sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Acordo impede nova interdição da BR-163‏

No final da manhã de ontem (20), um acordo foi fechado entre trabalhadores rurais acampados na BR-163 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os agricultores, que interditaram a rodovia na região de Cachoeira da Serra, Altamira (PA) - trecho próximo ao estado do Mato Grosso -, do dia 12 a 17 deste mês, recuaram de retomar o protesto após reunião com técnicos do Incra. Na oportunidade, em resposta às reivindicações dos acampados, foi informado que cestas básicas serão providenciadas, conforme lista repassada pela associação que os representa, e relatadas as medidas para viabilizar o assentamento das famílias.
As famílias acampadas reivindicam que sejam assentadas no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Mãe Menininha, Altamira. A área será vistoriada para examinar o perfil dos posseiros que estão dentro do perímetro do PDS e requerem a titulação individual. O trabalho, previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2013, será executado pelo programa "Terra Legal", coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Empresa contratada pelo programa já realizou, no mês passado, a demarcação das áreas alegadas pelo posseiros.
A ação conjunta de técnicos do "Terra Legal" e do Incra é a saída apontada para dirimir o conflito no PDS Mãe Menininha. Uma vez definidos os encaminhamentos quanto aos posseiros - se têm direito ou não à titulação -, a proposta do Incra é proceder o assentamento das famílias acampadas. De acordo com a presidente da associação que representa os agricultores, Silvanira Teixeira de Paula, cerca de 120 famílias se revezam no acampamento às margens da BR-163.
A reunião realizada ontem, na sede do acampamento, teve a participação de técnicos da Unidade Avançada do Incra em Altamira e foi acompanhada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de um representante do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadores Rurais de Altamira, seção Castelo dos Sonhos.
Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Luís Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.