sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Belterra dividida entre Macedo e Rocha; PSB com Arielton é a 3ª força, e pode decidir a eleição

Belterra dividida entre Macedo e Rocha; PSB é a 3ª força e pode decidir a eleição
A DESTAK PUBLICIDADE ENTREVISTOU 400 PESSOAS, DISTRIBUÍDAS NA ZONA URBANA E RURAL DE BELTERRA
A primeira pesquisa registrada da Destak na Justiça Eleitoral deste ano, para Prefeitura de Belterra, no oeste do Pará, mostra a preferência da população por 2 candidatos, com vantagem para o atual ocupante do cargo, e revela também o surgimento de uma 3ª força, o PSB, com potencial de decidir a eleição de 4 de outubro.

O prefeito Dr. Macedo (DEM) lidera em todos os cenários, seguido por Júnior Rocha (MDB) e Arielton Silva (PSB.
A participação do médico no pleito deste ano ainda não está certa. É que ele assumiu o cargo antes da eleição de 2016, com a cassação temporária da então prefeita Dilma Serrão (PT). Por isso, Macedo já estaria no segundo mandato. A tese, porém, é controversa.
O levantamento da Destak Publicidade e Pesquisa foi realizado de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. 400 pessoas foram entrevistadas, nas zonas urbana e rural de Belterra. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. O registro dela na Justiça Eleitoral é PA-09654/2020.
Cenário 1 – espontânea Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente o que lhes vem à cabeça, Dr. Macedo lidera com quase 37%, seguido por Jr. Rocha (25,2%) e Arielton Silva (12,6%).
Vereador do PSDB, Ulisses Medeiros (4,5%) está em 4º lugar. O petista Milton Almada surge logo a seguir com 2%.
Ainda aparecem nesse cenário os ex-prefeitos Oti Santos (1,5%) e Geraldo Pastana (0,5), além do vereador Jonas Palheta (0,5). O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a quase 15,7%.

Veja a configuração completa da espontânea:
Belterra dividida entre Macedo e Rocha; PSB é a 3ª força e pode decidir a eleição


Cenário 2 – estimulada Na pesquisa tipo estimulada (quando os nomes dos candidatos são listados para aos entrevistados), em um cenário com 5 postulantes ao cargo de prefeito, Dr. Macedo lidera com 35%.
Em 2º, Júnior Rocha (27%) e Arielton Silva (15,5%) em 3º. Ulisses Medeiros, com 7,1%, está em 4º, seguido por Milton Almada (3,2%). Os indecisos (não sabem/sem resposta) somam 4%, enquanto que os eleitores estão dispostos a votar em branco chega a 5%.

Cenário 3 – estimulada Em um cenário com apenas 3 candidatos (sem Ulisses Medeiros e Milton Almada), a pesquisa estimulada da Destak de janeiro mostra o democrata Dr. Macedo (42%) com 14 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Júnior Rocha (28%).
O socialista Arielton Silva crava a 3ª colocação com 21% nesta simulação. Os indecisos (não sabe/sem resposta) somam 5% e os que disseram que votarão em branco, 6%.
belterra, pesquisa destak 2020
Cenário 4 – estimulada Outro cenário projetado pela Destak foi com apenas 2 candidatos: Júnior Rocha e Arielton Silva. Os dois fazem oposição ao prefeito Dr. Macedo. Rocha venceria a eleição por 40% a 35%.

Cenário 5 – estimulada
Por fim, a Destak também simulou um cenário com apenas os dois melhores posicionados na pesquisa: Dr. Macedo e Júnior Rocha, que representam hoje as maiores forças políticas de Belterra.
Se a eleição fosse hoje, esse cenário teria a configuração abaixo:
pesquisa simulada em Belterra 2020
Rejeição: Macedo lidera 
O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Belterra listados na pesquisa da Destak é o do prefeito Dr. Macedo. Ele lidera com 27%. Logo atrás, num empate técnico triplo, por conta da margem de erro, estão Arielton Silva e Júnior Rocha, ambos com 12%. Milton Almada (10%) aparece em seguida. 
O menos rejeitado é Ulisses Madeiros (4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.