Visitas ás comunidades quilombolas e indígena acompanham a execução do Programa de Aquisição de Akimentos e fortalecem a inclusão produtiva local
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu entre os dias 10 e 12 de setembro uma agenda de monitoramento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.
As atividades contaram com a participação da equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), que percorreu comunidades quilombolas e indígenas contempladas pelas propostas do programa, além de dialogar com produtores locais e lideranças comunitárias.
No dia 10, a equipe visitou a região da Cachoeira da Cavada.
Já no dia 11, pela manhã, foi realizada reunião na Secretaria Regional de Governo com produtores rurais; à tarde, houve visita ao quilombo do Saracura.
A agenda encerrou no dia 12, com a visita à aldeia Surucuá, localizada na Resex Tapajós-Arapiuns.
De acordo com Layz Furtado, técnica da Seaster, o objetivo da ação foi assegurar transparência e ouvir diretamente os beneficiários.
“A ideia do monitoramento foi recolher as assinaturas necessárias para a prestação de contas, mas também abrir espaço para escutar os agricultores e agricultoras sobre como foi a execução, quais as dificuldades enfrentadas e de que forma o programa tem impactado a vida das comunidades.
Tivemos ainda a oportunidade de orientar sobre a importância do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Número de Identificação Social (NIS), para que as famílias estejam preparadas para futuros editais federais e estaduais do PAA.”
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