terça-feira, 21 de junho de 2011

Nepotismo, arrogância e ditadura na Secretária de Saúde de Belterra

 “A Secretária Zelma Macedo e o vereador Reginaldo Lobo(PP) são acusados de comandarem a saúde do município de forma ditatorial e arrogância. O nepotismo também toma conta do Hospital de Belterra”. 

Um amontoado de denúncias contra a secretária de Saúde Zelma Macedo e do vereador Reginaldo Lobo(PP)  foram enviadas para os editores do BLOG DO XAROPE. Os dois sãos acusados de comandar de forma arrogante e ditatorial a saúde desse município.
Zelma tem a conivência de Pastana
Na denúncia, a fonte diz que não quer se identificar por medo de retaliação, pois é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde. Ela vai mais além, afirmando que, assim como outros funcionários estão perplexos e indignados com a atual gestão que é comandada pela atual secretária Zelma Macedo.
Os denunciantes ressaltam que Zelma vem agindo com Mão de Ferro, tempos da ditadura, e de forma arrogante, e que tudo está acontecendo sob a autorização do prefeito Geraldo Pastana.
Eles também alertam para o nepotismo que Zelma e o Vereador Reginaldo Lobo montaram dentro da secretária municipal de saúde de Belterra (Hospital de Belterra), aonde é visível a quantidade de parente da dupla.
Segundo eles, recentemente foi inaugurado o Centro Cirúrgico do Hospital de Belterra, onde estão sendo realizadas cirurgias naquele centro cirúrgico sem as mínimas condições de realizá-los.
Os denunciantes alertam para as cirurgias (CESSARIANA) feitas pelo Dr. Ihoran Guedes, que colocou em risco a vida de uma mulher e mãe que não tinha noção do risco que correu, pois esse médico sem qualquer responsabilidade fez o procedimento de anestesia na paciente, sendo que todo centro cirúrgico é obrigatório a presença de anestesista e posteriormente realizou o ato cirúrgico, colocando em risco a vida tanto da paciente e do bebê.
Além do mais, o hospital de Belterra não tem condições estruturais e emergenciais para acolher uma paciente em caso de alterações graves durante o parto cessariano. Outra coisa o hospital não possui CCIH - Comissão Infecção Hospitalar e a sala cirúrgica não é devidamente desinfectada, pois os funcionários da limpeza não passaram por treinamentos específicos sobre centro cirúrgico. A SESPA SABE DO QUE TA ACONTENCENDO E FAZ VISTA GROSSA EM RELAÇÃO A ISSO!!! e o Dr. Macedo que é funcionário da secretaria sabe das cirurgias e como vereador e representante do povo se omite a respeito,concluiu o denunciante.
Outra denúncia é em relação a própria secretária de saúde Zelma Macedo que com todo o seu autoritarismo e arrogância vem administrando o destino da saúde em Belterra, como disse anteriormente o prefeito Geraldo Pastana sabe do que está acontecendo na saúde e não faz nada!!!
NEPOTISMO: Informação dos denunciantes também chega ao filho da secretaria que trabalha na secretaria municipal de saúde como chefe do SISTEMA DE INFORMAÇÃO da secretaria municipal de saúde, incentivando o NEPOTISMO? que recebe em nome de outra pessoa chamada de pré-nome IRAN, genro da atual secretaria de saúde e que segundo consta na tesouraria da prefeitura de Belterra, que tem como chefe o sr. DISANDRO com o consentimento da Secretária de Administração Claúdia Panosso, um valor que beira os R$ 5.000 reais. “Outro dia foi encontrado em frente a sede dos PIRATAS uma nota de emprenho jogada no chão em nome do filho da secretária de saúde - MARLISSON, que foi abafado pela própria secretária e o consentimento de outros funcionários que se calaram com medo de não perderem seus empregos”,dispararam.
