quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Monomotor que caiu no garimpo Creporizão com duas pessoas não tinha autorização da Anac para voar

Com inspeção de manutenção vencida, o monomotor que caiu em garimpo não tinha autorização da Anac para voar.
O avião monomotor que caiu com duas pessoas no garimpo do Creporizão, próximo ao município de Itaituba, sudoeste do Pará, por volta das 12h45 desta quarta-feira (11), não tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar. 
Avião que caiu em garimpo no Pará estava com licença vencida (Foto: Reprodução)Segundo informações do órgão, a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) da aeronave estava vencida, pois a validade era até o dia 1º de março de 2017. Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, identificado como Paulo André, morreu na hora. O outro passageiro, identificado como Charles, foi levado para Itaituba em estado grave e, em seguida, encaminhado para um hospital de Santarém. Ainda segundo os Bombeiros, a área é de difícil acesso, e fica cerca de 350 quilômetros da sede de Itaituba.
De acordo com o comandante do 7º Grupamento Bombeiro Militar de Itaituba, coronel Tito da Silva Azevedo, o piloto e o passageiro levavam ferramentas na aeronave, que perdeu o controle enquanto decolava. Consta ainda no sistema da Anac que o proprietário do monomotor é Joilma Souza Gomes de Oliveira.
A Anac informou que uma das suas atividades é o registro de todas as aeronaves civis brasileiras. Este controle é feito pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), que, entre outras atribuições, controla marcas de matrícula e nacionalidade, emite certificados de matrícula e de aeronavegabilidade, reconhece direitos reais e de uso, bem como a aquisição de domínio na transferência de propriedade, além do cancelamento de matrículas, registros, inscrições, averbações e fornecimento de certidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.