quinta-feira, 10 de julho de 2025

EQUIPES DA OPERAÇÃO CURUPIRA ATUAM EM FOCOS DE DESMATAMENTO NA REGIÃO DE SÃO FÉLIX DO XINGU

As equipes integradas de segurança que atuam na “Operação Curupira”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) identificaram áreas de exploração ambiental na região de São Félix do Xingu.

As ações fazem parte das fiscalizações e ações estratégicas de prevenção aos crimes ambientais cometidos contra a floresta amazônica.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta a importância das ações realizadas pela operação em combate aos crimes ambientais no Pará e a importância da integração das forças de segurança, em apoio às fiscalizações feitas pelas equipes de servidores da Semas.
“A Operação Curupira está em andamento há dois anos e conseguimos nesse período obter avanços no que tange a identificação e prevenção ao desmatamento da floresta e a outros crimes ambientais cometidos, especialmente em áreas que mapeamos como sendo as mais críticas em relação à garimpos e exploração irregular de madeiras. 
Com isso, em mais uma fiscalização conseguimos identificar novos locais e assim investigar os possíveis responsáveis e aplicar as punições necessárias contra aqueles que agem contra o meio ambiente”, disse o titular da Segup.
Fiscalização e apreensões – Na última segunda-feira, 7, os agentes de segurança pública em apoio às fiscalizações da Semas em uma região à 144 km da cidade de São Félix do Xingu, identificaram focos de exploração de madeira, por meio de uma denúncia. 
A área explorada é localizada dentro de uma propriedade particular que possui o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que entre os benefícios oferecidos, presta auxílio no combate ao desmatamento.
Na ação, as equipes de segurança realizaram inspeções ao redor da propriedade e constataram uma extensa área desmatada. 
No local foram encontrados o total de 15,267m³ de madeira do tipo Castanheira, que foram apreendidas e inutilizadas pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar. 
Na ocasião as equipes identificaram também outras espécies de madeiras e áreas previamente demarcadas e prontas para serem derrubadas.
A área encontrada está sendo monitorada e fiscalizada pelas equipes de segurança, que já realizam rondas para a identificação e prisão dos responsáveis.
Produtividade – As fiscalizações da Operação Curupira, por meio das forças de segurança já resultaram em mais 90 prisões em flagrante; 27 fianças arbitradas, 52 inquéritos policiais instaurados; mais de 180 intimações emitidas; 220 autos de infração; 58 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), 679 munições apreendidas; mais de 200 armamentos apreendidos, e ainda, mais de 1.100 maquinários apreendidos.
Operação Curupira – Lançada em 2023 pelo Governo do Estado, visa o combate ao desmatamento ilegal e a exploração dos recursos naturais da floresta Amazônica. 
As equipes integradas da da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), atuam em três bases de ação instaladas no município de São Félix do Xingu, sudeste paraense, e ainda na cidade de Novo Progresso (sudoeste) e Uruará (oeste).
Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.