O mais grave nisso tudo é que o CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, comandado pela atual presidente a sra. Maura Cruz se cala e se omite, pois dinheiro público é desviado e esse conselho parcial se cala, será porque o esposo da presidente do conselho recentemente conseguiu emprego para ele no hospital de Belterra, será que só é isso? ou tem mais coisas como desviou de muito dinheiro público saindo pelo ralo? assim como está acontecendo na secretaria municipal de educação.
Recentemente foram demitidos todos os funcionários do Setor de Endemias, muitos deles com mais de 10 anos de atuação na área, e de muita experiência profissional, sem que esses funcionários fossem no mínimo efetivados, tratando-os com total desrespeito.
LEI DA MORDAÇA:
 A nota endereçada ao blogueiro também afirma que hoje na secretaria municipal de saúde os funcionários não podemos falar nada que vá de encontro a atual gestão de saúde do município (LEI DA MORDAÇA), sujeito a demissão sumária e quando o funcionário vai saber o porquê foi demitido e vem o de sempre "POR INCOMPETÊNCIA" e os testas-ferros são 4 pessoas, que puxam o saco da atual gestera e ganham pra isso que são os funcionários: 
ENFERMEIRO ANTÔNIO CARLOS - COORD. DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - que assina em baixo o porquê das demissões, sendo coagido a fazer esses documentos de que resultam em demissões, ferindo e magoando profissionais que não deveriam passar por tal constrangimento, sem qualquer respeito a amizade que se cria dentro do Setor de Urgêrncia e Emergência;
ENFERMEIRO LEONARDO - COORDENADOR DE PACS/PSF - que recetemente pediu a cabeça de uma funcionária do setor de Urgência e Emergência do Hospital de Belterra, com o consentimento do Enfermeiro Responsável pelo setor (Enfermeiro Antônio Carlos), porque a funcionária simplesmente não concordou com o que estava errado, sendo sulmariamente demitida;
ENFERMEIRA SÔNIA MARIA - COORD. SAÚDE DA MULHER - que não tem condições técnicas para assumir um cargo tão importante e além do mais coloca em risco a vida das pessoas como plantonista do setor de Urgência e Emergência, segundo alguns relatos de funcionários do mesmo setor.
TÉCNICA DE ENFERMAGEM MAURA DA CRUZ - PRESIDENTE DO CONSELHO DE SAÚDE - que incobre todos os atos da atual gestora, se calando diante dos conselheiros nos dias de reunião, manipulando-os, "coitados" nem sabem do que está ocontecendo. Em dia de reunião do Conselho de Saúde a pauta de reunião é escolhida e fatos dessa natureza como desmandos, desvio de dinheiro público, autoritarismo e nepotismo não entram na referida pauta para discurssão. Pois o Conselho Municipal de Saúde é orientado e submisso aos caprichos da Secretária de Saúde Zelma Macedo.
 Os funcionários estão trabalhando sob pressão e com medo de falarem o que pensam e o que está errado, pois não têm vez e se comentarem algo os puxas-casos da Secretária de Saúde falam para ela o funicionário é demitido.
 Espero que está denúncia seja levada a frente, vou também encaminhar uma cópia ao MISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL e ao Conselho Regional de Medicina para providências.
A redação do BLOG DO XAROPE tentou encontrar todos os envolvidos na denuncia, porém os mesmos não se encontravam ou não quiseram falar sobre o assunto.

