Marias forma 20 mulheres quilombolas no quilombo Boa Vista e resultará em documentário produzido por elas, com apoio da MALUNGU e do Fundo Casa Socioambiental.

O Quilombo Boa Vista, primeira comunidade titulada coletivamente com base no Constituição de 1988, em 1995, em Oriximiná (PA), no Baixo Amazonas, é palco de uma iniciativa pioneira pensada por mulheres quilombolas: o Projeto de Comunicadoras Populares, que visa formar e estruturar uma rede de comunicólogas quilombolas do Baixo Amazonas. 
A proposta é liderada pelo coletivo Pretas Marias, formado por mulheres quilombolas de Oriximiná, e conta com o apoio da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU) e financiamento do Fundo Casa Socioambiental.

ENFERMEIRA É ENCONTRADA MORTA EM CONDOMÍNIO NA AVENIDA MÁRIO COVAS , EM ANANINDEUA

De acordo com as autoridades, a principal hipótese é de que a causa da morte tenha sido enforcamento

Uma mulher foi encontrada morta, na noite de quarta-feira (30), em um condomínio localizado na avenida Mário Covas, em Ananindeua. A vítima foi identificada como Jamille de Paula Araújo, enfermeira de 29 anos. 
De acordo com as autoridades, a principal hipótese é de que a causa da morte tenha sido enforcamento. 
No entanto, a Polícia Civil, que apura o caso, aguarda o resultado da perícia para confirmar o que aconteceu com ela. 
Nenhuma suspeita é descartada.
Inicialmente, a Divisão de Homicídios da PC e a Polícia Científica do Pará (PCEPA) foram acionadas para realizar os primeiros levantamentos no local da morte. 

SEMMA PROÍBE EVENTOS PARTICULARES EM ESPAÇOS PÚBLICOS DURANTE ÇAIRÉ 2025 DOS BOTOS

A portaria deixa claro que a proibição é direcionada exclusivamente a eventos de iniciativa privada, com fins comerciais ou restritos a grupos
Praça de Nossa Senhora da Saúde , em Alter do Chão - Créditos : Divulgação
Com o objetivo de garantir a preservação ambiental e o uso sustentável dos espaços públicos na vila balneária de Alter do Chão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém, no oeste do Pará, publicou, nesta quinta-feira (31), portaria que proíbe a realização de eventos de natureza particular em áreas públicas da vila durante o período do Çairé, tradicional festa religiosa e cultural que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de setembro, e do festival dos botos Cor de Rosa e Tucuxi.

TRUMP CONFIRMA APLICAÇÃO DE TARIFA DE 50% SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS

Itens como suco de laranja, aço e aviões ficam de fora do tarifaço

O Presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, confirmou, na tarde desta quarta-feira (30), a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que começa a valer a partir do dia 6 agosto. 
A lista exclui da sobretaxa itens como suco de laranja, castanhas, minério de ferro, aço, carvão, petróleo e derivados, madeira, papel, peças e aeronaves.
Trump vem defendendo a versão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores de que haveria perseguição e censura no país, o que configuraria um suposto "abuso dos direitos humanos”. 

OPERAÇÃO DO IBAMA NO CHAPADÃO EMBARGA 850 HA DE TERRAS E APLICA MAIS DE R$ 5 MILHÕES EM MULTAS

A operação foi conduzida com base em análise de imagens de satélite e vistorias de campo.

Agentea do Ibama flagraram desmatamento ilegal em áreas do projeto de assentamento chapadão - Foto : Ibama / Divulgação

Operação deflagrada na última terça (29) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança Pública, com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), para combater a exploração ilegal de madeira e a grilagem de terras públicas federais no interior do Projeto de Assentamento Chapadão, nos municípios de Santarém e Prainha, no oeste do Pará, resultou na apreensão de gado, maquinários e na aplicação de mais de R$ 5 milhões em multas.

AMIGOS REALIZAM JOGO SOLIDÁRIO NESTE SÁBADO ,(2) , PARA AJUDAR TRATAMENTO DO JOVEM CONTRA O CÂNCER

Seleção Santarena 100% Amigos e Seleção do Poeirão vão se enfrentar neste sábado (2) no campo do Poeirão

Rodrigo Santarém

Um grupo de amigos resolveu aliar a paixão pelo esporte com a solidariedade para realizar um jogo amistoso para arrecadar recursos para o tratamento de um jovem que luta contra o câncer em Santarém, no oeste do Pará.
O duelo entre Seleção Santarena 100% Amigos e Seleção do Poeirão será realizado neste sábado (2) no campo do Poeirão a partir das 17h30.

