quarta-feira, 17 de setembro de 2025

SANTARÉM RECEBE EQUIPE DO ESTADO PARA MONITORAMENTO DO PAA

Visitas ás comunidades quilombolas e indígena acompanham a execução do Programa de Aquisição de Akimentos e fortalecem a inclusão produtiva local


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu entre os dias 10 e 12 de setembro uma agenda de monitoramento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.
As atividades contaram com a participação da equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), que percorreu comunidades quilombolas e indígenas contempladas pelas propostas do programa, além de dialogar com produtores locais e lideranças comunitárias.
No dia 10, a equipe visitou a região da Cachoeira da Cavada.
Já no dia 11, pela manhã, foi realizada reunião na Secretaria Regional de Governo com produtores rurais; à tarde, houve visita ao quilombo do Saracura.
A agenda encerrou no dia 12, com a visita à aldeia Surucuá, localizada na Resex Tapajós-Arapiuns.
De acordo com Layz Furtado, técnica da Seaster, o objetivo da ação foi assegurar transparência e ouvir diretamente os beneficiários.
“A ideia do monitoramento foi recolher as assinaturas necessárias para a prestação de contas, mas também abrir espaço para escutar os agricultores e agricultoras sobre como foi a execução, quais as dificuldades enfrentadas e de que forma o programa tem impactado a vida das comunidades. 
Tivemos ainda a oportunidade de orientar sobre a importância do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Número de Identificação Social (NIS), para que as famílias estejam preparadas para futuros editais federais e estaduais do PAA.”

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou o impacto social do programa.
“O PAA é uma política pública que fortalece não apenas os agricultores familiares, mas também as regiões que vivenciam a insegurança alimentar. Estamos felizes com essa parceria com o Estado, pois ela representa segurança alimentar e geração de renda para quem mais precisa.”O secretário-executivo da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém, Mário Aguiar, enfatizou a importância do diálogo com os produtores.
“Esse momento de monitoramento nos permite identificar pontos a serem aprimorados e, ao mesmo tempo, valorizar as conquistas. O PAA tem contribuído para a economia solidária e para a inclusão produtiva das populações indígenas e quilombolas, ampliando o alcance da segurança alimentar no município.”

Já a coordenadora do PAA em Santarém, Dianna Lobato, reforçou a relevância da parceria com a Seaster.
“A visita da equipe estadual foi fundamental para alinharmos procedimentos e assegurarmos que o programa continue acontecendo de forma organizada. 
O PAA é muito mais do que a compra de alimentos; é uma política que garante dignidade às comunidades e fortalece o vínculo entre Estado e município.”
O município de Santarém executou três modalidades do PAA Estadual: a tradicional, a quilombola e a indígena. 
As reuniões contaram ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, além de agricultores e agricultoras familiares beneficiados pelo programa.
Autor(a):
Geisa de OliveiraEditor(a):
Neysle Magalhães
Contato da Assessoria de Comunicação:
Ouvidoria:
Fale Conosco:
Acesse aqui
Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.