domingo, 1 de janeiro de 2012

Descuido fatal

Adolescente sofre escalpelamento e perde parte parcial do couro cabeludo

Muita gente quando ouve falar em “escalpelamento” pensa que isso é algo do passado ou uma coisa que só existe no Cinema, pois logo se lembram de alguns filmes famosos do Velho Oeste Americano, como “Dança com Lobos” do ator Kevin Costner e “O Último dos Moicanos” com Daniel Day-Lewis.

Na manhã de (31) de 2011, uma adolescente de 13 anos sofreu um escalpelamento em uma pequena embarcação no município de Oeiras do Pará, nordeste do Estado. A jovem vinha para Belém acompanhada da família quando, por descuido, teve os cabelos enrolados no eixo desprotegido do motor da embarcação, o que pode causar a perda total ou parcial do couro cabeludo.
Segundo o Corpo de Bombeiros a jovem deve chegar à sede da corporação, na Avenida Júlio César, por volta de 12h30. Ela está sendo transportada em uma aeronave da corporação e, ao chegar, deve ser encaminhada à Santa Casa de Misericórdia, centro de referência para o tratamento de escalpelamento.
Acidentes de escalpelamento em embarcações acontecem, principalmente em barcos pequenos, em que o motor fica desprotegido.
AUTOESTIMA
Além das marcas físicas e do trauma, o escalpelamento deixa uma forte marca na autoestima e confiança da mulher. Na tentatvida de minimizar esses efeitos, a organização não governamental (ONG) Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam) trabalha com a coleta de fios de cabelos para a confecção de perucas que posteriormente serão doadas às mulheres atendidas pela instituição.
A ONG precisa da ajuda de voluntários para conseguir a quantidade de cabelos necessária para confecção das perucas. Quem quiser colaborar é só ir até o seu cabeleireiro de confiança, cortar uma quantidade considerável do cabelo e comparecer à sede da Orvan,  que está localizada na Avenida João Paulo II, no bairro de Souza, 144.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.