domingo, 4 de março de 2018

Moradores denunciam contaminação do rio Xingu com dejetos, em Altamira

O esgoto estava escorrendo sem tratamento para o rio Xingu por uma espécie de galeria construída pela empresa Norte Energia.

oradores de um bairro de Altamira, sudoeste do Pará, estão preocupados com um vazamento de dejetos. Desde esta quinta-feira (1º), o material que deveria passar por um sistema de tratamento está caindo diretamente no rio Xingu.
O esgoto estava escorrendo direto sem tratamento para o rio Xingu por uma espécie de galeria construída pela empresa Norte Energia. Uma grande quantidade de dejetos escoava livremente pelo local no bairro Independente II. Quem passava por ali, ficou indignado com o que viu.
“Todo dia eu sinto esse mal cheiro. Me incomoda. Eu não sabia que estava caindo diretamente no rio Xingu”, diz o autônomo Francisco Vital.
O local do vazamento é uma tubulação da rede de esgoto. Ao lado dela fica a estação elevatória do sistema que deveria bombear os dejetos para a estação de tratamento. Raimundo Nonato mora em uma área ribeirinha e, quando vem à cidade, deixa o barco ali próximo. Ele diz que a situação está insuportável e evita ter contato com a água por causa dos sinais de poluição.
Moradores disseram que a situação começou nesta quinta-feira (1º) e o mal cheiro piorou. Outras pessoas dizem que os vazamento de esgoto são frequentes.
A estação de captação de água do município fica a 300 metros do local do vazamento. Nesse local a água é tratada e distribuída à população. “Preocupa muito, porque essa é a água que a gente usa pra tomar banho”, diz Francisco Vital.
No início da tarde, uma empresa contratada pela Norte Energia tentava resolver a situação. Carros limpa-fossa chegaram a ser usados para fazer a retirada dos dejetos direto da tubulação.
A Norte Energia disse que o problema foi resolvido nesta sexta-feira (2) e monitora o sistema para que o caso não se repita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.