Entre quebra de protocolo, chá de banco aos prefeitos, e questionamento da divisão Simão Jatene anuncia investimento em Santarém 

“ A aspiração do povo de se tornar um novo Estado da Federação é absolutamente legítima. Respeitarei a decisão que for tomada. Se for para unir, vamos unir, se for para separa, vamos separar”.

"Apelo dos sem TETO"
Após quase 16 horas de uma extensa agenda puxada por 13 secretários, deputados, prefeitos e ex-prefeitos da região Oeste do Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) cumpriu nesta segunda-feira (20), seu primeiro dia em Santarém, transformado até a próxima quarta-feira (22) em sede administrativa do governo do Estado.
Jatene chegou ao aeroporto de Santarém por volta das 10 horas da manhã, aonde foi recebido pela prefeita Maria do Carmo.  Na saída do aeroporto Jatene logo quebrou o protocolo da segurança, quando desceu do ônibus para conversar com cerca de 300 trabalhadores sem terra que faziam um protesto na Rodovia Fernando Guilhon.
A manifestação dos sem terra foi feita em nome de 3.500 famílias que reivindicam a criação de um assentamento na área de expansão da cidade. Jatene comprometeu-se a ajudá-los no processo de regularização de terras.
"Olhar do deputado Dudimar Paxiubá"
O governador parou no estádio Colosso do Tapajós para verificar as obras do Centro Poliesportivo. Acompanhado de perto pela Prefeita Maria e vigiado pelo deputado Alexandre Von, Simão Jatene fez algumas perguntas. Depois seguiram para um canteiro da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), onde autorizou a liberação de recursos para a consolidação do empreendimento, que ampliará a capacidade de captação e distribuição de água, beneficiando 60 mil pessoas.
Coletiva a imprensa - Na obra da Cosanpa, o governador concedeu entrevista à imprensa. Jatene anunciou investimentos imediatos de cerca de R$ 12 milhões em infraestrutura, esporte, cultura, saúde  e meio ambiente, e falou sobre o Programa Municípios Verdes, ao qual o município aderiu. O governador também falou sobre a proposta de divisão do Pará com a criação do Estado do Tapajós.
" Aperto de mão de Alexandre"
“A aspiração do povo desta região de se tornar um novo Estado da Federação é absolutamente legítima. Eu fui eleito governador do Pará, com votação expressiva em Santarém, tenho um enorme apreço pela cultura, pelos valores e pela gente de Santarém, e respeitarei a decisão que for tomada. Se for para unir, vamos unir. Se for para separar, vamos atender”, destacou o governador.
Simão Jatene ainda assinou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a criação do Centro Tecnológico.
Além da prefeita Maria do Carmo, acompanhou o governador Simão Jatene, o prefeito deTrairão Danilo Miranda, Ivo Miller de Medicilândia, Jardel Vasconcelos de Monte Alegre, Madalena Hofferman de Novo Progresso, Marcílio Picanço de Terra Santa, Pigarrilho de Prainha e pela parte da tarde chegaram Eraldo Pimenta de Uruará e Negão Brandão de Placas.
Drama, e a fila dos desesperados no Barão Center
Por fim, Simão Jatene no hotel Barão Center ainda se encontrou com lideranças políticas e comunitárias da região.
" O abraço do ex-prefeito Tucano Zé Paulo"
Cerca de 300 pessoas se misturaram entre deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. A fila dos desesperados chamou a atenção. Tudo por culpa de uma figura conhecida, o deputado federal Lira Maia que chegou a passar 2 horas no gabinete de Jatene.
Os deputados Antonio Rocha e Josefina e os prefeitos Marcílio Picanço (Terra Santa) e Danilo Miranda de Trairão que eram o próximo da fila ficaram horas em pé. Na saída Maia, Rocha até aproveitou para dar uma agulhada, e para matar de vez Jatene resolveu ar aquela saidinha.
O atendimento não cordial aos prefeitos fez com que Eraldo Pimenta (Uruará), Negão Brandão (Placas) e Ranilson Prado (Aveiro) resolvessem deixar para tentar falar hoje com o governador.
Enquanto isso, a orelha de Simão Jatene esquentava, pois nos corredores as apunhaladas eram certeiras.  
Nesta terça-feira (21), o cerimonial de Simão Jatene se reunirá com prefeitos da região, lançará o Programa Municípios Verdes e anunciará a criação do Centro de Convenções de Santarém, entre outros compromissos.
Agenda do governador do Pará, Simão Jatene, para hoje (21) em Santarém:
Manhã
7h30 – Café da manhã.
8h30 – Audiência com a prefeita Maria do Carmo.
9h30 – Audiência com pastores das igrejas evangélicas.
10h – Audiência com a vereadora Marinete, de Monte Alegre.
10h20 – Audiência com vereadores de Santarém.
11h – Cerimônia de formatura do Proed (Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência), da PM.
12 – Almoço/Barão Center Hotel

Tarde
15h – Reunião com prefeitos da Amut (Transamazônica e Santarém-Cuiabá) e Amucan (Calha Norte).
16h – Despacho com o chefe de Gabinete do governo.
17h – Lançamento do programa Municípios Verdes, entre outros, na Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.