CINCO RÉUS VÃO A JÚRI POPULAR EM SANTARÉM POR HOMICÍDIO BRUTAL NA COMUNIDADE DE BOIM

Cinco réus acusados de participação em um homicídio brutal registrado em 2017 na comunidade de Boim, na região de rios de Santarém, oeste do Pará, serão levados ao Tribunal do Júri nesta quinta-feira (30), no Fórum da Comarca do município.

O Caso, que chocou a comunidade, é um dos mais aguardados dos últimos anos e deve atrair a atenção de moradores e familiares da vítima.
Estão no banco dos réus: Rosiney Fernandes, Gracildo da Silva, Pedro da Silva, Carlinho e Gico. 
Eles respondem pela morte de Anderson Mateus de Oliveira Pedroso, de 22 anos, que foi cruelmente assassinado na madrugada do dia 6 de novembro de 2017, com diversos golpes de arma branca. 
A vítima foi encontrada horas depois com marcas profundas de esgorjamento e múltiplas perfurações, próximo ao Microssistema de Abastecimento de Água da comunidade.

FORAGIDO CONDENADO POR HOMICÍDIO É PRESO EM OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE MPPA , MPMG E POLÍCIA CIVIL

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio de seu Grupo de Segurança e Inteligência (GSI) e em cooperação com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Governador Valadares, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cumpriu nesta quarta-feira (30) mandados de prisão e de busca e apreensão na zona rural do município de Senador José Porfírio, sudoeste paraense.
A ação teve como alvo Sildo Gomes Júnior, foragido da Justiça de Minas Gerais e condenado por homicídio qualificado cometido na cidade de Aimorés (MG). 
A operação contou com o apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Pará (PCPA) e mobilizou 18 agentes do GSI-MPPA e da PCPA.
A prisão foi autorizada por decisão da Vara Única da Comarca de Aimorés, atendendo a pedido do GAECO-GV/MPMG. 

PRESIDENTE DA CBF E DEPUTADA SÃO ALVO DE OPERAÇÃO DA PF QUE APURA COMPRA DE VOTOS

O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud e a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) foram alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quarta-feira (30).

A investigação apura um esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima. 
A informação foi confirmada por fontes próximas dos envolvidos.
De acordo com a Polícia Federal, a ação cumpre dez mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima e Rio de Janeiro. 
Também foi determinado o bloqueio judicial de mais de R$ 10 milhões em contas dos investigados.
Ainda de acordo com a corporação, as investigações tiveram início após a apreensão de R$ 500 mil em espécie, em setembro de 2024, às vésperas das eleições municipal. 

DITADORES , TERRORISTAS E TRAFICANTES : QUEM SÃO OS OUTROS SANCIONADOS PELA LEI MAGNITSKY ALÉM DE MORAES

Antes de ministro do STF, lista já contava com ao menos 23 alvos vinculados por Washington ao Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Aplicada contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei Magnitsky já foi usada pelo governo dos Estados Unidos para impor sanções a mais de 650 pessoas, empresas e organizações desde 2017, mas sob justificativas bem distintas da apresentada para enquadrar o magistrado.
Antes de passar a contar com Moraes, a lista já incluía ao menos 23 alvos vinculados por Washington ao Brasil, todos acusados de ligação com o terrorismo e o tráfico internacional de drogas. 
Nos demais países, as motivações para as sanções passam principalmente por episódios e denúncias de violações de direitos humanos e de corrupção.

O PISTOLEIRO DE MINAS GERAIS . A DÍVIDA . O ASSASSINATO . A PRISÃO NO PARÁ

Um dos pistoleiros mais conhecido da região de Aimorés, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foi preso na madrugada desta quarta-feira (30/7), durante operação das forças de segurança do estado. Sildo Gomes Júnior, foi condenado em setembro de 2022, a 17 anos e 9 meses de prisão por homicídio qualificado mediante pagamento e por recurso que dificultou a defesa da vítima.

Ele foi encontrado em uma fazenda situada às margens do Rio Xingu, nas imediações da Usina de Belo Monte, em Senador José Porfírio.
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), atendendo a pedido de cooperação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Governador Valadares, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e por meio de seu Grupo de Segurança e Inteligência (GSI), com o apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA), cumpriu, nesta quarta-feira, 30 de julho, os mandados de prisão e de busca e apreensão.

