terça-feira, 3 de janeiro de 2012


No sangue do pirarucu
"O pirarucu, peixe da Amazônia, é um dos maiores peixes de água doce e também um dos mais consumidos pela população da região. Quando salgada, sua carne é considerada tão ou mais saborosa quanto a do bacalhau norueguês e por isso é chamado por muitos por "bacalhau da Amazônia.Cientificamente é denominado Arapaima gigas".

Normalmente a carne do pirarucu é vendida em mantas, secas e salgadas. Entretanto, atualmente, é vendido também fresca, sob forma de filés, inclusive.
Peixe importantíssimo para a alimentação da região, o pirarucu possui grande valor nutritivo.É utilizada  para o preparo de diversos pratos típicos, entre os quais o famoso pirarucu de casaca, um prato à base de peixe, farinha e banana.
É um peixe da família dos arapaimídeos que pode chegar a mais de dois metros de comprimento e até 200 quilos de peso. Tem hábito carnívoro e prefere as águas calmas, vindo constantemente à superfície para respirar.
Possui uma língua óssea, utilizada pelas tribos indígenas da Amazônia como ralador e lixa de unha. Os nativos utilizam também as escamas para confeccionar adornos.
O pirarucu é protegido por lei, sendo uma das espécies cuja pesca é proibida durante determinados períodos. É uma espécie tipicamente amazônica, cuja denominação significa peixe (pira) vermelho (urucu), devido a sua coloração.
É possível criar o pirarucu em cativeiro, com excelente rendimento, por se tratar de peixe com grande potencial de cultivo, posto que o seu crescimento e ganho de peso podem, perfeitamente, ser constatados de uma semana para outra.
Receita do Pirarucu de casaca


1 Kg de pirarucu seco
4 bananas compridas, em fatias, fritas
1 Kg de farinha de mandioca, torrada
2 Caixinhas de corintas (passas sem sementes)
250 gramas de ameixas secas, cortadas
2 a 3 ovos cozidos

Cebolas, tomates e pimentòes cortados
Salsa e cebolinha
 Azeite e vinagre
Leite de 1 côco, puro e natural
1 caixinha de catchup
Modo de fazer:
Deixe o pirarucu de molho em bastante água, pelo menos por umas 12 horas, trocando-a um mínimo de 3 a 4 vezes. Em seguida lave o peixe e afervente-o para retirar o possível restante de sal. Asse-o na brasa ou no forno, regando-o com um pouco de azeite. Deixe esfriar e desfie-o em lascas.
Faça uma farofa com a farinha de mandioca, um pouco de azeite e vinagre. Essa farofa não vai ao fogo.
Refogue no azeite, as cebolas, os tomates ( sem as sementes), os pimentões e o cheiro verde, tudo cortado miudinho. Estando estes temperos bem refogados, adicione catchup a gosto. Quanto mais catchup crescentar mais vermelhinho ficará o molho.
Num recipiente refratário, alterne camadas de farofa, umedecendo-a com colheradas de leite de coco, o peixe, as fatias de banana e o refogado. Espalhe. Finalmente pedaços de ameixas e as passas. Enfeite com os ovos cozidos, as azeitonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.