terça-feira, 5 de abril de 2022

Instituições sociais recebem doação de peixes apreendidos em operações da Adepará, em Santarém



A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) de Santarém, recebeu nesta segunda-feira (04), 250 quilos de pescado da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Os peixes doados foram apreendidos pela equipe de fiscalização da Adepará do posto de Monte Alegre.

Os peixes foram destinados para as seguintes entidades: Semtras, Centro Pop Dom Lino Vombommel, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), Casa de Acolhimento Reviver (CAR), Lar São Vicente de Paulo e também para o Associação Irmã Dulce dos Pobres.

De acordo com o fiscal da Adepará, André Reale, devido o decreto de proibição da saída de pescado do estado é necessário que escoamento seja feito de forma adequada e com o documento de autorização.

“Para que o pescado seja enviado para outro município mesmo sendo perto, é necessária a apresentação das documentações sanitárias pertinentes. Não pode mandar peixes daqui da cidade para nenhum município mesmo que seja perto sem a documentação, nota fiscal da indústria que preparou aquele peixe para chegar até o destino", explicou.

Ainda de acordo com André Reale, essa apreensão ocorreu por falta de documentação do pescado. "O pessoal do posto de fiscalização de Monte Alegre flagrou o peixe sem origem, sem nota, e apreendeu, e eles encaminharam pra cá. Passamos por uma indústria competente para fazer o processamento de pescado, na qual ela atestou esse pescado como apto para consumo e por isso buscamos as entidades para fazer a doação", destacou o fiscal.

Segundo a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, os pescados foram doados com segurança e congelados para não perderem os nutrientes.

“A política de Assistência Social de Santarém atua nos níveis pra Proteção Social Básica e Especial na alta complexidade com dois atendimentos, um com crianças e adolescentes, e o outro de adultos e famílias que hoje estamos com um número significativo da etnia Warao acolhidos em nosso município. Então é de suma importância a doação desses pescados para que nós possamos fazer a destinação para os nossos serviços", destacou Sandra Santana.

Também foi beneficiada com o pescado, a população em situação de rua atendida no Centro Pop, assim como os internos do Lar São Vicente de Paulo, e famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Associação Irmã Dulce dos Pobres.

"Esse trabalho realizado pela equipe da Adepará só reforça a importância de fazer o transporte adequado dos alimentos para não sofrer nenhuma penalidade”, pontuou a secretária de Assistência Social.

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.