CRIMINOSOS ROUBAM BAR , AMARRAM CASAL E FOGEM EM CAMINHONETE

Um casal de Parauapebas foi rendido por três homens encapuzados e armados na noite de terça-feira (29), no momento em que se preparava para fechar o bar de sua propriedade na Rua D, Bairro Vila Rio Branco.
Vídeo mostra o momento em que o dono do bar é surpreendido por criminosos / Foto : Redes Sociais

De acordo com uma das vítimas, os assaltantes estavam armados com revólveres calibre 32 quando anunciaram o assalto. 
Eles amarraram o proprietário e a esposa e roubaram diversos bens: alianças, joias, três celulares, dois relógios, uma caixa de som, o DVR das câmeras de segurança, R$ 7 mil em dinheiro e uma caminhonete Toyota Hilux.
Após a ação, o casal foi levado até um matagal e abandonado ainda amarrado.

ALERTA DE TSUNAMI É EMITIDO APÓS TERREMOTO EM PENÍNSULA RUSSA E REGIÃO DO PACÍFICO

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta de tsunami para a costa do Pacífico depois que um terremoto de magnitude 8 na escala Richter atingiu o sul da península russa de Kamchatka, localizada ao norte do território japonês.

O terremoto ocorreu às 8h25 (horário local japonês; 20h25 em Brasília), a uma profundidade indeterminada, de acordo com a JMA.
Após o tremor, as autoridades meteorológicas japonesas emitiram um alerta de tsunami no Oceano Pacífico, que, segundo estimativas, pode atingir até um metro na parte sul de Hokkaido, a ilha mais ao norte do território e localizada a sudoeste do epicentro do terremoto, bem como em áreas no nordeste, leste, centro e sudoeste

MAIS DE 20 MIL INSCRITOS NO ENEM 2025 EM SANTARÉM

Somando todos os municípios do oeste paraense, a região totaliza cerca de 40 mil inscrições
Créditos : Imagem ilustrativa

Na região oeste do Pará, o município de Santarém lidera com o maior número de inscritos na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 20.754 até quarta-feira(30). 
Desses, 17.974 já tiveram as inscrições confirmadas e 4.859 são de concluintes do ensino médio. 
Os dados foram obtidos pelo Portal OESTADONET junto à plataforma interativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Somando todos os municípios do oeste paraense, a região totaliza 39.499 inscrições. 

MENINO DE 3 ANOS MORRE APÓS CAIR EM POÇO NO QUINTAL DE CASA EM URUARÁ

Fatalidade ocorreu enquanto a criança brincava no terreiro; caso será investigado pela Polícia Civil.

Uma tragédia abalou os moradores de Uruará, no sudoeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (30). 
Um menino de apenas 3 anos de idade, identificado como Davi, morreu após cair em um poço no quintal de sua residência, no bairro Pimentolândia.
De acordo com informações preliminares, o acidente aconteceu enquanto a criança brincava no terreiro. 
Sem que a mãe percebesse, o menino se aproximou do poço e acabou caindo. 

MOTOTAXISTA TEM ATITUDE COMOVENTE AO AJUDAR CADEIRANTE NO CENTRO DE ITAITUBA

Registro feito por motorista mostra gesto de solidariedade na Rua Dr. Hugo de Mendonça.

Na tarde desta quarta-feira (30), um gesto de empatia e solidariedade emocionou quem passava pela Rua Dr. Hugo de Mendonça, no centro comercial de Itaituba, no sudoeste do Pará. 
Um mototaxista, conhecido como “amarelinho”, foi flagrado ajudando um cadeirante a atravessar a via e seguir até seu destino — em um trecho que dar acesso aos cadeirantes, o que tornou o ato ainda mais significativo.
O momento foi registrado por um motorista que trafegava pelo local e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais. 

MORADOR DE SANTARÉM É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO POR COMPARTILHAR PORNOGRAFIA INFANTIL

O condenado armazenou e distribuiu 226 arquivos de exploração sexual de crianças e adolescentes em redes sociais.

Martelo da Justiça - Foto : Reprodução / Redes Sociais

A Justiça Federal condenou um morador da cidade de Santarém, no oeste do Pará, a 15 anos e 3 meses de prisão por crimes de pornografia infantil. A decisão acolheu integralmente os pedidos da ação do Ministério Público Federal, que comprovou o armazenamento e o compartilhamento de conteúdo explícito envolvendo crianças e adolescentes.